16 de janeiro de 2012

Dica da Semana: como cuidar dos nossos preciosos pincéis!

Olá!

A dica da semana é sobre pincéis, um dos materiais mais caros que utilizamos. Por isso, devemos nos preocupar em tratar muito bem deles!

Na verdade, quem utiliza pincéis deve considerar o seguinte: sempre que possível vale à pena investir um pouco mais e comprar pincéis de ótima qualidade. A relação custo x benefício é obvia: pincéis melhores, resultados melhores e durabilidade maior.

Procure utilizar pincéis adequados à técnica que vai empregar, às superfícies que serão pintadas e, principalmente, aos produtos que serão utilizados: base água ou base solvente (thinner, álcool, aguarrás, etc.)

O ideal é ter pincéis específicos para tintas acrílicas, tintas PVA, tintas craquelê, tintas para tecido, tintas a óleo, pátina cera, vernizes, verniz craquelê, goma laca, laca chinesa e colas. Para as colas, é sempre bom utilizar pincéis mais baratos ou mais velhos.

Para verniz craquelê, por exemplo, o ideal é um pincel de cerdas de seda, assim como para aplicação de vernizes de acabamento.

Mas vamos às recomendações gerais:

Conservação

Para que os pincéis, trinchas e rolos tenham uma vida útil mais longa e não estraguem depois da primeira pintura, eles devem ser limpos logo após o uso.
Para limpar os instrumentos que estiverem com resíduos de tintas à base de água, como a acrílica e PVA, basta lavá-los com água e sabão.
Já para rolos ou pincéis sujos com tintas à base de solventes, como tinta óleo, esmalte e vernizes, o primeiro passo é tirar o excesso de tinta com jornal e depois lavar com aguarrás.
Após todo o material ser limpo, eles devem ser colocados para secar. Em seguida, é recomendável arrumar as cerdas dos pincéis e das trinchas com um pente, umedecendo-os com óleo vegetal. Depois disso, enrole-os em papel impermeável.

Conservação dos materiais após o uso


Para aumentar a vida útil dos pincéis e rolos, é essencial limpá-los logo após o uso e depois guardá-los de maneira correta.
Para tintas a base solvente - esmaltes, vernizes, tinta óleo: Após o uso limpe o rolo ou pincel com jornal e lave- os com solução adequada para essa remoção, facilmente encontrada em lojas de materiais para pintura, reforma e construção.
Para tintas a base de água: após o uso é recomendável lavar os pincéis com água e sabão.
Para garantir a conservação dos seus pincéis, arrume as cerdas com um pente, umedece-as com óleo vegetal e guarde-os enrolados em papel impermeável.

Como cuidar dos meus pincéis?


- Não deixe secar tinta nos pincéis
- Limpe-os imediatamente após o uso
- Use o diluente adequado para cada tipo de tinta, e após, lave sempre com água e sabão
- O uso de shampoo ou condicionadores melhoram a limpeza dos pincéis (prefira os da linha infantil)
- Jamais use água quente, pois pode deformar os pêlos ou cerdas
- Ponteie com os dedos
- Nunca guarde os pincéis molhados em embalagens fechadas
- Até sua completa secagem, mantenha-os sempre com os pêlos para cima

Como limpar a tinta seca nos pincéis?


Se a tinta for acrílica, basta deixar mergulhado em álcool metilado por metade de um dia ou pouco mais.
Depois, é só tirar a tinta com os dedos e lavar o pincel com água morna e sabão neutro. 
Para evitar esse trabalho, é só lavar cuidadosamente depois do uso, sempre com água morna e sabão neutro.

Como cuidar das espátulas?


Quando forem guardadas, recomenda-se sua completa limpeza e secagem, após o que deverão ser recobertas com uma fina camada de óleo de linhaça (passada com pincel, pano ou mesmo com os dedos), para sua perfeita conservação. Guarde-as preferencialmente em lugar hermético. 
Espero que tenham gostado!

Ótima semana a todos!
Bjs
Ju

Fonte básica da consulta: http://www.fazfacil.com.br



















2 comentários:

  1. Olá querida, td bem? Passei aki para retribuir a visitinha. Amei seu blog. Vc tem boas dicas e trabalhos muito lindos.. Estou te seguindo, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia
      Q bom que vc passou por aqui. Seja muito bem-vinda. Obrigada pela visita e comentário. Pois é, cada dia incremento um pouquinho mais o blog. Sou novata na área e cada dia é uma descoberta! Rsrs
      Quanto ao meu trabalho, procuro dar o melhor de mim. Sou eterna aprendiz e fico feliz quando algo que fiz agrada às pessoas!
      Bj
      Ju

      Excluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!