14 de abril de 2012

Passarinhos alegram a alma!

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Ruben Alves


Olá, meninas!
Antes de tudo, agradeço de coração pelo carinho de todas que me visitaram nesses dias!
Puxa, estou com muita saudade de vocês... Sumi por uns dias, mas hoje consegui um tempo para preparar este post e contar uma história interessante que me aconteceu...
É sobre passarinhos. Curioso, porque há dias venho preparando minhas artesinhas sobre esse assunto, programado para ser o tema da minha postagem.
Vamos lá.
Eu amo passarinhos. Costumo dizer que eles alegram a alma e eu sou uma pessoa privilegiada e muito grata a Deus por isso, pois moro num pequeno paraíso verde, com uma biodiversidade incrível em termos de fauna e flora. Há de tudo um pouco aqui: centenas de espécies de plantas e milhares delas, entre árvores, arbustos, trepadeiras, folhagens, flores...
Do reino animal, há gambás, teiús, mil tipos de borboletas, insetos e até cobra aparece de vez em quando!
Mas o que impera mesmo são os pássaros, gente. Há muitos sabiás, bem-te-vis, rolinhas, pássaro preto, maritacas, lavadeirinha, um minúsculo que ainda não sei o nome, pardaís e outros que não conheço.
Obviamente, eles espalham seus ninhos por todo o canto. Vejam só:

Aqui estão dois ninhos de rolinhas. Os filhotes nasceram na primavera, mas nós não retiramos os ninhos. Ficam lá, pois nunca se sabe se serão reaproveitados... As danadinhas escolheram a porta de entrada da casa!


Esse aqui não sei o nome da dona e ela escolheu a janela do nosso closet...


Mais de perto...


O ninho que eu encontrei...




Agora vem a história curiosa e emocionante que me aconteceu....
Esse ninho fabuloso eu encontrei no estacionamento de uma clínica médica em Campinas, na quinta-feira passada. Ia saindo do local e o avistei caído no chão. Não vi nenhum pássaro por perto e pensei: se está no chão já deve ter sido abandonado. Resolvi trazer, pois ficaria lindo no meu post sobre passarinhos...
Reparem na perfeição do trabalho da mamãe passarinha! Nunca tinha visto ninho igual a esse.
Então, coloquei o ninho no bagageiro da Montana e passei em outros mil lugares antes de voltar para casa.
Chegando em casa, fui examinar o ninho e qual não foi a minha surpresa quando percebi que havia filhotes dentro dele!!!
Chamei meu marido que colocou uma lanterninha dentro do ninho e confirmou: eram três lindos passarinhos-bebês, gente! Vivos, depois de toda a peripécia de carro...
Então, coloquei o ninho atrás da fruteira, para que meus cachorros não perturbassem, curiosíssimos que ficaram! E agora, nos perguntamos. O que fazer? Já era noite. Que pássaro é esse, o que dar a eles?
Bem, corri para o bom e velho Google.
Procura daqui, procura dali e nada de encontrar ninho semelhante para descobrir o tipo de pássaro. A angústia aumentava, pois sabe-se lá quanto tempo os pequenos ficaram lá no chão, sob o sol, mais o tempo até aqui em casa e a noite seguia....
Então, encontrei o site da bióloga Ana Maria http://www.ninha.bio.br 
Este site impressiona pela quantidade e qualidade de informações que disponibiliza sobre diferentes espécies de animais domésticos e silvestres, sem falar nas belíssimas imagens do mundo animal, que sempre me encantam!

