14 de fevereiro de 2014

Organizando a vida com Thais Godinho

Começo hoje a publicar alguns posts sobre organização da vida doméstica.
Não, não pretendo ensinar nada sobre o assunto, pois sou mera aprendiz e há sites e blogs especializados que fazem isso muito bem.
Apenas quero compartilhar minhas experiências nessa área e, se porventura, meus erros, acertos e descobertas forem úteis, é algo que me deixará feliz.
Neste primeiro post quero compartilhar uma descoberta valiosa para mim e uma constatação.
A descoberta é a Thais Godinho e a constatação refere-se aos conceitos casa versus lar.  

Conheci virtualmente a Thais no final do ano passado, quando encontrei o seu blog Vida Organizada e a partir dali começou a acontecer uma verdadeira revolução na minha maneira de lidar com três conceitos que fazem parte do universo de atribuições da grande maioria das mulheres: organizar, arrumar e limpar. 
Antes de seguir adiante, quero frisar que os ensinamentos da Thais não se limitam à busca de soluções para os desafios do universo doméstico, ao contrário, ela também nos presenteia com técnicas e atitudes que tornam a vida profissional muito mais fácil, gratificante e produtiva.  E esses ensinamentos para o campo profissional contemplam tecnologias que eu particularmente não utilizo, mas mesmo assim leio as postagens a respeito para ficar sintonizada com o que existe por aí de útil nessa área.
Na verdade, o blog da Thais tem assuntos para não acabar mais em várias áreas: organização, casa, família, trabalho, bem-estar, lazer.
Eu me tornei leitora assídua, não apenas por que todos os temas me interessam, mas também porque o blog é consistente, tem muita qualidade e tudo o que ela propõe é vivenciado, experimentado, praticado. E o mais importante: tudo o que é proposto é viável, eficaz e eficiente e exige de nós apenas força de vontade e determinação.
Sem falar que ela escreve muito bem e a leitura flui, nem se sente o tempo passar.
Força de vontade e determinação estavam me faltando ultimamente, confesso, para lidar com o imenso desafio que o universo doméstico representa para as mulheres que tomam a decisão de se tornar gestoras das suas casas, ou melhor dizendo, dos seus lares. Sim, porque cuidar de um lar não é a mesma coisa que cuidar de uma casa. Aprendi isso recentemente, confesso. Uma boa parte desse aprendizado devo ao contato que tenho com muitas de vocês aqui, neste cantinho virtual, e agradeço!
Então comecei a definir "casa" como sendo simplesmente um invólucro dentro do qual vivem pessoas, e "lar" como sendo um ambiente onde há amor, acolhimento, cuidado, valorização do outro, cheiro de bolo assando, flores, sorrisos e lágrimas, entre outras características.  
Olhando para o lado prático da vida doméstica, o ambiente de um lar reflete isso na decoração, na organização, na arrumação e na limpeza.
Outro dia, pensando à respeito, me dei conta de que não é à toa que muitas instituições destinadas amparar velhinhos, crianças e animais abandonados se autodenominem "lar".
Uma casa em que tudo está perfeito, mas ninguém pode tirar nada do lugar e muitas vezes nem fazer uso de certos espaços, móveis e objetos, não é um lar. 
Uma casa em que tudo está perfeito, mas seus moradores não interagem, mal se vêem, cada um tem seu espaço e seus horários, não é um lar.
Uma casa em que tudo está perfeito, mas não se consegue sentir sua "alma", não é um lar.
Uma casa em que nem tudo está perfeito, mas seus moradores se empenham para deixá-la o melhor possível, imprimir sua marca, interagir ao máximo, compartilhar, dividir, somar, enfim, uma casa assim é um lar.
Para não longar muito este texto, paro por aqui e no próximo começo a entrar em mais detalhes sobre meu aprendizado com a Thais. Enquanto isso, se vocês estiverem precisando de um "up" para encarar o desafio da vida doméstica e profissional, visitem o blog. Tenho certeza de que encontrarão alguma solução sob medida!
Meninas, eu tenho muita curiosidade em saber o que vocês pensam sobre o assunto e se puderem e quiserem, deixem suas opiniões nos comentários!
Beijo
Fiquem com Deus.
Ju

4 comentários:

  1. Oi Ju, adorei o post. Vou te seguir também por aqui. Eu tenho conseguido manter minha pia limpa e estou super orgulhosa.
    Ontem destralhei um monte de papeis que estavam acumulando naqueles 15 minutos de declutter. Estou amando o blog da Thais.
    E com certeza vou amar seus posts sobre esse assunto por aqui. Você também escreve muito bem.
    Bjokas e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Ju, querida, eiú leitora assídua me confesso. A organização , ou pelo menos a sua busca, está dentro de mim. Mas da Thais tenho recebido grandes linhas de orientação.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, adorei as dicas , vou conferir todas. Sigo também o blog da Paula e agora vou conhecer a Thais.
    Aqui com obras, vou aproveitar para organizar cada cantinho que for concluído e essas dicas vão me ajudar.
    Beijos!! Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ju, ficou uma bela postagem! Também concordo contigo na definição de lar, lar tem que ter aconchego, carinho e muito amor. Estou lendo um livro e ontem me deparei com uma frase bem interessante: " Lar é onde o coração se forma." E realmente acho que é isso.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!