12 de fevereiro de 2012

16º Desafio Blogueiras Unidas: técnicas artesanais

Olá!
Este post é a minha participação no 16º desafio das Blogueiras Unidas, e não poderia deixar de participar porque trata de técnicas artesanais e assim, é mais uma oportunidade de falar sobre a técnica decorativa que mais aprecio e com a qual trabalho: a découpage!
Devo esclarecer que o texto aparece com fundo porque se trata do mesmo texto da minha postagem publicada em 11/11/2011:  http://www.decoupagebyju.com/2011/11/historia-do-decoupage.html


História da técnica découpage


A técnica de découpage possui profundas raízes históricas e tem recebido ao longo do tempo a influência das contribuições de uma ampla variedade de estilos de interpretação e aplicação pelas escolas pertencentes a diferentes culturas e nações. 



Até por volta de 1100 dC, os agricultores chineses usaram pedaços de papel com figuras coloridas para decorar janelas, lanternas, contentores e outros. Parece que a prática e a habilidade demonstradas pelos chineses com uma tesoura têm origem no contato com os povos nômades do leste da Sibéria, que a usaram para decorar itens para as sepulturas. Estas tradições particulares datam de mais de 4000 anos atrás.


Ao longo dos séculos mais recentes, artesãos e camponeses usavam desenhos alemães e poloneses em papel para fornecimento de materiais decorativos. A safra de figuras geométricas de animais e flores estilizadas, feitas com cartões coloridos, foi em grande parte um passatempo praticado por crianças e mulheres, que sempre tiveram habilidade para jogos e soluções manuais e artísticas.

No início do século XVIII, móveis lacados e decorados da China e do Japão tornaram-se enormemente populares, tanto que havia dificuldades de atender a todos os pedidos pela produção original. Os preciosos objetos lacados do Extremo Oriente eram raros, caros e procurados. Marceneiros, carpinteiros e laqueadores venezianos se encontravam numa situação de ser forçados a produzir imitações que pudessem fornecer uma alternativa para os originais de luxo. A fabricação destes móveis de laca contribuiu para o crescimento profissional de artesãos, que aperfeiçoaram as impressões e gravuras, também produzidas por bons artistas. Os móveis produzidos pelo enriquecimento da decoração com recortes, pintura e colagem e, em seguida, cobertas com várias camadas de laca, provou ser uma imitação de certo sucesso comercial.

Juntamente com a demanda por móveis e decoração laca, desenvolveu-se entre as classes abastadas o gosto pela tapeçaria e tetos cada vez mais elaborados. A dificuldade de obter os serviços de profissionais empurrou a classe média para uma forma alternativa de decoração. Reproduções de desenhos eram mais apreciados, uma vez que tinham sido cortados, colados e envernizados com cuidado, para parecerem pinturas originais. Esta tendência pode ser considerada uma das fontes do conceito artístico de "arte pobre".

Durante o século XVIII e XIX o découpage espalhou-se com sucesso por toda a Europa para ser usado como uma técnica artística das senhoras que queriam decorar artisticamente.


Um nome em especial merece ser lembrado na história da evolução da découpage: Mary Delaney. Esta senhora, que viveu entre 1700 e 1788, era popular na corte do Rei George III e Charlotte rainha da Inglaterra. Muitos nobres foram honrados com sua amizade e confiança. Na idade madura de 71 anos, Mary começou a criar reproduções exatas de flores e plantas artisticamente dignas. A obra, executada em papel de desenho, foi colorida à mão antes de ser cortada. Isto levou aos "mosaicos de papel", verdadeiras obras de arte a qual ela foi forçada a cessar a produção aos 80 anos, devido à perda progressiva da visão. Estas obras incríveis de cultivo estão atualmente em exposição no Museu Britânico. Muitas senhoras ricas ou nobres do século XVIII, seguiram o caminho da Sra. Delaney e progrediram na arte de recortes e laccate.

Em 1760, o editor londrino Robert Sayer produziu um livro intitulado "O passatempo para senhoras ou a arte japonesa simplificada”. O livro continha 1.500 ilustrações de artesãos e se tornou muito popular entre as senhoras da alta sociedade que queriam experimentar com as cores, tesoura, cola e verniz para obter belas decorações. Ele incluía várias páginas de instruções e dicas sobre técnicas de pintura e procedimentos que eram mais adequados para serem adotados.


Em tempos mais recentes, com o refinamento das técnicas de impressão em cores e distribuição de jornais e reproduções baratas de arte, veio a maturidade plena das técnicas de découpage.



Durante a era vitoriana, do século XIX, particularmente na Inglaterra, o découpage foi desenvolvido na direção de um gosto e corte mais elaborado, com tendência a um estilo de colagem mais emocional e sentimental. Paralelamente a estes desenvolvimentos foi a difusão dos cartões de Valentine, cartões com relevos decorativos para uso em mobiliário, luminárias, telas, caixas e objetos para o cuidado estético.