Eu gostei muito e entrei em contato com ela que prontamente respondeu e me deu as primeiras orientações sobre como lidar com a situação. Sou muito grata e recomendo a todos que gostam de animais e queiram saber mais sobre suas espécies, características, modo de vida, alimentação, saúde, hábitos, curiosidades, dicas e principalmente, sobre os cuidados que devemos ter para que vivam bem e felizes.
Quem gosta de pássaros vai amar esse site! Há imagens lindas para ver e alegrar a alma!
A orientação que ela me deu foi procurar a polícia ambiental, pois se eu alimentasse os bichinhos sem ter certeza sobre a espécie, eles poderiam morrer com alimentação errada.
Na manhã seguinte corri para falar com o nosso jardineiro, o seu Oscar. Um senhor de idade, que cuida de tudo aqui no jardim e conhece muito sobre animais. Quando ele viu o ninho, já foi dizendo: -"É Bico-de-lacre. " E foi ele dizer isso, um deles piou e o seu Oscar, animado: - "É ele mesmo!!"
Me disse ainda que come a sementinha de um capim chamado colonhão. Ai eu pensei: e agora, gente?!
Lá fui eu atrás de colonhão (aqui tem muito, por sorte), mas como dar a eles?
Liguei para o Fernando, da pet shop, que também sabe de tudo um pouco e me disse: -" Dê a eles papinha de ração para filhotes de pássaros silvestres." Lá fui eu mandar buscar. Enquanto isso, contei para a Ana Maria e fui mantendo-a informada.
A ideia era: alimentar os pequenos e levá-los para a Polícia Ambiental de Campinas, para que eles tomassem as providências adequadas.
Bem, como vocês observaram, o ninho é de difícil acesso ao interior... Meu marido então recortou um pedaço da frente e lá estavam eles: três lindos filhotes, já todos empenadinhos, alinhados um ao lado do outro. A coisa mais fofa, gente! 
Então, com o auxílio de uma seringa com um biquinho de borracha na ponta, ele foi tentar alimentá-los, com o maior cuidado. Um chegou a comer. Mas, de repente, o que aconteceu? Todos alçaram voo! Isso mesmo, um a um saíram voando jardim afora, lindamente! E eu não tive tempo de tirar a foto deles....
Bem, olhamos um para o outro e dissemos: -"Fazer o quê?".
Ficamos observando e eles se distribuíram nas árvores próximas de onde estávamos. Depois, não vimos mais.
À tarde, fui procurar e avistei um deles no pé de hibiscos. Meu marido então colocou o ninho próximo a ele e um pratinho com a papinha. 
Corri para contar à Ana, que ficou feliz por terem voado, pois isso é um sinal de que estão bem e têm boas chances de sobreviver.
Hoje pela manhã o pratinho estava vazio, mas claro que há muita bicharada por aqui. Mas estamos torcendo por eles e conseguimos avistar hoje novamente, não sei se o mesmo, mas tudo indica que estão por aqui. E aqui é bem seguro, há muita comida, sombra e abrigo.

Depois que alçaram voo e abandonaram o ninho, fiz essa foto...


Eu não consegui tirar fotos deles, mas são assim, apenas um pouco menores:


E ficarão assim, se Deus permitir (imagens do belo site da Ana Maria)
Não são lindos demais?

Essas são as tais sementinhas que eles adoram comer...


Olha a mamãe carregando o capim para alimentar os filhotes ou até mesmo para preparar o ninho, que também é feito com ele...
Torçam para que eles fiquem bem, gente!
Bem, além de ninhos naturais, aqui em casa há casinhas para pássaros que eles efetivamente usam!
Essa fica sob o telhado da varanda, mas esse ano não teve visitas...


Esse aqui é muito visitado, mas não sei que pássaro é.


Essa casinha linda, muito usada, como podem ver, pertence a uma passarinha minúscula, de cor marrom, que todo ano põe no mundo dois novos passarinhos. Já tive oportunidade de acompanhar, mas não consegui fazer fotos, pois isso assusta os bichinhos.


Esse aqui fica escondidinho sob a vegetação. Seu Oscar disse que é usado, mas eu ainda não vi ninguém por aqui...


Esse é de minha autoria. Fiz ano passado com a ideia de pendurá-lo em algum lugar. O que ainda vou fazer. Gostaram do passarinho rosa?



Essa também fiz ano passado. É boa para pássaros maiores. Também vou fixar em algum lugar bem protegido, pois é madeira... Gostaram?


O passarinho branco carregando o coraçãozinho poderá ser inspirador....


Esse finalizei ontem. A base foi feita com casca de árvore que encontrei no jardim e ainda arrematei com um raminho seco. (Confesso que não sei o que é...)


Atrás, colei a casinha na casca com cola quente...


e arrematei com um botão para dar suporte à fitinha...


O passarinho branco que eu amei fazer...


Escolhi a cor desse inspirada no Cardeal lindo que vi no site na Ana...


Vejam que belo Cardeal:

E essas foram as artes da semana, amigas. Espero que tenham gostado!


