20 de janeiro de 2012

Passo a passo caixas para chá e sucos


Olá,
Algumas pessoas me pediram o passo a passo das caixinhas para sachês de chá e suco. Aqui vai!! O procedimento é quase o mesmo para ambas.

Lista de materiais
- Caixa de MDF para chá
- Caixa de MDF para suco
- Lixa para madeira grão 220
- Lixa d'água grão 320 ou 400
- Pincel de pelo para a tinta (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Pincel de cerdas para a base acrílica (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Pincel velho para a cola
- Rolinho de pintura (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Base acrílica para artesanato
- Tinta acrílica para artesanato (escolha cores que harmonizem com a estampa a ser utilizada na découpage; eu utilizei verde pistache e verde musgo para a caixa de sucos e as cores palha e pêssego para a caixa de chá) (eu uso Decorfix ou Acrilex, mas ultimamente estou preferindo a Decorfix)
- Verniz acrílico spray ou cera incolor (o verniz pode ser fosco ou brilhante, depende da preferência)
- Cola para découpage de superfícies (eu uso a da Mural Color)
- Fita crepe (prefira as de boa qualidade, que têm bastante aderência)
- Papel ou guardanapo para découpage (em ambas as caixas, utilizei papel. O da caixa de chá é da Litoarte, código PD-447; o da caixa de suco também é da Litoarte, código PD-079)
- Tesoura para recortar o papel (eu uso a da Tok e Crie)
- Espátula para découpage (se você não tiver a espátula própria para découpage, utilize um paninho macio para assentar a figura na peça)
- Recipiente com água para os pincéis
- Esponja
- Paciência e capricho! Risos!

Mãos à obra!
1. Se as peças escolhidas tiverem ferragens, retire-as e reserve. Não sendo possível, após lixar as peças isole as partes metálicas com fita crepe, cuidando para não invadir a área a ser pintada.

2. Lixe toda a peça com a lixa grão 220. TODA A PEÇA, incluindo detalhes internos e externos, o melhor que puder. Essa parte exige paciência.

3. Retire todo o pó e aplique a base acrílica com o pincel e em seguida, passe o rolinho para tirar todas as marcas; aguarde secagem e aplique mais uma demão.

4. Lixe novamente a peça, agora com a lixa grão 320.

5. Retire o pó.

6. Como são utilizadas duas cores em ambas as peças, defina as áreas e as cores que irá utilizar; com a fita crepe isole as respectivas áreas. Aplique a fita de modo que fique bem aderida, para que a tinta não passe por baixo, comprometendo a outra área.

7. Separe as tintas. Agite bem os frascos.

8. Com o pincel macio, levemente úmido, aplique uma demão da tinta escolhida. Passe o rolinho. Aguarde secagem. Dê quantas demãos forem necessárias, até a total cobertura. Aguarde secagem entre as demãos, e sempre aplique o rolinho, para não ficar marcas do pincel. Faça esse procedimento nas duas peças, até a finalização da pintura de ambas, com as duas cores escolhidas. Entre uma secagem e outra, limpe os pincéis.

9. Após a finalização e secagem total, verifique se há alguma imperfeição e corrija. Se achar que deve, aplique muito suavemente uma lixa grão 400, para retirar qualquer aspereza. Faça isso sempre que achar necessário. O lixamento da peça é fundamental para a qualidade do trabalho

10. Selecione as figuras nos papéis e recorte-as com paciência e cuidado, para que não fiquem sobras indesejáveis nas bordas.

11. Analise as peças e defina os locais onde irá colar as figuras.

12. NO CASO DA CAIXA DE CHÁ, ANTES DE COLAR AS FIGURAS, APLIQUEI A TÉCNICA DO ESPONJADO NA TAMPA E NA PARTE POSTERIOR. É ASSIM: UMEDEÇA A ESPONJA NA TINTA MAIS CLARA E DÊ BATIDINHAS NOS LOCAIS QUE VOCÊ QUEIRA QUE FIQUEM  LEVEMENTE  "MANCHADINHOS". AGUARDE A SECAGEM E SÓ ENTÃO COLE AS FIGURAS.

13. Com o pincel, aplique de maneira uniforme a cola nos locais onde serão aplicadas as figuras. Cole uma de cada vez. Ponha pouca cola no pincel. Assim que aplicar, deposite o pincel no recipiente com água.

