3 de abril de 2013

Ju na cozinha! / Ju in the kitchen!


Olá, gente querida
Amigas, quero fazer um esclarecimento. Ultimamente tenho postado receitinhas e vocês devem estar achando estranho. Sei, eu sei que este blog não é de culinária. Na verdade, este cantinho foi criado basicamente para compartilhar trabalhos feitos com découpage... Com o passar do tempo, conhecendo outras pessoas, aprendendo aqui e ali, o que acontece é que este universo foi sendo ampliado - felizmente - E por que? Simplesmente porque se estabelecem sintonias, novos interesses, necessidade de compartilhar, dividir, multiplicar as experiências e vivências do dia-a-dia com outras pessoas, com pessoas queridas que por aqui passam e ficam. Então, este cantinho se tornou algo muito especial para mim e passei a ficar muito à vontade para ampliar esse contato. Este é um dos encantos da blogosfera...

Bem, há mais um motivo. Eu definitivamente decidi que 2013 seria o ano de reviravoltas na organização. Como assim? Gente, eu não tenho empregada, a casa é enorme, há muita coisa para fazer e para cuidar, além do trabalho e das artes (cada vez me sobra menos tempo). Então, eu comecei a ficar muito frustrada, estressada e à beira de uma estafa. Tudo isso por um motivo simples e complexo ao mesmo tempo: sempre tive dificuldades em me organizar. Sou do tipo que faço várias coisas ao mesmo tempo e isso embora possa parecer bom, não é. Comecei a procurar sites e blogs especializados em dicas para organização. Encontrei alguns muito bons, a Nina me indicou outro e assim fui começando a anotar essas dicas e revolucionar minha rotina. Estou no começo, não é fácil, mas já senti diferenças e, principalmente, descobri que sobrará mais tempo para minhas artes, para a leitura, enfim, para as coisas que mais gosto.

E a cozinha não ficou de fora. Pretendo organizar cardápios semanais, porque um dos motivos do meu estresse nesse setor é que pelo fato de não gostar de cozinhar quase nunca tinha nada planejado e aí vira drama! Então decidi me render ao fato: se preciso cozinhar todo dia, que seja feito direito, com prazer e com organização.
Então, saí em busca de blogs e site sobre o assunto. Encontrei muitos e escolhi até agora quatro: o da Josy que tem muitas comidinhas caseiras e gostosas; o da Léia com muitas coisas diferentes; o da Patrícia que traz receitas mais sofisticadas e é fantástico e um só de bolos.  Então, vou escolhendo, testando, experimentando, para depois montar os cardápios. E por que não compartilhar com vocês as coisas que dão certo e ficam gostosas?
Criei um novo marcador só para isso: Ju na cozinha!

Bem, já falei demais...
Hoje à noite vou postar o que fiz ontem para o almoço e ficou muito, mas muito bom.
Querem saber o que é?
Aguardem
Beijinhos
Ju

6 comentários:

  1. Ay amiga desde que volví de vacaciones es que estoy organizando mi casa y es un trabajo de nunca acabar .......pero ahí que empezar y fijarse horarios yo ahora estoy súper disciplinada ( bueno trato) je je nada fácil .......
    Cariños

    ResponderExcluir
  2. é assim amiga queremos fazer e quando vemos já foi,enfim vamos nos organizando e estabelecendo metas,como diz a minha terapeuta primeiro as primeiras coisas,e funciona...sou casada a 26 anos e hoje vejo como é dificil conseguirmos olhar para nós...tentamos sempre fazer o melhor e quem faz o melhor para nós ?!
    por isso hoje vivo,no momento quero fazer somente o que me dá realmente prazer.te dou uma dica que fazia muito com minhas clientes , faça uma anotação e sempre respeitando a ordem da lista...quando ve já esta condicionada e tira tudo de letra.agora quanto a comidinha, tentando sempre ,quando vê esta cozinhando para uma tropa ! rsrrsrsrsr
    agora vamos falar desse caminho de mesa, olha essa semana nathalia me preguntou sobre o que trouxe de porto de galinhas, lindo assim de renda bijú...respondi que estava guardado...mais agora é saber se tem parede nesta casinha para coloca lo.amei muito boa ideia.
    saudade fique em paz.
    espero sua visitinha.
    beijocas,fique em paz.

    ResponderExcluir
  3. To adorando ver vc toda animada não só nos seus artesanatos como na cozinha isso mesmo tem que compartilhar tudo com a gente sim..rss..bjos

    ResponderExcluir
  4. Ju, não acho que se precise de 2 blogs porque os motivos são diferentes. Pode tudo ficar num só. É como penso.
    Até porque o blog é nosso e a gente põe o que quer.
    Para mim já é dificil ter tempo para um.
    Vou vai ter 2 blogs? Entendi certo?
    Sempre tenho o que escrever, porque amo escrever, mas também gosto de lermuitas outras coisas.
    Na barra lateral lá do blog tenho blogs de fotos, de literatura, de cinema, etc. E eles preciso ler, todos os "santos dias". Isso me alimenta.

    ResponderExcluir
  5. Ju, querida, organizar, costurar e cozinhar, vai do começar ... fui eu que inventei! Gostou?
    Eu acho que as pessoas não nascem maravilhosamente organizadas. Acho que aprendem, se estão interessadas, em organizar-se.
    No meu caso, policio-me constantemente, porque, no fundo sou uma louca desarrumada, só que, não sendo masoquista, poupo-me ao sofrimento ( e trabalho multiplicado) que causa a desorganização.
    Daí as listas, daí o desarruma, arruma, em sequência direta.
    Na cozinha, onde me movimento com à vontade, dispenso listas.
    Sei sempre o que está no frigorífico em lista de espera, e, detestando desperdícios, a coisa rola naturalmente.
    Aplaudo vivamente o nascimento de um filhotinho blog culinário.
    Aliás, tenho registado as tuas excelentes dicas.
    Grande beijo, muita organização e petiscos deliciosos!

    ResponderExcluir
  6. Ju, se não encontrar bacalhau congelado, compre salgado, corte em postas e coloque de molho, mudando a água de 2 em 2 horas, guardando no frio.
    Quando tiver perdido todo o sal, divida em porções e congele. Os grandes chefes defendem que o tempo de cozedura do bacalhau deverá ser muito reduzido de modo a evitar que perca a consistência gelatinosa.
    Bom domingo, bom bacalhau e muitos beijinhos

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!