A palavra découpage, usada para definir esta técnica particular de decoração é universalmente adotada somente no século XX, derivando diretamente do francês "decouper" (corte / cortar). As figuras recortadas e aplicadas com sabedoria nas superfícies tratadas são então revestidas com tintas verniz que podem crescer em até 30 camadas. O acabamento pode ser lixado para conseguir um efeito mate. As aplicações das figuras podem ser feitas em diferentes materiais, incluindo vidro, para obter interessantes resultados tridimensionais transparentes. A variedade de estilos, materiais e soluções técnicas ainda está sujeita à evolução e à experimentação.


Hoje, o découpage foi redescoberto e está oferecendo oportunidades criativas de decoração, ao lado do prazer de voltar para a satisfação do trabalho manual do artesão. Associações em todo o mundo trocam informações, melhorias, dicas e truques para encontrar os materiais. Os fãs apaixonados e os especialistas nesta técnica decorativa sabem que as recompensas estão ao seu alcance e que as horas de trabalho criativo são transformadas rapidamente em reconhecimento e alegria para si e para os outros.
Fonte: http://www.bellinghieri.com/storia.htm


Trabalhos feitos com a técnica découpage



Exemplo da aplicação da técnica em peça de MDF: Casa de Passarinhos
Exemplo da aplicação da técnica em latinha: Lembrancinhas de  Natal
Exemplo de aplicação da técnica em objetos de vidro: Trio de Potes para Balas e Doces



Passo a passo 
Caixas para sachês de sucos e sachês de chás




Este passo a passo também está com fundo porque trata-se da minha postagem  http://www.decoupagebyju.com/2012/01/passo-passo-caixas-para-cha-e-sucos.html



Lista de materiais
- Caixa de MDF para chá
- Caixa de MDF para suco
- Lixa para madeira grão 220
- Lixa d'água grão 320 ou 400
- Pincel de pelo para a tinta (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Pincel de cerdas para a base acrílica (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Pincel velho para a cola
- Rolinho de pintura (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Base acrílica para artesanato
- Tinta acrílica para artesanato (escolha cores que harmonizem com a estampa a ser utilizada na découpage; eu utilizei verde pistache e verde musgo para a caixa de sucos e as cores palha e pêssego para a caixa de chá) (eu uso Decorfix ou Acrilex, mas ultimamente estou preferindo a Decorfix)
- Verniz acrílico spray ou cera incolor (o verniz pode ser fosco ou brilhante, depende da preferência)
- Cola para découpage de superfícies (eu uso a da Mural Color)
- Fita crepe (prefira as de boa qualidade, que têm bastante aderência)
- Papel ou guardanapo para découpage (em ambas as caixas, utilizei papel. O da caixa de chá é da Litoarte, código PD-447; o da caixa de suco também é da Litoarte, código PD-079)
- Tesoura para recortar o papel (eu uso a da Tok e Crie)
- Espátula para découpage (se você não tiver a espátula própria para découpage, utilize um paninho macio para assentar a figura na peça)
- Recipiente com água para os pincéis
- Esponja
- Paciência e capricho! Risos!

Mãos à obra!

1. Se as peças escolhidas tiverem ferragens, retire-as e reserve. Não sendo possível, após lixar as peças isole as partes metálicas com fita crepe, cuidando para não invadir a área a ser pintada.

2. Lixe toda a peça com a lixa grão 220. TODA A PEÇA, incluindo detalhes internos e externos, o melhor que puder. Essa parte exige paciência.

3. Retire todo o pó e aplique a base acrílica com o pincel e em seguida, passe o rolinho para tirar todas as marcas; aguarde secagem e aplique mais uma demão.

4. Lixe novamente a peça, agora com a lixa grão 320.

5. Retire o pó.

6. Como são utilizadas duas cores em ambas as peças, defina as áreas e as cores que irá utilizar; com a fita crepe isole as respectivas áreas. Aplique a fita de modo que fique bem aderida, para que a tinta não passe por baixo, comprometendo a outra área.
7. Separe as tintas. Agite bem os frascos.

8. Com o pincel macio, levemente úmido, aplique uma demão da tinta escolhida. Passe o rolinho. Aguarde secagem. Dê quantas demãos forem necessárias, até a total cobertura. Aguarde secagem entre as demãos, e sempre aplique o rolinho, para não ficar marcas do pincel. Faça esse procedimento nas duas peças, até a finalização da pintura de ambas, com as duas cores escolhidas. Entre uma secagem e outra, limpe os pincéis.

9. Após a finalização e secagem total, verifique se há alguma imperfeição e corrija. Se achar que deve, aplique muito suavemente uma lixa grão 400, para retirar qualquer aspereza. Faça isso sempre que achar necessário. O lixamento da peça é fundamental para a qualidade do trabalho;

10. Selecione as figuras nos papéis e recorte-as com paciência e cuidado, para que não fiquem sobras indesejáveis nas bordas.

