5 de maio de 2013

Um Porco-espinho no jardim / A Porcupine in the garden

Olá, gente amiga!

Eu sei, estou ausente estes dias... Está difícil  encontrar tempo para o blog. Eu sinto tanto, pois é tão bom estar aqui com vocês. Domingão, marido assistindo corrida na TV, enteado no quarto falando com a namorada no computador e eu fugi um pouquinho das obrigações pós-almoço (oh, My...) e sentei para conversar com vocês. Tenho novidades, mas só vou poder mostrar aos poucos, durante a semana.
O que eu trago hoje é sobre natureza, vida silvestre, que adoro, principalmente quando está muito próxima. No jardim aqui de casa, por ser muito grande e com muita vegetação, há várias espécies de animais silvestres que moram ou vem se alimentar e vão embora. Entre os residentes fixos a lista é grande e inclui até tatus! A maioria dos bichinhos tem hábitos noturnos e é difícil flagrá-los em atividade. Ultimamente meu marido tem saído à noite pelo jardim com uma lanterna e as surpresas tem sido muito gratificantes: são gambazinhos, coelhos, tatu, porco-espinho... Tivemos a ideia de instalar câmeras em vários pontos estratégicos do jardim para que possamos ver esses animazinhos em atividade sem que eles se assustem. Ainda não compramos o equipamento, mas assim que a ideia sair do papel será uma festa!
Bem, mas nem tudo são flores, porque nossos cachorros às vezes se deparam com esses bichinhos e alguns já foram vítimas deles. Porém, estamos tendo mais cuidado e assim que anoitece recolhemos todos os cachorros para que não tenham acesso ao jardim até a manhã do dia seguinte. Antes eles ficavam até tarde com acesso à área externa. A casa é muito grande, cada um tem sua caminha e todos ficam felizes dentro de casa. Não gostamos de cachorro longe de nós, presos em coleira, em canil ou o que seja.
Também já aconteceu de nossos pets encontrarem alguns bichinhos nem tão fáceis de capturar... Estou falando do Porco-espinho. É gente, aqui tem Porco-espinho! E já podem imaginar, né? Somem cachorro+Porco-espinho= cachorro espetado! Sorte que nas vezes em que aconteceu, foram poucos espinhos, mas dá um trabalho! Os superficiais a gente consegue tirar em casa, sem problemas, mas há outros que só veterinário dá jeito. E fica aqui a dica: se alguém tiver cachorro em casa e passar por essa experiência, leve ao veterinário para extrair os espinhos, porque dói muito tirá-los sem sedativo.
Então, falando em Porco-espinho, outro dia, em plena tarde, percebi que dois pets latiam sem parar embaixo do abacateiro. Larguei o que estava fazendo e fui ver. Era simplesmente um Porco-espinho que decidiu sair da toca em pleno dia para comer abacate. Sério! É que os abacates que caem ficam no chão e serve de alimento para muitos bichinhos, inclusive o Porco-espinho.
Então, recolhi os pets, peguei a câmera e voltei lá, pois precisava registrar aquele visitante.
As imagens não ficaram muito boas, pois ele logo percebe a presença da gente e se encolhe todo.

Aqui parece uma bolinha atrás da planta
Encolhidinho, morrendo de medo de mim. Porém, é um animalzinho que se defende muito bem e a melhor coisa que se faz é não irritá-lo. Percebem as pontas dos espinhos? Estes têm a ponta preta, meio alaranjada pela luz solar.
Aqui quase dá para ver a carinha dele...

Pena que a foto ficou ruim, mas se pode ver o focinho. Ele é muito bonitinho, gente
Resolvi deixa-lo em paz e saí dali fazendo esta última imagem

