14 de fevereiro de 2013

Direitos autorais / Copyright

Olá!
Gente, o assunto hoje é um pouco bicudo, mas muito importante. 
Quando eu comecei a me interessar por trabalhos manuais vi muita coisa nas minhas andanças pela Internet. Naquele afã de aprender e conhecer o assunto, visitei muitos blogs e sites, mas muitos mesmo. E, claro, enchi meu computador com ideias, riscos, moldes, vídeos e links de todo tipo que pudessem dar suporte ao meu aprendizado. Como já disse aqui várias vezes, não faço cursos de nada, é tudo na base do "by myself".  Aprendo olhando, como se diz, e também há muito de intuição e lógica. Claro que assim é mais difícil! Porém, foi a maneira que encontrei de fazer o que queria dentro do meu contexto de vida.

De qualquer modo, a medida que eu ia fazendo uso desses conhecimentos espalhados na Internet me perguntava: e os direitos autorais? E porque essa pergunta? A resposta é obvia: toda criação tem dono, mesmo que não esteja registrada.

Eu sou professora de formação, exerci a profissão durante vários anos nos níveis fundamental, médio e universitário, publiquei artigos, escrevi monografia e por fim tese de mestrado e sei muito bem o que significa a propriedade intelectual e principalmente a importância de sua proteção.

Mesmo sem conhecer detalhes específicos dos direitos autorais sobre artes manuais (algo novo em minha vida), comecei a dar prioridade ao que já é de domínio público e ao que estava autorizado expressamente pela autora. Quando utilizo uma ideia, um molde, um risco, uma imagem, etc., me preocupo em atribuir os devidos créditos. Aqui no blog já aconteceu de eu esquecer quando se trata de imagens que encontro no Google, mas frequentemente faço revisão nas postagens para checar.

O grande problema é que em tempos digitais e virtuais o que tem ocorrido é que as autorias vão se perdendo nesse universo que até podemos chamar de "terra de ninguém". Muita gente acredita que se está na rede não tem dono!!
Não é bem assim.

Esse assunto me preocupou ainda mais quando decidi confeccionar as bonecas criadas pela Tone Finnanger. Gente, eu fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que produzem e vendem as bonequinhas e outros personagens do universo Tilda. Mas o que mais me chamou a atenção são os moldes e livros inteiros escaneados e publicados, sem a menor cerimônia! E isso também ocorre com outros autores!

Depois que postei aqui as primeiras bonequinhas Tilda que fiz, recebi encomendas. Pessoas das minhas relações pessoais também se interessaram em comprar. Fiquei feliz e lisonjeada, mas decidi que se alguém quiser uma bonequinha eu farei com o maior prazer, mas não cobrarei nada por isso. Parece loucura? Mas não é. E isso vale para muitas outras coisas do gênero. 

Entretanto, como isso demanda tempo e envolve custos adotei o seguinte critério para o caso das Tildas: priorizo pessoas muito próximas, familiares e amigas, incluindo as que passam por aqui e estabelecem uma relação de amizade, mesmo que virtual. Além disso, me limito a fazer uma Tilda para presente uma vez por mês. Também não utilizo materiais originais - raros e caríssimos no Brasil, diga-se de passagem. Essa restrição obriga-me a fazer as roupinhas com tecidos e adereços alternativos, mas as características essenciais permanecem, de acordo com os moldes que acompanham os livros.
Esse foi o jeito que encontrei para compartilhar esse objeto de desejo que conquistou o mundo.

Aliás, quem me acompanha aqui no blog já sabe que não comercializo minhas criações. Foi uma opção que fiz, porque não tenho tempo e compromisso com cliente é coisa séria. Além disso, tenho dificuldade em produzir peças repetidas. Até faço, às vezes, quando quero presentear várias pessoas com corações, por exemplo, ou pano de copa. Mas são exceções e mesmo assim me esforço para fazer um diferente do outro, nem que seja um pequeno detalhe.
Vai que eu receba uma encomenda de não sei quantas caixinhas iguais??? Eu iria morrer de aflição!!! Mas sou humilde a ponto de admitir que se fosse necessário arregaçaria as mangas e faria!!

