5 de dezembro de 2012

Poinsettia, a estrela do Natal e enfeite para cadeira / Poinsettia, the Christmas star and ornament to chair

As flores são ótimas para deixar nossa casa mais bonita. Quando é possível fazer isso todos os dias, é maravilhoso. Tenho a sorte de ter flores o ano todo aqui no jardim, mas nem todas se prestam para ficar em vasos, pois têm vida muito breve. Nessa época do ano é melhor ainda, porque a Natureza nos presenteia com muitas variedades e morar na Cidade das Flores tem mais essa vantagem: as flores são baratas!
No Natal uma flor em especial não pode faltar em nossas casas: a Poinsettia.
Ontem comprei alguns vasos para decorar a sala e a entrada da casa... Tudo fica mais colorido!
Nos Estados Unidos é a flor símbolo do Natal, sendo conhecida por Christmas Star ou Christmas Flower. Aqui no Brasil a Poinsettia é mais conhecida como bico-de-papagaio.
Uma das lendas que explicam sua relação com o Natal conta que uma menina pobre mexicana - Pepita - nada possuía para presentear o Menino Jesus na noite de Natal. Enquanto caminhava em direção à capela, com seu primo Pedro, seu coração estava mais cheio de tristeza do que de alegria. Para consolá-la, Pedro teria dito: " Eu tenho certeza, Pepita, que mesmo o mais humilde presente, se for dado com amor verdadeiro, será valioso aos olhos de Jesus."
 Não sabendo exatamente o que fazer, Pepita dirigiu-se à beira da estrada e foi colhendo ramos de folhagens comuns e arrumando-as na forma de um ramalhete. Ao olhar aquele amontoado de mato que iria levar como presente, sentiu-se ainda mais triste. Enxugou as lágrimas ao entrar na capela do pequeno vilarejo. Ao se aproximar do altar, lembrou-se das palavras do primo e encheu seu espírito de amor ao colocar os ramos ao pé do presépio.
De repente, as folhagens verdes foram se transformando em flores de coloração vermelho brilhante e todos que ali estavam tiveram a certeza de estar assistindo a um milagre diante de seus olhos. A partir daquele dia, aquelas flores vermelhas ficaram conhecidas como Flores de Noche Buena, e florescem a cada ano durante a época do Natal.
Nunca teremos certeza se a história de Pepita é uma lenda ou se foi de fato um milagre. Mas o que importa é a mensagem que traz consigo sobre o verdadeiro espírito do Natal.
A Poinsettia é originária da América Central e era conhecida pelos Astecas, que a utilizavam também para extrair corantes e poções contra febre. Sua disseminação nos Estados Unidos foi feita pelo norte-americano Robert Poinsett, embaixador no México entre os anos de 1825 e 1829. Ele levou exemplares para os EUA, distribuindo-os entre amigos e também ao Jardim Botânico. O nome da planta é uma homenagem ao seu nome.
Uma bela história, de uma flor mais bela ainda! Encham suas casas com Poinsettias, gente!
Aqui em Holambra há estufas só para o cultivo dessa belezinha. Vejam que espetáculo... Observem que as vermelhas predominam, claro.
VIA
É possível adquirir esta bela flor em diferentes tamanhos, até mesmo em vasinhos pequeninos como as violetas. Mas a Poinsettia não é só vermelha... Há também as brancas!
Não importa a cor, elas dão um show de beleza e aliás, as brancas são ótimas para decorar a casa no Réveillon.  Que tal a ideia?
E para finalizar, uma ideia para deixar as cadeiras em clima de Natal:
Bengalinha que fiz com feltro vermelho e laço de fita com bordadinhos de Gingers e bengalinhas
Na cadeira fica assim...
Mas também fica bonito em outros lugares da casa
Que tal a ideia?
Por hoje é isso...
Me despeço deixando para vocês um buquezinho cheiroso de Jasmim-manga...
Desejo a todos uma feliz noite e uma ótima quinta-feira!
Beijos
Ju

Créditos do texto: http://jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A30poinsettia.htm


9 comentários:

  1. Jú!!!
    que postagem linda, amiga!!!
    A poinsettia é uma maravilhosa flor de Natal!!!
    mas agora ela terá um significado maior pra mim...amei saber mais sobre ela...achei mágico!!!
    E quanto as Tildas... é verdade amiga...você faz uma e não consegue mais parar.
    Coragem...faça uma...você vai adorar !!!

