12 de abril de 2013

Inspirações Tilda e uma lenda da mitologia romana: Flora, a fada das flores / Tilda inspiration and a legend of Roman mythology: Flora, the fairy of flowers

Olá, gente amiga!

No fim de semana fiz mais uma doll Tilda para a coleção. Desta vez escolhi a personagem Angel Garden Party, que algumas pessoas chamam de "Tilda Varideer", nome que dá título a uma das revistas da Tone Finnanger. Na verdade, é a mesma personagem de uma revista que foi publicada com diferentes títulos e em diferentes idiomas, como por exemplo: 
Nesta, que também foi publicada em Inglês com o título Tilda's Spring Ideas e em Português, com o título Ideias para Primavera
E nesta edição francesa, que é a que eu tenho. Nesta, a Angel garden party não está na capa e isso pode confundir algumas pessoas que compram pela Internet. 
Inspirada nesse personagem do mundo Tilda, fiz a Flora... Escolhi esse nome por estar relacionado a flores e jardins. Segundo a mitologia romana, "Flora é uma ninfa das Ilhas Afortunadas. Esposa de Zéfiro e deusa das flores. Na Grécia é chamada de Clóris.
Flora é a potência da natureza que faz florir as árvores e preside a “tudo que floresce”.
A lenda diz que Flora foi introduzida em Roma por Tito Tácito, juntamente com outras divindades sabinas. Era honrada por populações itálicas latinas e não latinas. Algumas populações sabinas tinham-lhe consagrado um mês, o correspondente a Abril do calendário romano.
Ovídio relacionava com o nome de Flora um Mito helênico, supondo que, na realidade, ela era uma ninfa grega denominada Clóris. Num dia de Primavera em que Flora errava pelos campos, o deus do vento, Zéfiro, viu-a, apaixonou-se por ela e raptou-a. Desposou-a, em seguida, num casamento público.
Zéfiro concedeu a Flora, como recompensa e por amor, o reinar sobre as flores, não só sobre as dos jardins como, também, sobre as dos campos cultivados. O mel é considerado como um dos presentes que Flora ofertou aos homens, tal como as sementes das inumeráveis variedades de flores.
Ao narrar esta lenda, de que é talvez o inventor, Ovídio refere explicitamente o rapto de Orítia por Bóreas. Este rapto é, sem dúvida, o seu modelo, mas acrescenta-lhe um episódio singular; é Flora quem está na origem do nascimento de Marte. Juno, irritada com o nascimento de Minerva, saída espontaneamente da cabeça de Júpiter, quis conceber um filho sem o auxílio de um elemento masculino.
Dirigiu-se a Flora, que lhe deu uma flor cujo simples contacto era suficiente para fecundar uma mulher. Foi assim que Juno, sem se unir a Júpiter, deu à luz o deus cujo nome é o do primeiro mês de Primavera.
Flora tinha um sacerdote particular em Roma. Celebravam-se em sua honra as Floralia, caracterizadas por jogos em que participavam as cortesãs. Flora é o nome da fada das flores."

Essa doll originalmente é um anjinho, e ainda falta costurar as asinhas na Flora. Agora ela decora meu atelie junto com as outras "meninas" e está bem na minha mesa de trabalho!
Espero que tenham gostado!

Antes de finalizar quero agradecer e dar as boas vindas às novas seguidoras do meu cantinho: Valéria, Paula, Janice e Catarina
Tenham todas um lindo fim de semana
Beijinhos da
Ju

Fonte do texto: FLORA



7 comentários:

  1. Ju, sua Tilda está linda.
    Não gosto de asas nessas bonecas.
    A bolsa e o casaqueto. Tudo lindo.

    ResponderExcluir
  2. Querida ju, sinto grande fascínio pela mitologia e essa Flora é perfeita. Linda mesmo, incluindo esse vestidinho florido. Uma perfeição!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju querida

    A sua tilda Flora ficou a coisinha mais linda, eu amei.

    Ela é linda e sua roupinha é demais.

    Além da boneca, também gostei de aprender tanto sobre essa lenda.

    Fiquei feliz, por voce ter gostado da plaquinha.

    beijo carinhoso e ótimo fim de semana

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  4. Que linda le quedo esa muñeca , cada detalle esta muy perfecto
    Adore
    Que pase un lindó fin de semana
    Catiños

    ResponderExcluir
  5. Que linda amiga que ficou a Flora com essa jaquetinha em cima do vestido e essa bolsa muito chique..linda como todas que vc faz, parabéns! A já enviei seu mimo o numero de rastreamento é esse para vc acompanhar PG210919822BR ,espero que goste foi feito com muito carinho..bjos

    ResponderExcluir
  6. Ju, que linda ficou sua Tilda! Meu Deus, que capricho, amei a roupinha, cada um dos detalhes que você colocou... sou novata em costuras e estes tempos fiz uma mini Tilda, que me deu muito trabalho, justamente por ser pequena rrsrs ainda não me atrevi fazer uma grande, mas fico maluca, porque quero fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, quem sabe uma horinha destas eu faço.
    Amei a sua, viu?
    Beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. AI EU QUERO , EU PRECISO JÁ ESTOU ATÉ FICANDO DEPRIMIDA PRECISO DE UMA AJUDANTE PARA O JARDIM...SOFHIE É MUTO PRINCESA...PREGUIÇOSA NÃO GOSTA DE TRABALHAR AS OUTRAS ENTÃO ,ENFIM PRECISO DE UMA COM REGADORRRRRRRRRRRR
    AI QUE LINDA QUE ELA É!
    MAIS NEM VOU INSISTIR POIS SEI QUE NÃO VENDE...TÁ!
    BEIJOCAS,FIQUE EM PAZ.
    PARABENSSSSSSSSSSSSS, POIS TILDA ! UI! TÓ FORA!
    DÁ UM TRABALHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!