Quem estiver lendo esse post pode estar se perguntando: Porque essa preocupação maior no caso das Tildas?

É simples: primeiro porque virou febre mundial e segundo, se vocês se derem ao trabalho de visitar o site oficial da marca (Tone), logo perceberão que se trata de marca registrada. Eu disse no início que direito autoral  independe de registro, mas quando há esse registro é muito mais complicado. 
No site oficial há o seguinte texto:
Photo

Please respect the copyright law in regard to Tilda.
The copyright law is there to protect designers and
other artists, and their livelihood.

Tilda is made for private use.
According to copyright law you can't sell Tilda models on
the commercial market, or put Tilda patterns or templates
on the internet for anyone to use.

Thank you.
Traduzindo pelo Google:
Por favor, respeitem a lei de direitos autorais em relação a Tilda. 
A lei de direitos autorais está lá para proteger os designers e 
outros artistas, e seus meios de subsistência. Tilda é feita para uso privado. acordo com a lei de direitos autorais que você não pode vender modelos Tilda no mercado comercial, ou Tilda colocar padrões ou modelos na internet para qualquer um usar. Obrigada.

E não é o único caso. Temos que estar atentas para duas coisinhas antes de pensarmos em reproduzir algo criado por outra pessoa: a letra R circulada que aparece nos produtos registrados e também, no caso de criações estrangeiras, a palavra Copyright
A melhor forma de se entender essas questões é a prática da empatia, isto é, temos que nos fazer a seguinte pergunta: eu gostaria que algo criado por mim, resultante de horas de trabalho, investimento, gasto de energia intelectual, fosse simplesmente copiado e comercializado indiscriminadamente sem a minha autorização?

Continuei pesquisando sobre o assunto e encontrei pessoas que têm a mesma preocupação. Cito aqui a  Sica Maria e a Marcinha
A Sica postou sobre isso recentemente e a Marcinha compartilhou um texto muito bom sobre artesanato contemporâneo e proteção de direitos, que pode ser lido se acessarem o segundo link acima. Insisto: vale a pena dedicar um tempinho a essa leitura, por que ela elucida muitas coisas.

Quando fazemos artes manuais por hobby e para uso privado até pode parecer que essas questões tenham um peso menor, mas elas não desaparecem até porque, de uma forma ou outra quase sempre nos inspiramos em alguém.  É claro que devido à enorme quantidade de informação que vamos acumulando ao longo do tempo nessa atividade, muitas vezes nossos insights resultam inconscientemente de influências daqui e dali e das quais já não sabemos mais de onde vieram. Mas isto é exceção.
Se sabemos de onde vem nossas inspirações e se publicamos as nossas criações e "criações" nos blogs, facebook, orkut, etc., o mínimo a ser feito é atribuir os devidos créditos.

E se decidimos fazer das artes manuais nosso meio de vida, precisamos realmente estar muitíssimo mais atentas e sermos respeitosas com os talentos alheios. 

Seria ótimo conhecer a opinião de vocês sobre esse assunto. Sei que há muitas opiniões divergentes, mas também convergentes. O importante é falar sobre isso e assumir uma postura consciente. Posso apenas falar por mim e a única coisa da qual tenho certeza é: quero poder deitar a cabeça no travesseiro com a consciência tranquila!

Desejo a todas que passam por aqui uma ótima tarde!
Beijos
Ju

12 comentários:

  1. Ju,foi bom você ter abordado este assunto por aqui,especificamente sobre as Tildas.Sinceramente,eu não sabia sobre a proibição de publicação dos moldes,pois como você disse,os encontramos tão facilmente na internet,que nem imaginei uma coisa dessa.Pior que,sem saber de tal informação,acabei divulgando há mais ou menos uma ano,alguns moldes de Patinho,abelhinha e banhista,todos retirados da net.Você pode me tirar uma dúvida?
    TODOS os trabalhos denominados TILDA são exclusividade TONE? Desculpe-me a ignorância,eu só quero entender melhor para não cometer esta injustiça caso os moldes que eu tenha postado sejam dela.Fico no aguardo.
    Desde já agradeço!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Janice querida!
      Você não é a única que não sabia! Muita, mas muita gente não sabe. Tudo o que eu sabia sobre o assunto estava relacionado com a minha antiga área de trabalho, mas vi que no caso das artes manuais é igual.
      O que eu sei é que a Tone reuniu tudo que ela cria numa marca única chamada Tilda e isso foi feito em 1999. Então, a resposta para sua pergunta é sim, são exclusividade da Tone em termos de autoria e comercialização autorizada. Além disso, é fácil reconhecer se é Tilda ou não devido às características específicas de cada personagem.
      Quando compramos os livros e revistas dela, adquirimos o direito de utilizar os moldes e reproduzir as peças, porém, sem fins comerciais. Isso está bem claro no site e foi o que chamou minha atenção. É claro que se tornou impossível o controle sobre o que se faz com os moldes e tudo o mais. Ela certamente só deve lamentar o uso indiscriminado. Eu não tenho nem ideia de como é que funciona isso na Europa, pois já vi sites europeus que vendem bonecas prontas. Não sei dizer se foram feitas por ela ou não.
      De qualquer forma, não se martirize, amiga. Todas nós, vez ou outra já passamos por coisas assim e quase sempre por não termos a informação correta. Se você gosta de compartilhar moldes e não sabe de quem são, é melhor evitar, na minha opinião. Se você sabe de quem são, procure ver se há algum restrição antes de compartilhar. Sempre tem um site oficial que diz alguma coisa a respeito.
      E não precisa pedir desculpas, o que é isso? Estamos aqui para nos auxiliarmos umas às outras no que é possível. Eu quis postar sobre isso porque estava agoniada já com tanta coisa que vejo e queria ver se as pessoas pensam da mesma forma, ouvir as opiniões. Sabe aquela coisa de não desejar para os outros o que eu não desejo para mim? Pois é, é por aí!
      Obrigadíssima pelo seu comentário e sua visita. Já estava com saudade!
      Me desculpe se de alguma forma fui indelicada no post. Não foi e nem é a minha intenção!
      Beijos
      Ju

      Excluir
  2. Amiga, não pode haver duas interpretações relativamente aos direitos autorais!
    Há que respeita-los intransigentemente!
    Quanto ao meu programa do dia dos namorados, muito tranquilo, com beijinhos e um jantar simples junto ao mar. Nada de rosas, nada de brigas, nada de fúrias. Um tédio!,
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina
      Pois é, eu também penso assim.
      Quanto ao dia dos namorados, oh Nina, os homens não são nada criativos, não é mesmo? Mande este tédio embora, amiga!
      Beijo
      Ju

      Excluir
  3. Oi amiga..não sabia desses direitos autorais das tildas não, foi bom vc abordar esse tema, pois muita gente como eu não sabe. E fiquei com ciumes agora das minhas amigas que ganharam uma tilda..tbém quero uma..rss..brincadeirinha..bjos amiga e um lindo fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju querida!
      Então, e não é só o caso da marca Tilda.
      Amiga, até agora só fiz uma Tilda para presentear, mas 3 outras estão nascendo e uma delas irá para São José dos Campos! Você conhece alguém por lá??? Rsrs.
      Beijão e um final de semana muito feliz na sua casa.
      Ju

      Excluir
    2. Olha amiga nem tinha visto que vc me respondeu aqui..rss... Eu conheço sim euzinha.rsss.. ebaaaa vou ganhar uma fiquei muito feliz, pois acho suas tildas tão lindas e delicadas..obrigada amiga pelo carinho bjos

      Excluir
  4. amiga arrasouuuuuuuuuuuuu
    ai vale a conciencia de cada um que parece não mais existir.?!
    etica e carater parece estar em extinção...haja visto o papa que renunciou por não aguentar tanta coisa errada nas pessoas,
    tudo por fazer a favor de seuS beneficio...É ESSE É O MUNDO.
    por isso eu constumo dizer aqui em casa...EU VIVO NO MUNDO , NÃO PARA O MUNDO.enfim amiga sua afilhada ainda não chegou , mais vai chegar te aviso assim que adentrar a sua nova casinha.
    beijocas,fique em paz.
    VALEU,PARABENS PELA CORAGEM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!
      Muito feliz com sua visita.
      Pois é, menina. O importante é compartilhar as informações e depois cada um sabe de si, não é mesmo?
      Ela já está quase aí e estou muito ansiosa para saber se você irá gostar!!!
      Beijo
      Ju

      Excluir
  5. Querida Ju, passando para deixar um beijo e desejar uma feliz semana.

