27 de fevereiro de 2012

Mais um quadrinho de pedra!

Olá!
Como prometi, compartilho com vocês mais um quadrinho feito com pedra.
Mas hoje também quero compartilhar algumas dicas de como trabalhar com esse elemento da natureza e criar peças diferentes para decorar a casa, o jardim ou a varanda.

Essa é a pedra que escolhi para o quadrinho, aproveitando o seu formato. Dessa vez não precisei criar o apoio, pois ela se sustenta por si:


Ficou assim...

Apliquei sianinha para fazer a moldura...


As miçangas cobrem as junções da sianinha e finalizam o acabamento da peça...


Que diferença, não é? Eu amo fazer isso...
Bem, vamos às dicas.
Primeiro preciso dizer que a ideia de decorar pedras não é minha! Vi pela primeira vez numa loja. Eram pedrinhas pequenas, redondas e lindamente decoradas com a técnica découpage. Não resisti e quis tentar...
Na Internet encontrei três pessoas que também já fizeram esse tipo de decoração. Eis os links para vocês conferirem:


Como decorar as pedras

1. Escolhendo a pedra
Há pedras de todos os tipos, formatos, pesos e tamanhos. Na minha opinião, as melhores são as arredondadas. As pedras que se encontram nos rios, por exemplo. A escolha vai depender do que você pretende fazer: quadrinho, peso para papel, peso para a porta, enfeite para o jardim ou para os vasos...
Quem não tem facilidade para encontrar pedras na natureza, pode adquiri-las nas lojas que vendem produtos para paisagismo. Nesses locais são vendidas pedras de rio alvejadas ou não. Fica a seu critério. As alvejadas são ótimas para découpage, pois já são branquinhas!

2. Preparo da pedra
2.1 - Limpeza
Se você a retirou da natureza, precisará fazer uma boa higienização para eliminar micro-organismos. Deixe de molho na água com água sanitária por cerca de 30 minutos; depois, escove com sabão e deixe secar ao sol.
Se você comprou pedras na loja, apenas lave-as com água e sabão e deixe secar ao sol.

2.2 - Preparando o fundo
Se você quer colorir sua pedra, primeiro dê duas demãos de base para artesanato. Isso diminui a absorção de tinta. Depois, pinte com a cor escolhida. Se for aplicar guardanapo, lembre-se do fundo claro.
Se a pedra for branca e quiser que permaneça assim, pode aplicar o guardanapo diretamente sobre ela.

3. Elementos decorativos
Você pode utilizar guardanapo, tecido e papel para découpage. Se for utilizar papel, prefira os que tenham gramatura inferior a 90g: quanto mais fino o papel, melhor. O guardanapo adere maravilhosamente bem nesse material. Além desses materiais básicos, você pode incrementar suas peças com botões, rendas, fitas, sianinhas e outros itens de armarinhos.
Um belo exemplo de decoração com tecido vocês encontram no blog da CamomilaRosa. Confiram! http://camomilarosaealecrim.blogspot.com/2012/02/pedras-decoradas-e-o-numero-3.html

4. Colas
Se a peça vai ficar dentro de casa, pode ser utilizada cola própria para découpage; se a peça ficará em ambiente externo, sob sol e chuva, recomendo utilizar cola para découpage exterior, isto é, para découpage de objetos que ficam expostos ao clima. A única que conheço é da Mural (rótulo verde) 

5. Tintas
Se a sua peça vai ficar dentro de casa, pode utilizar tinta para artesanato (acrílica ou até mesmo a PVA); mas, se a peça ficará no ambiente externo, sob sol e chuva, recomendo utilizar tinta esmalte (pode ser base água ou solvente).

6. Vernizes
Se a peça vai ficar dentro de casa, use verniz acrílico para artesanato. Caso contrário, prefira o verniz geral ou até mesmo o verniz marítimo. Dê pelo menos duas demãos. A ideia é impermeabilizar bem.

Essas são as dicas. Agora, mãos à obra, meninas!
Beijão e uma ótima noite para todos nós.
Fiquem com Deus.
Ju




2 comentários:

  1. Adoro suas idéias, nunca que poderia imaginar fazer o que você cria com as pedras, para mim seu trabalho tem uma riquesa muito grande, vem da natureza. Parabéns querida. Obrigado pelo carinho da visita, desejo à você um dia ilumindado e beijinhos carinhosos par ti querida.

    ResponderExcluir
  2. Q IDÉIA LINDA, FICA MUITO DIFERENTE, IMAGINE EM UM JARDIM DE INVERNO, COLOCAR ALGUMAS PARA ENFEITAR, AH SE EU TIVESSE RSRSR, ADOREI A IDÉIA, SE ENCONTRAR UMA PEDRA DESSAS, EU VOU FAZER E COLOCAR EM UM VASO MEU...

    BJUS

    LIH

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!