O Porco-espinho ou Coendou prehensilis está presente em todo território brasileiro, vive em média 10 anos e seus predadores naturais são os grandes felinos e os cães. Mas o maior predador desse animalzinho é o ser humano. São mortos durante as queimadas de florestas e durante caçadas.
 Segundo os especialistas, as partes superiores do Porco-espinho são cobertas com fortes espinhos farpados de coloração branca ou amarelo pálido na base e na ponta, e preto ou marrom escuro no centro. Estes "espinhos", que na verdade são pelos duros modificados (vibrissas), alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda. A região ventral é mais clara que a dorsal e é coberta por espinhos pequenos e macios. Sua cauda longa e preênsil tem entre 30 a 57 cm, com a parte anterior espinhosa e a posterior nua. Esse animal tem em média 54 cm de comprimento e pesa cerca de 4 kg.
Ele se alimenta de sementes de frutos, cocos, cascas de árvores e provavelmente folhas. Aqui em casa, comem abacate. É um animal solitário, sai à noite ou na hora do crepúsculo em busca de alimento. De dia descansa no alto das copas das árvores ou abriga-se em troncos ocos. Tem movimentos lentos, mas está bem adaptado para a vida nas árvores, usando a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores.
A gestação que dura de 195 a 210 dias, nascem um ou dois filhotes com cerca de 390g. Ele é alimentado diariamente pelos pais por cerca de 70 dias.
 Recentemente foi descoberta uma nova espécie de Porco-espinho no Nordeste do Brasil, vocês viram na TV? É o Porco-espinho Coendou speratus, esse aí da foto:
Segundo a reportagem, a "nova espécie de porco-espinho foi descoberta no estado de Pernambuco, em uma área preservada de Mata Atlântica, e descrita em um estudo publicado na última semana no periódico científico "Zootaxa". O animal foi identificado por uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor de zoologia Antônio Rossano Mendes Pontes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Coberto com espinhos castanho-escuros com a ponta avermelhada, é conhecido pelos moradores da região como "coandu-mirim", segundo a agência de notícias Associated Press. Ele foi batizado de Coendou speratus pelos pesquisadores. O termo "speratus" remete à palavra em latim para "esperança", e foi escolhido devido "à esperança que temos pelo futuro da espécie", disse Pontes em entrevista à agência.
Os pesquisadores calculam que haja quatro porco-espinhos desta espécie por km² na mata da área que abrigava a Usina Trapiche, onde o animal foi descoberto.
O professor de zoologia, no entanto, põe em dúvida a existência de outros porco-espinhos deste tipo fora da região, diz a agência. O animal divide o habitat remanescente com outra espécie de porco-espinho, maior e já conhecida.
O Coendou speratus se alimenta basicamente de sementes, segundo os cientistas. Ele possui um nariz pontudo e uma causa longa e flexível que ajuda na locomoção entre as árvores, mas o animal não consegue saltar entre elas. O porco-espinho é forçado a escalar para subir ou descer de árvores quando os galhos não estão próximos uns dos outros, dizem os pesquisadores.
O animal é ativo à noite e tem como predadores os felinos selvagens, como onças, e cachorros domésticos. Mas a principal ameaça à espécie é a presença de seres humanos, disseram os cientistas à Associated Press.
"As pessoas são responsáveis pelo desmatamento e pelas queimadas nas florestas, e algumas vezes caçam eles mesmos os porco-espinhos", disse Pontes em entrevista à agência. Ele vem pesquisando o pequeno trecho de Mata Atlântica preservado na região Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco e Alagoas, desde 2000.
"Levando em conta a destruição da área, em que 98% da cobertura original de Mata Atlântica no Nordeste já foi perdida, várias espécies podem ter sido extintas antes de serem conhecidas pelos humanos", pondera Pontes."
E querem ver um filhotinho de Porco-espinho? Eu encontrei essas imagens e amei!
 Parece um cachorrinho...


A reportagem que transcrevi e a foto da nova espécie estão aqui: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/04/nova-especie-de-porco-espinho-e-descoberta-por-cientistas-brasileiros.html

As imagens do filhotinho encontrei aqui: http://www.hm9.com.br/blog/v2/2009/08/31/foto-do-dia-filhote-de-porco-espinho/

Amigas, obrigada pelo carinho e tenham um feliz final de domingo.
Beijinhos
Ju







8 comentários:

  1. Ju..adorei o seu pequeno amiguinho...

    Ai, como eu adoraria tê-lo assim, pertinho de mim...

    Mas, vc tem razão...se um cãozinho o morde, pode ficar tudo infeccionado, tadinho...(aconteceu com o cãozinho da minha amiga, precisaram levar o Toby no vet para extrair os espinhos do narizinho).

    Adorei ler sobre ele, conhecer mais um pouquinho desse mamífero.

    Tenha uma ótima noite,

    beijinhos,

    Lígia e =^^=

    ResponderExcluir
  2. Há ...Jú !!!
    Eu quero um porco espinhos pra mim...rsrsrsr ...
    Menina que fofura eles são quando pequenos.
    Adorei saber um pouco mais deste mamífero tão peculiar.
    Uma ótima noite de domingo !

    Beijinhos!

    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  3. Querida Ju, já disse, mas repito, tu vives no paraíso! Esse é exatamente o local onde, se/quando voltar a nascer, eu quero viver.
    Lamento saber que o teu tempo escasseia. Às vezes, sinto o mesmo, mas lá vou conciliando os meus interesses.
    Sonhaste comigo, amor? Que lindo!
    O meu cabelo natural é castanho, mas agora, para disfarçar uns quantos brancos, tenho madeixas loiras. Curtinho é que não, nunca foi. Não me vejo de cabelo curto!
    Já visitei o sul do Brasil. Estive em Florianópolis há uns anos atrás e gostei muito. Vi regiões com fortes marcas portuguesas, principalmente de comunidades açoreanas.
    É verdade, querida, comprei uma base de corte que facilita imenso o trabalho. Acabaram-se as costuras tortas. Gostaria de comprar o tal cortador circular, mas tenho uma dúvida. Será que ele não danificará a base de corte, já que é tão afiado?
    Minha linda, deixo-te um grande beijinho (muito, muito amigo) e desejo-te uma semana feliz!
    Nina

    ResponderExcluir
  4. Que fofinho que ele é amiga! Que jardim incrivel esse seu,tem de tudo..rss.bjos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Que coisinha linda, Ju.
    Sim, ele devia está assustado com os latidos.
    Hoje em dia, virei "babaca" no sentido de que quero abraçar e proteger tudo quanto é animal.
    Só não entra na minha lista, ou no meu coração, sapos, Ju.

    ResponderExcluir
  6. oi amiga querida, até enfim apareceu saudade...
    ah! quando edu chegar da escola vou mostrar para ele , ai mesmo que vai perturbar para conhecer os cachorros...ele já enche o saco para conhecer a dona da fabrica de tilda e de tildo tambem por ele...
    lindo demais adorei beijocas,fique em paz.
    tenha uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  7. Ju, fico rindo sozinha com o comentário que vc fez para os pasteis horríveis da Clarice.
    Clarice é dose. Detraquê, toda.
    A gente fala e ela não consegue entender.
    Pastel uma coisa tão facil e ela faz aquele horror.

    ResponderExcluir
  8. Ju mis niños tuvieron de mascota un puerco espín pero era muy aburrido , dormid de día y jugaba de noche y cuando mis niños lo tomaban se erizaba. ningún brillo

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!