    ResponderExcluir
  6. Ju, querida...lei é lei...deve ser seguida evitando-se assim transtornos, pois a ultima coisa que qualquer uma de nós queremos, são transtornos. Acho que dificilmente alguém nunca tenha ouvido falar dos direitos autorais...(lembra do tempo dos benditos cds piratas??)...bem...eu também tenho salvo no meu pc, vários moldes, porém nada constam de autores...

    De Tildas eu não tenho nadica... Possuo uma abelhinha Tilda, que ganhei de uma amiga em um concurso do blog dela e só. Vi também em tantos blogs esses personagens Tildas, que fiquei curiosa em ver o livro. Confesso que acho o universo Tilda engraçadinho, apesar de deformados, consegui acostumar meu olhar ...pois, arte é arte...

    Estou fazendo uma gatinha (que acho que não é Tilda...rsrsrs...) no sorteio de um outro blog...a dona do blog disponibilizou o molde, mas...nada consta de autora...bem...se aparecer a dona, eu tirarei a postagem ou atribuirei a autoria, pedirei desculpas e gentilmente elogiarei o talento dela em saber fazer lindos moldes...rsrsrsr...mas...acho que esses moldes é aquilo que você citou: dificilmente encontraremos a autoria, perdeu-se no horizonte de milhares de blogs... pois são tantos, tantos!!!

    Dizem que nesse mundo nada se cria, tudo se copia...porém...se tem autoria, justamente deve ser citada, e se for o caso, adquira licença para copiar...
    Pessoas que comercializam qualquer tipo de coisas, devem estar atentas, pois há regras, há leis que protegem o artesão e o consumidor.

    Agora, uma pessoa faz postagem em internet de uma invenção e não quer ser copiado...hummmm...difícil...há "genéricos" para tudo!!!!

    Ahhhh...lembrei de uma coisinha...eu tinha na lateral do meu blog, um gif muito engraçadinho, que eu havia copiado de um blog...menina, nesses passeios pelos blogs da vida, encontrei o mesmo gif, mas com autora, e a dona do blog falava que se você levasse qualquer coisa do blog dela , avisasse...ah...achei melhor tirar. E tirei.

    Quando abri o meu blog, me apaixonei pela imagem do cabeçalho...copiei e colei e NÃO TIREI a autoria, está lá, no cantinho...bem...se alguém vir atrás de mim, farei o que disse lá em cima, no caso dos moldes...

    Tenha uma ótima semana,

    beijinhos, Lígia e turminha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lígia
      Menina, tem tanta pirataria por aí que dá até arrepio! A pior delas, para mim, é a dos remédios. Colocar a vida dos outros em risco é algo que não dá nem para imaginar a gravidade.
      Direito autoral não tem o que discutir: é respeitar e pronto!
      No caso dos moldes é mais simples. Basta indicar de onde tirou e não colocar o molde na postagem. Quem tiver interesse vai direto ao link. Se não souber a autoria prefiro nem mencionar.
      Alguns personagens Tilda são realmente meio estranhos, mas a maioria deles é muito bonita. No início eu também estranhei que as bonequinhas não tenham boca nem nariz, mas a beleza está no conjunto.
      Realmente é quase impossível impedir que algo seja copiado na Internet. Aí que entra a consciência de cada um!
      Amiga, obrigada por compartilhar sua opinião e fico feliz de saber que também se preocupa com isso!
      Uma ótima semana e beijos para você e toda a turminha!
      Ju

      Excluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!