14. Aplique a figura sobre a cola. Com a espátula, alise-a para aderir bem à peça, do centro para as bordas. Se não tiver espátula, pegue um pedaço de plástico transparente, coloque sobre a figura e, com um paninho macio, alise-a bem para não ficarem rugas ou bolhas, também do centro para as bordas. Faça esse procedimento com todas as figuras, nas duas caixinhas.

15. Agora, você vai aplicar cola sobre as figuras, isso mesmo. Pouca quantidade, delicadamente.

16. Aguarde secagem total por 72 horas. Esse tempo é o ideal, mas pode variar dependendo do nível de umidade do local: mais úmido, mais tempo de espera.

17. Depois de totalmente seco, recoloque as ferragens (caso as tenha retirado), limpe eventuais vestígios de poeira e aplique o verniz ou a cera incolor, seguindo as instruções da embalagem.

Pronto! Suas caixinhas estão finalizadas!

DICAS: 
- Ao escolher as peças, observe todas as possíveis imperfeições. Quanto melhor a peça, menos trabalho;
- Reúna todo o material antes de iniciar seu trabalho. Tenha tudo à mão e próximo de você. Escolha um local  iluminado, livre de poeira e de umidade; o ideal é trabalhar com a luz do dia;
- Quando mergulhar os pincéis no recipiente com água, molhe apenas as cerdas;
- Tenha uma toalha velha, mas limpa, à mão, para secar o pincel quando retirar do recipiente e reutilizá-lo com o mesmo produto;
- Existem cores de tinta opacas e transparentes. As opacas dão melhor cobertura quando aplicadas e exigem menos demãos. No Brasil, só a Mural informa esse detalhe no rótulo, mas tem poucas opções de cores. Assim, só a prática é que vai nos mostrando. As cores que eu utilizei, felizmente, não são transparentes.
- Finalizado o trabalho, limpe bem seus pincéis e rolinhos;
- Guarde todo o material em local protegido da luz e da umidade;
- Se sobraram figuras, guarde-as, pois poderão ser úteis em outros trabalhos;
- Use sua inspiração, criatividade e moderação para distribuir as figuras nas peças;
- Para rever as peças, visite o Álbum 1 em "Meus Álbuns", aqui no blog. Qualquer dúvida, é só perguntar.

Bom trabalho! Depois, me contem!
Ótimo final de semana!
Bjs
Ju

5 comentários:

  1. Oi Ju,
    Recebi teu emial, origada.
    Bem, esse tipo de trabalho é lindo demais.
    Gostaria mito de um dia me atrever a fazê-lo.
    Teu cantinho é muito legal, pq além de vc mostrar tuas peças também tem o passo a passo.
    Agora me diz: qual o custo de uma peça deste tipo. Quanto eu realmente gastaia para produzir uma peça desta?
    Bjo, ótimo final de semana,
    Simone Viana

    Ah, também tive muuuuita dificuldade p postar aqui, tentei várias vezes, até conseguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone
      Obrigada!
      O custo depende do que você vai comprar, e aí, considere boa/excelente qualidade. Com esse parâmetro e se você vai comprar todos os itens necessários, gastará, em média, R$ 100,00. Estou considerando todos os itens e só a espátula, por exemplo, custa em torno de R$ 32 a 37, dependendo do local em que comprar. Por enquanto, só utilizo materiais das melhores marcas do mercado nacional, mas ainda vou investir nas importadas, que são maravilhosas!. Não utilizo tinta P.V.A (à base de látex), só acrílica.
      Se vc quiser, te passo por e-mail mais detalhes.
      Bjs e ótimo final de semana prá vc tbm!!
      Ju

      Excluir
  2. Oi Ju...é bom vc dar o passo a passo assim fica mais fácil pras amigas tentarem fazer eu vou fazer um passo a passo de arte francesa em breve.Vc tbém ja foi pra lá né em Poços de Caldas ..eu adorei..como é bom lá..vários lugares para visitar uma cidade aconchegante..amei. bjos e obrigada pela visita amiga um ótimo fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Pois é. O blog tem várias finalidades e uma delas é compartilhar o que a gente aprende com as amigas!
      Vc andou no teleférico em Caldas?! Eu amei!
      Ótimo final de semana prá vc tbm!
      Bj
      Ju

      Excluir
  3. Nossa..parabens
    vc faz um otimo trabalho!
    Seu passo a passo e perfeito

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!