10 de outubro de 2012

Como utilizar a découpage na arte decorativa - parte 1/How to use in decorative art decoupage - Section one


Caixa porta-jóias ou bijuterias

Olá,
Uma das finalidades deste cantinho é compartilhar criações em que utilizo a découpage. Publiquei aqui um pequeno histórico dessa técnica milenar, originalmente chinesa e que depois conquistou a Europa e o resto do mundo.
Pensando nas pessoas que queiram ter uma noção básica sobre o assunto, decidi compartilhar o que aprendi por conta própria, pesquisando muito e praticando e hoje começo falando sobre a definição, o projeto, as superfícies e os papéis. Aos poucos vou avançando, para o post não ficar grande demais!
Espero que gostem e quem quiser perguntar alguma coisa, fique à vontade que terei o maior prazer em ajudar.

Parte 1

Definição: de modo simples, pode-se definir découpage como uma técnica decorativa que consiste em colar recortes de papel em diferentes superfícies, com o objetivo de decorá-los artisticamente, seguindo um projeto previamente definido.
Não é uma técnica isolada, pois pode ser mesclada com outras, dependendo do projeto que temos em mente.

Projeto: é a ideia previamente definida, que leva em consideração a superfície a ser trabalhada, a intenção e  a finalidade. O projeto deixa claras nossas escolhas em relação a cores, texturas e outros aspectos. Elaborar um projeto é fundamental para que possamos definir que tipo de materiais iremos necessitar para executar o trabalho e, principalmente, para que possamos ter, desde o início, clareza sobre o que pretendemos fazer.

Superfícies: praticamente todo tipo de superfícies pode receber a aplicação da técnica, desde que se utilize os materiais adequados a cada uma delas: madeira, metal, vidro, plástico, papelão, cerâmica, porcelana e tecido. É possível empregá-la em móveis, garrafas, caixas, potes, vasos, pratos, xícaras, azulejos e pedras. No caso de roupas e outras peças de tecido, usa-se preferencialmente os de algodão.
A découpage pode ser usada de modo a cobrir toda a superfície ou apenas parte dela. Quando optamos por recobrir apenas parcialmente, será necessário recorrer a outras técnicas para completar a decoração da peça. Pode ser pintura e/ou o craquelê, mas falarei disso mais a frente.

Papéis: o papel mais indicado para découpage é o guardanapo. Não se trata de um guardanapo comum, mas sim próprio para découpage, que é composto por três finas folhas sobrepostas. Este tipo de guardanapo é extremamente fino e delicado, pois só utilizamos uma das folhas, a que contém a estampa escolhida. As outras duas são descartadas.
Porque o guardanapo é o mais indicado? Porque a beleza do resultado está relacionada com a perfeição da aderência, a ponto de não se conseguir distinguir o papel da superfície. Quando a aplicação é feita corretamente, a aderência do guardanapo é perfeita e  parece uma pintura e não uma colagem.
Porém, atualmente a indústria já disponibiliza um tipo de papel próprio para découpage, com belíssimas estampas em diversos temas. Esse papel é do tipo couché e sua gramatura não deve ultrapassar 75g. Quanto mais fino for, melhor. Porque? Porque utilizar recortes de papel com gramatura muito alta, vai deixar relevos indesejáveis na superfície e isso descaracteriza a técnica tradicional, além de resultar num acabamento grosseiro.
Existe ainda o papel de arroz para découpage, que permite um acabamento muito bonito também. No Brasil não se encontra, apenas na Europa (até onde sei!). Aqui, o papel de arroz que se tem disponível é comestível e utilizado para decoração de bolos. Não se aplica para a técnica, pois o papel de arroz próprio para découpage não pode ser comestível, devido à proliferação de fungos que danificariam o trabalho com o passar do tempo.
Há quem utilize outros tipos de papel, como aqueles para embrulhar presentes, páginas de revistas, jornais, mas deve-se ter o cuidado para verificar a resistência das cores e do próprio papel no contato com colas, vernizes e mesmo com a luz natural e artificial.
Por hoje é isso. Até a próxima!
Beijos da
Ju

5 comentários:

  1. Oi sumida td bem? qto tempo nao te vejo la no meu blog..rs, resolvi vir aki te dar um oi e ver as novidades, sua caixinha ficou linda, mto legal, adorei.
    bjo e ve se aparece..rs
    Paula
    http://artesanatosdapaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI Ju!
    Que bom te ver no blog amiga, sempre tão carinhosa...
    Agradeço sua presença Ju.
    E este seu post está completo né? A gente fica sabendo mais a respeito desta tecnica tão bacana
    Adorei
    Ótima quinta para você.
    Beijos
    Andreza Canela Castela

    ResponderExcluir
  3. Oi querida passei para regar a nossa amizade e desejar um feliz feriadão!!!!
    Beijos
    Elaine Salete

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga..muito legal esse post de dicas..as pessoas vivem me pedindo algumas dicas..vou falar pra elas visitarem seu blog..bjos e um ótimo feriado
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!

    Conheci se blog hj e vi algumas postagens e me encantei!

    Muito lindo!

    Já estou te seguindo. Depois faz uma visita no meu .

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!