Antes de finalizar, porque já falei demais da conta, quero compartilhar aqui links que garimpei na Internet e que têm tudo o que a gente ama: moldes de passarinhos, ideias e tutoriais. Aproveitem!
Um lindo domingo para vocês.
Fiquem com Deus.
Beijos
Ju














wp.clickrbs.com.br/baudeideias/2010/01/14/molde-passarinho/

www.singer.com.br/euquefiz_dicas_ideias/descricao.asp?cod_ctd_conteudo=939




8 comentários:

  1. Ju, que delícia. Sua história alegrou ainda mais o meu domingo. Que aventura, hein amiga! Olha eu me lembro que quando eu era pequena e fui à praia, alguma coisa aconteceu e muitas gaivotas apareceram por lá, não sei se doentes ou o quê. Só sei que pedi para minha mãe para cuidar de uma. Embora tenham sido poucas horas, cuidamos da bichinha e demos comida. Então posso imaginar como você ficou desesperada procurando a solução... que na verdade foi dada pela própria mãe Natureza. Foi lindo mesmo!
    Minha querida, eu queria te perguntar sobre a sua cidade. Eu sempre quis conhecer Holambra, principalmente quando se trata da festa das flores. Mas eu gostaria saber se mesmo sem estar na época das grandes festividades, tem algum lugar com exposições permanentes. Ou seja, como posso aproveitar a cidade?
    Bom domingo e um beijo grande!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ju que bom que esta historia teve um final feliz!
    Fiquei apreensiva com sua narrativa e estava aflita pra saber o final disso.
    Mas acho que eles estão bem sim porque senão não voavam ne? E vc fez a coisa certa em pedir auxilio as pessoas que entendem do assunto.
    Puxa ainda bem que eles tiveram a sorte de encontrar voce!
    E o Biquinho de lacre eu conheço sim, voam em bando e fazem cantam quando estão juntos. São pequenos e bem lindinhos.
    Puxa obrigada por compartilhar essa historia conosco.
    Pena que não teve fotos.
    Ju tudo de bom pra vc.
    Estou voltando aos poucos...
    Logo mais tem postagem nova...
    Bom domingão
    Beijos de Canela

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju! Que linda história!Parabéns pela sua atitude! Um dos meus passarinhos favoritos é o bem-te-vi! Lá ond vou morar existem muitos pássaros. O bairro é super verde e cercado por monatanhas.
    Obrigada pela visita em meu blog!
    Bjs
    Pati
    www.decorartebypati.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju!!! Nossa, que história! Eles me lembram os soldadinhos (assim que meu pai chama) que vem em bando comer as sementes da minha grama na primavera.
    Que bom que eles voaram e estão agora em meio a natureza e em um lar...pois se vc tivesse deixado lá em Cmp, sei lá, talvez estivessem mortos.
    E que lindos passarinos de tecido e feltro! Adoro fazer passarinhos...vou entrar em todos os links que vc deixou e adorei aquele com coração no bico...show!
    Adorei a casinha tb...estou aprendendo a trabalhar no feltro e bordar, sempre atrás de ideias...falata-me tempo pra sentar o bumbum na cadeira e fazer...pois começo e paro o tempo todo!
    Quero te desejar um ótimo final de domingo no seu paraiso e uma ótima semana...produtiva e alegre!
    Bjs
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que vc não tirou uma foto das criaturinhas!!! Poxa agora vou ficar na curiosidade!
    Mas se saíram voando é um ótimo sinal!
    Amo passarinhos também...acho que dá para perceber né? rss
    bjs Ju e boa semana! :)

    ResponderExcluir
  6. Que aventura heim amiga...mas nada acontece por acaso viu parece que só porque vc estava fazendo seus pssarinhos que por sinal são lindos...foi aparecer logo um ninho de pássaros na sua fente...rss..que pena que não deu pra vc tirar foto..imagino como eles eram fofinhos! Mas ainda bem que estão bem e voando pelo seu lindo jardim..bjos amiga e uma ótima semana.
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,
    Que bom que os passarinhos bateram asas e voaram. Conforme eu ia lendo, ia ficando nervosa pensando que eles poderiam não sobreviver. Que bom que já são grandinhos o bastante para seguirem as suas vidinhas.
    Beijos 1000 e uma ótima semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  8. Ju, muito obrigado pelas dicas. Sem dúvidas dá para desfrutar muito de Holambra numa visita. Muita calma e muitas flores, que delícia! Para uma visita de um dia, certamente acharemos muitas coisas para fazer.
    Beijos mil e boa semana.
    Fabiola

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!