11. Analise as peças e defina os locais onde irá colar as figuras.

12. NO CASO DA CAIXA DE CHÁ, ANTES DE COLAR AS FIGURAS, APLIQUEI A TÉCNICA DO ESPONJADO NA TAMPA E NA PARTE POSTERIOR. É ASSIM: UMEDEÇA A ESPONJA NA TINTA MAIS CLARA E DÊ BATIDINHAS NOS LOCAIS QUE VOCÊ QUEIRA QUE FIQUEM  LEVEMENTE  "MANCHADINHOS". AGUARDE A SECAGEM E SÓ ENTÃO COLE AS FIGURAS.

13. Com o pincel, aplique de maneira uniforme a cola nos locais onde serão aplicadas as figuras. Cole uma de cada vez. Ponha pouca cola no pincel. Assim que aplicar, deposite o pincel no recipiente com água.

14. Aplique a figura sobre a cola. Com a espátula, alise-a para aderir bem à peça, do centro para as bordas. Se não tiver espátula, pegue um pedaço de plástico transparente, coloque sobre a figura e, com um paninho macio, alise-a bem para não ficarem rugas ou bolhas, também do centro para as bordas. Faça esse procedimento com todas as figuras, nas duas caixinhas.

15. Agora, você vai aplicar cola sobre as figuras, isso mesmo. Pouca quantidade, delicadamente.

16. Aguarde secagem total por 72 horas. Esse tempo é o ideal, mas pode variar dependendo do nível de umidade do local: mais úmido, mais tempo de espera.

17. Depois de totalmente seco, recoloque as ferragens (caso as tenha retirado), limpe eventuais vestígios de poeira e aplique o verniz ou a cera incolor, seguindo as instruções da embalagem.

Pronto! Suas caixinhas estão finalizadas!

DICAS: 
- Ao escolher as peças, observe todas as possíveis imperfeições. Quanto melhor a peça, menos trabalho;
- Reúna todo o material antes de iniciar seu trabalho. Tenha tudo à mão e próximo de você. Escolha um local  iluminado, livre de poeira e de umidade; o ideal é trabalhar com a luz do dia;
- Quando mergulhar os pincéis no recipiente com água, molhe apenas as cerdas;
- Tenha uma toalha velha, mas limpa, à mão, para secar o pincel quando retirar do recipiente e reutilizá-lo com o mesmo produto;
- Existem cores de tinta opacas e transparentes. As opacas dão melhor cobertura quando aplicadas e exigem menos demãos. No Brasil, só a Mural informa esse detalhe no rótulo, mas tem poucas opções de cores. Assim, só a prática é que vai nos mostrando. As cores que eu utilizei, felizmente, não são transparentes.
- Finalizado o trabalho, limpe bem seus pincéis e rolinhos;
- Guarde todo o material em local protegido da luz e da umidade;
- Se sobraram figuras, guarde-as, pois poderão ser úteis em outros trabalhos;
- Use sua inspiração, criatividade e moderação para distribuir as figuras nas peças.



Indicação de site
Eu recomendo muito o site 
www.criatividadesemlimites.com.br

É da Iara Capraro, uma excelente profissional das artes decorativas e também professora de técnicas. Seus vídeos podem ser facilmente encontrados no You Tube. Vale muito a pena conferir!
Espero que tenham gostado! 
Beijos, um feliz final de domingo e ótima semana para todas!
Ju


8 comentários:

  1. Oi amiga querida!

    Parabéns pela MARAVILHOSA postagem!
    Este desafio PROMETE!!!

    OBRIGADA POR PARTICIPAR!

    Tenha uma semana abençoada!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado.
      É, esse desafio promete, mesmo :)
      É muito gostoso participar.
      Fique com Deus
      Bjs

      Excluir
  2. Definitivamente, découpage é minha técnica preferida.
    Que lindezas essas caixinhas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flor
      Obrigada! Também sou apaixonada pela técnica
      Bj
      Ju

      Excluir
  3. Oi Ju! Parceria aceita, querida. Seja muito bem-vinda! Vc é o número 304 na lista de parceiros e está convidada a participar do sorteio q estou promovendo lá no blog: http://voudeblog-promos.blogspot.com/2012/01/sorteio-em-parceria-com-o-blog.html
    Bjoks e ótima semana.
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana
      Fico feliz, obrigada!
      Vou passar lá, sim.
      Ótima semana para você também
      Bj
      Ju

      Excluir
  4. Olá querida, muito linda a sua postagem, parabéns!!

    E passando e participando do desafio blogueiras unidas:
    "A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras"

    Super bjs,
    Elo

    ResponderExcluir
  5. Ju,

    Querida e amada de Deus,
    Com muito prazer estou te visitando para participar da proposta da Siglea em "visitas de feriado" às participantes dos 16 desafios "A união faz a força e juntas somos mais que vencedoras!", obrigada por participar desta brincadeira proporcionando-nos alegria, amizade e parceria. Deus te abençoe e te ilumine. bjs carinhosos Márcia parceira número 347 do BU, blog www.luzartes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!