    Beijinhos!

    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Jú,vim até aqui para agradecer-te pela doce visita que você me fez e fiquei encantadíssima co tua postagem.Adorei conhecer a história desta linda flor,bico-de-papagaio.Eu adoro esta espécie,pena que só a encontramos tão belas nesta época do ano.Infelizmente,estou um pouquinho desanimada este ano para montar minha árvore de Natal e também espalhei vários vasinhos e bico-de-papagaio pela casa.Além de dar uma quebrada no gelo pela falta da árvore,com certeza ela ,assim como todas as flores,alegram nossa casa,não é?Jú,fiquei muito feliz ao saber que somos quase vizinhas,eu moro em Campinas e pelo que entendi você em Holambra.Êta lugar lindo e inspirador!Não perco uma Expoflora.Tua decoração está linda e a bengalinha ficou um charme,parabéns!Havia muito tempo que eu não via esta florzinha tão cheirosa - Jasmim-manga - lembrei-me da minha infância,que tinha uma árvore desta delícia em frente a minha casa.Nossa,tô falante demais,né?É que realmente amei passar por aqui hoje.Tenha um restinho de semana maravilhoso e até mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ju, por aqui , a Flor de Natal está presente em todas as casas. Já comprei a minha. O engraçado é que elas sobrevivem de um ano para o outro, embora percam a folhagem vermelha. Para conseguir que voltem a florir, devemos colocar os vasinhos no escuro. Pode ser num saco preto, tendo o cuidado de o retirar esporadicamente para facilitar a respiração e transpiração da plantinha.
    Funciona, sim, que já experimentei.
    Adorei a bengalinha natalícia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!!!!


    Que maravilha a postagem! E é incrível como essa florzinha tem realmente a cara do Natal.

    Agradeço a lembrança.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  5. Ju, querida,

    Então você mora em Holambraa!!!

    Ai que privilégio...essa cidade é um encanto fui visitar a Expoflora em setembro...amo!!!

    Adorei sua postagem . Eu não conhecia a história dessa linda e decorativa plantinha.

    Ju, aqui é raro a gente encontrar a branquinha!!

    Que charme ficou a sua porta!!!

    Essa flor dá vida mesmo!!!

    E as bengalinhas?? Ownnnnnn...

    Obrigada pela delicada florzinha...sou louca por flores. Toda quinta, renovo as minhas...

    Tenha um lindo dia,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ♥=^.^=♥

    ResponderExcluir
  6. Oie...obrigado pela visita carinhosa lá no blog, ficou legal akele guardanapo ne...ah aproveita e participa la do meu sorteio que vai ser dia 14/12.
    Bjos
    artesanatosdapaula.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. E casa mais cheia de flores...eu acho linda essa flor minha mãe tem lá na casa dela, acho ela tão linda..e sua casa ficou linda com elas na entrada. E que bengalinha lindinha, uma ótima idéia tbém pra colcoar na porta de entrada enfeitando. bjokas
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei as suas idéias Ju, principalmente as latinhas feitas de vaso, muito legal mesmo. A minha mãe também decora com essas flores, fica bem bonito :)
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Adoro esta planta, na verdade são folhas!
    Tem a cara do Natal! E o enfeite de cadeira ficou um mimo.
    Vc sempre muito criativa tbm!
    Beijos grandes e ótima semana

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!