30 de janeiro de 2012

O que fazer quando a tinta não dá uma boa cobertura?


Olá!
A dica dessa semana é sobre as tintas acrílicas base água para artesanato. Você já deve ter passado pela experiência de comprar uma cor que ainda não havia experimentado e, ao aplicá-la, percebe que a cobertura não é a que você esperava.
Se a tinta for de boa qualidade, isso acontece porque ela é do tipo “transparente”. Saber a diferença entre tinta opaca e tinta transparente é ter uma informação preciosa, pois ela indica previamente se precisaremos usar menos ou mais demãos para obter a cobertura que desejamos nos nossos trabalhos. Isso significa poder decidir entre gastar mais ou menos dinheiro para produzir uma peça, sem perda de qualidade.
As tintas transparentes contêm menos pigmentos, permitem a passagem da luz e são muito fáceis de serem misturadas entre si. Por terem menos pigmentos e permitirem a passagem da luz, elas exigem mais demãos para se obter a cobertura ideal.
As tintas opacas, ao contrário, contêm mais pigmentos e não permitem a passagem da luz. Por esses motivos, com menos demãos nós conseguimos o efeito desejado. Para você ter idéia, algumas tintas são tão boas que cobrem perfeitamente com apenas uma demão!
Agora vem a pergunta: como saber se uma determinada tinta é opaca ou transparente? O ideal seria que os fabricantes indicassem nos rótulos essa característica, mas não é assim. Na verdade, no mercado nacional apenas um fabricante de tintas para artesanato pratica essa atitude. As tintas provenientes dos Estados Unidos, por exemplo, e que também são encontradas em poucas lojas do ramo, trazem essa informação.
Assim, se não utilizamos tintas que contém essa informação, é a prática que vai mostrando e aí, vamos gastando mais do que precisaríamos!
Mas, sempre tem uma saída.  Caso você tenha uma tinta que ainda não tenha utilizado, faça um teste prévio em uma placa de madeira ou MDF. Na primeira demão já vai perceber a capacidade de cobertura; se concluir que ela é transparente utilize uma base acrílica também colorida, e não branca, pois vai piorar o problema. A base branca só é boa para receber as cores claras.
Felizmente, no mercado nacional há bases acrílicas coloridas e as indicações são as seguintes:
Base verde: fundo para receber todos os tons azuis e verdes
Base vermelha: fundo para receber todos os tons marrons e vermelhos
Base preta: fundo para receber todas as cores metálicas
Se você não tem base colorida, outra dica é aplicar as demãos de base branca misturada com um pouco da tinta que vai ser utilizada depois.
Até a próxima!
Bj



Crédito da imagem: exame.abril.com.br (Google imagens)

11 comentários:

  1. Oi, Zilda!
    Obrigada pela visita. Seja bem-vinda. Espero que tenha gostado do meu cantinho!
    Bj
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga...voltei..rsss.tava sumida na correia de volta as aulas comprando mateial escolar..rsss.adorei essa dica, ja aconteceu comigo várias vezes isso de eu comprar uma tinta e não ter aquela cobertura que eu estava esperando, mas eles deviam colcocar no rotulo né..ficaria mais fácil...o que eu faço para economizar tinta passo o mineral antes de passar qualquer tinta..ele é tipo uma base para receber qualquer cor de tinta e vc economiza tinta..bjos querida e um ótimo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga!
      Que bom saber de você. Eu imagino o corre-corre. Sou professora e sei bem como as mães ficam nessa época do ano!
      Ótima a sua dica. Vou experimentar, também. Esse mineral que você fala, é uma tinta cor mineral?
      Bj
      Ju

      Excluir
    2. Já faz algum tempo que procuro esse "Mineral", ondo poderia encontrar? Estou em São Paulo...
      Obrigada,
      Célia

      Excluir
  3. Ele é um fundo para receber outras tintas..o nome dele é mineral é so vc ir nessas lojas de artesanato que vc acha...ela vai dar o fundo pra vc...para que vc não precise ficar passando varias x a tinta..bjos querida e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. q delicia sua visitinha brigadim amei as dicas de tintas, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bete!
      Dinadim.. :)
      Fico feliz por ter ajudado. A dica da Juliana também é boa. Eu não conhecia.
      Bj

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi, Val
      Fico feliz por ter ajudado. Você viu a dica da Juliana? Tbm é muito boa.
      Bj

      Excluir
  6. Olá...adorei a dica de misturar as cores que vou usar na peça com o branco para dar o fundo...vou entrar em alguns desses sites indicados!
    Bjs, boas energias e um ótimo fim de semana!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Obrigada pela visita!Fico feliz por ter ajudado com a dica. A cada dia a gente vai aprendendo alguma coisa e tudo que eu aprendo, gosto de compartilhar!
      Um final de semana cheio de luz, bons fluidos e energias positivas para você tbm!
      Bjs

      Excluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!