11 de fevereiro de 2012

15º Desafio Blogueiras Unidas: gente que fez e gente que faz a diferença

Olá,
Este post é a minha participação no 15º Desafio das Blogueiras Unidas e a proposta é muito, muito legal: "Gente que fez e gente que faz a diferença" por suas obras sociais.
Meu critério de escolha foi a importância, a repercussão e o alcance da atuação das pessoas para realmente fizeram e fazem a diferença em termos sociais.
Espero que gostem!


Primeira parte: gente que fez a diferença


MARTIN LUTHER KING JR.
(1929-1968)


Martin Luther King Jr., pastor protestante e ativista político, nasceu em Atlanta (EUA) em 15/01/1929 e foi assassinado em Memphis (EUA), no dia 04/04/1968.
Ele tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros dos Estados Unidos e do mundo, com uma campanha baseada na não-violência e no amor ao próximo.


Foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 1964, pouco antes do seu assassinato e seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu tenho um sonho". (link neste post).

Sua luta mudou a história dos Estados Unidos, ecoou e ecoa nos quatro cantos do mundo, estimulando e encorajando outros movimentos de combate à discriminação racial, essa horrível e inaceitável atitude que ainda hoje é praticada em muitos lugares, seja aberta ou dissimuladamente.


Basta acompanhar aos noticiários.


Muitos dizem: no Brasil não há racismo! É mesmo? Então, pensem: se não há racismo, porque o governo brasileiro criou leis contra essa prática?

joildo.net

geledes.org.br

jornalismogospel.com.br
Assistam ao vídeo da famosa marcha de 1963 e do discurso de King, "Eu tenho um sonho". Ele é fortemente inspirador e encorajador. Um exemplo a ser seguido. King fez a diferença nos Estados Unidos e em todo o mundo.


Segunda parte: gente que faz a diferença

medicinadavida.com.br
MÉDICOS SEM FRONTEIRAS
(1971 - .....)

A "Médicos Sem Fronteiras” (MSF) é uma organização médica-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão da MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas.
São cerca de 22 mil profissionais  de diferentes áreas, espalhadas por 65 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas.

agatha.com.br
A MSF foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vitimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos faziam com que muitos calassem frente aos fatos testemunhados.
terramagazine.terra.com.br
A MSF surge, então, como uma organização médica-humanitária que associa socorro médico e testemunho em favor das populações em risco.
globoesporte.globo.com
A MSF é independente de governos e sustentada, em grande parte, por contribuições privadas, o que lhe confere agilidade e liberdade para oferecer ajuda humanitária onde for necessário. 
g1.globo.com
Oferecer cuidados de saúde em situações de crise é a base do trabalho da MSF. Conflitos, epidemias, catástrofes naturais, desnutrição e exclusão do acesso à saúde são os principais eixos de atuação da organização. Tais situações pedem ajuda rápida, com atendimento medico especializado e apoio logístico.
pimentafina.com
Além de oferecer atendimento em situações de extrema urgência, a MSF também se faz presente em locais onde o sistema de saúde não funciona, ou não existe. 
sitiodasaudade.blogspot.com
A organização oferece cuidados de saúde básica e de prevenção em campos de refugiados, áreas de grande instabilidade ou extremamente isoladas: 
- Assistência de saúde primária em centros de saúde e clínicas móveis
- Alimentação e nutrição
- Saúde materno-infantil
- Campanhas de vacinação
- Diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças específicas 
- Atendimento a feridos e cirurgia de guerra
- Cuidados de saúde mental
- Atendimento a vítimas de violência sexual
- Distribuição de alimentos e de itens de abrigo de primeira necessidade
- Construção e manutenção de estruturas de água e saneamento
Recuperação de hospitais e clínicas
- Treinamento de profissionais (equipe MSF e parceiros de organizações governamentais e não-governamentais)

Combate a doenças como malária, tuberculose, sarampo, cólera, doença do sono, Leishmaniose, meningite, Doença de Chagas, Dengue, ebola, febre Marbug, AIDS.

Como a MSF atua:

Um projeto pode ser desencadeado pela existência de uma situação de crise que requer uma resposta humanitária ou pelo pedido de organizações internacionais, de um governo nacional ou de outras organizações não-governamentais. 

O primeiro passo é enviar uma equipe ao local para avaliar a situação. Profissionais de MSF analisam, de acordo com o contexto, o número de pessoas afetadas, as necessidades médicas e nutricionais, a infra-estrutura de transportes, água e saneamento, o ambiente político e a capacidade local de responder ao problema. Assim, a organização toma a decisão final de intervir ou não naquele país, determinando as prioridades de saúde, além de compor a equipe que entrará em ação e os recursos necessários para iniciar o projeto.

jornalacidade.com.br
Todos os projetos de Médicos Sem Fronteiras têm prazo para terminar. Uma vez supridas as necessidades que levaram à instalação do projeto, a MSF começa gradualmente a retirar suas equipes para encerrar o programa, ou para repassá-lo a ONGs locais ou ao governo do país.

Médicos Sem Fronteiras já recebeu diversas homenagens por suas atividades. Em especial o Prêmio Nobel da Paz de 1999, fundamental para a criação da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais.

Visitem o site do Brasil: 
www.msf.org.br

É isso amigos. Eu admiro e respeito profundamente a memória de Martin Luther King Jr, a quem Deus abençoou e permitiu que lutasse para livrar milhões de seres humanos de uma das mais covardes formas de exclusão social: o racismo.

Admiro e respeito profundamente as pessoas que formam a organização Médico Sem Fronteiras, a quem Deus também abençoou e permitiu que surgisse, para ajudar a minimizar o sofrimento de milhões de seres humanos que em pleno século XXI ainda vivem de forma degradante. São profissionais da saúde que exercem a Medicina no sentido mais nobre da palavra.

6 comentários:

  1. Olá, Ju! Vim retribuir a visita. Ainda bem que temos muitas pessoas ou entidades para homenagear. Adorei su post, e vc escolheu bem, são homenagens merecidas...Adorei seu blog e estou te seguindo, ok? Bjkas
    http://www.dikasxtrukes.blogspot.com/
    Se tiver um tempinho, dá uma olhada nos meus outros blogs.
    http://www.alepoleslencoislupus.blogspot.com/
    http://unndoletraslp.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dhoka
      Obrigada! Fico feliz que tenha gostado.
      Vou visitar seus outros blogs, sim!
      Bj
      Ju

      Excluir
  2. Olá querida sua postagem está muito rica e emocionante.
    Parabéns pela qualidade da postagem.
    Beijinh♥!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel
      Obrigada! Me alegra que você tenha gostado! Essas coisas emocionam, mesmo, porque tocam fundo na gente.
      Bj
      Ju

      Excluir
  3. Olá Ju, imagens chocantes essas!Faz-nos pensar como a atitude ambiciosa de certas pessoas pode fazer tanto mal ao seu próximo!
    Ainda bem que como vc mesma citou, Deus colocou pessoas de coração sensibilizado para estender a mão e ajudar!
    Seu post ficou muito, muito bom!
    Vim retribuir a visita e vou aproveitar pra seguir teu blog,ok?
    Te convido pra seguir o meu tbm, se desejar!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina
      Obrigada! Fico feliz que você tenha gostado. As imagens chocam, mesmo, principalmente porque a gente sabe que não se trata de ficção...
      Também estou acompanhando seu blog.
      Bj
      Ju

      Excluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!