21 de novembro de 2012

Os peixes, o Martim-pescador e o Beija-flor / Pisces, angler Martin and the hummingbird


Nossas tilápias

Quem passa por aqui sabe que temos um laguinho com peixes aqui em casa. São tilápias de vários tipos, além de outras espécies que apareceram. Temos uma teoria sobre isso: só podem ter sido os pássaros os responsáveis, pois são peixes completamente diferentes: bem pequenos, tipo os de aquário, pretos com a cabeça vermelha. Lindos. Eles se escondem bastante, ainda não pude tirar fotos boas deles...
Há também uns bem escuros, muito bonitos.

Dizem que ter peixes em casa é muito bom, pois além da água que os mantém, seu movimento constante ajuda na renovação das energias do ambiente. Então, viva!

Mas agora tem aparecido uma figurinha muito linda, alada e.... terrorista! Tanto que o apelidamos de Bin Laden. Trata-se do Martim-Pescador, um pássaro belíssimo que se alimenta de quê? Peixes!

E como nosso laguinho tem águas claras e pouca vegetação no seu interior, ele encontrou o lugar ideal para suas refeições diárias... E já se foram vários peixes, até que conseguimos reduzir muito a festa dele. Meu marido colocou um super abrigo dentro do lago e os peixes menores se escondem todos lá! O Martim-pescador não deve ter gostado muito, é claro!

A água da chuva fica por cima de vez em quando. Os pequetitos se escondem aí em baixo!

Vejam como é lindo nosso "Bin Laden"
Quando chega logo se fica sabendo, pois ele se anuncia. Vem gritando forte. E para quê? Aterrorizar os bichinhos do lago, que ouvem os gritos e ficam aturdidos. É tudo o que ele quer! Os peixes ficavam de um lado para o outro e era aí que ele então mergulhava e pronto: levava mais um. Agora, com o abrigo grande, os peixes se escondem e ele não consegue levar mais nenhum!
Ele era tão cara-de-pau no início, que nem com meu marido aspirando o lago ele se acanhava: mergulhava diante dele e levava peixe. 
Por um lado foi bom colocar o abrigo, mas por outro, não veremos o Martim-pescador com tanta frequência.
Sabemos que são as Leis da Natureza, mas também não podemos facilitar tanto a vida dos predadores, até porque há outros lagos na cidade, oras!

Outra criaturinha alada que nos fascina e nos visita com frequência é essa belezinha ai, que finalmente conseguimos fotografar se alimentando do néctar que colocamos toda semana...
É maravilhoso!!

Este aí aproveitou o descuido de um outro Beija-flor que se apropriou da árvore e vigia o bebedouro. Ele é bem pequeno e verde metálico. Quando algum outro pássaro se aproxima trata de espantar logo, como se dissesse: "Essas flores são só minhas!"

Quero aproveitar para falar de um sorteio de gostosuras que a querida Andreza está promovendo e não dá para perder!

Visitem o blog e vejam os detalhes:

http://www.tudojuntoeseparado.com/2012/11/participem-do-1-sorteio-do-blog.html

Gente, espero que tenham gostado e desejo a todos um ótimo dia.
Beijos
Ju




9 comentários:

  1. ...que grande benção morar em um lugar assim, a natureza é tudo de bom mesmo, amei os peixes e o seu carinhoso intruso.
    Beijos amiga obrigada pelo carinho, beijos, muitos!

    ResponderExcluir
  2. Lindo o lugar que vc mora heim amiga..abençoado por Deus, mas esse Bin Laden é muito ruim..tadinho dos peixes..rss.bjos e um ótimo dia
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. De nada querida seu cantinho merece pois é muito fofo e transmite muita páz!!Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Que linda tua morada, a natureza nos presenteia sempre, tadinho do Martin é a cadeia alimentar, hahah meu marido fica enlouquecido com eles, acabam com o cardume de peixe pequeno. Outro dia apareceu aqui um biguá, menina esse come somente os grande. Ainda bem que veio somente uma vez e as garças desapareceram os gatos deram um sumiço nelas. É muito bom morar pra fora, estar em contato com a natureza. Tu tens carpa capim? Essa é muito boa, mas eu não deixo ninguém comer nosso peixes eles são mansinhos vem comer na nossa mão.
    Bjos e tenha uma semana maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom morar num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza ...
    Minha amiga eu Pinto e bordo o tempo todo. Leio, leio, leio, escrevo, escrevo, escrevo. Sem esquecer o tricô e o crochê.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  6. Ola querida..estou adorar conhecer o seu blog..é maravilhoso..
    Que lugar maravilhoso onde você mora, a natureza é uma bênção..
    Vou voltar aqui todos os dias..
    Beijos da Bruxinha
    http://abruxinhadostrapos.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  7. Ju, tenha um dia muito cheio, repleto dr realizações, muito, muito feliz!
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  8. Juuuuuuuuuu...que maravilha!!!

    Lago, peixinhos, martim pescador guloso, beija-flor...sabe...é preciso ter um olhar bom, singelo, para perceber esses pequenos encantos do dia a dia...

    Menina, amei o que vc escreveu no meu blog, eu também sinto que estamos na mesma frequencia de energia. E é tão bom encontrar pessoas assim...que nos acolhem, que nos abraçam...estou feliz com sua amizade. Muito feliz!!!

    Tenha uma quinta maravilhosa, cheia de luz!!

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ♥=^.^=♥

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, tudo bem? passei para conhecer o seu blog gostei muito e já estou te seguindo, também sou Blogueira Unida, e te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga também... www.bybeiju.blogspot.com.br e bjim e até lá!

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!