3 de novembro de 2011

Psicologia das Cores

 
Olá!
Vocês já pararam para pensar nas razões pelas quais escolhemos determinadas cores para nossos trabalhos?
Em parte, escolhemos na intenção de obter harmonia com as cores do guardanapo ou do papel que será utilizado na découpage; outras vezes, procuramos satisfazer o desejo do cliente; também podemos escolher em função do ambiente onde a peça será colocada em nossa casa. Com exceção dos casos em que a escolha é do cliente, nos outros ela não é nem um pouco aleatória. Mesmo que não tenhamos consciência imediata, o fato é que escolhemos as cores porque elas exercem sobre nós alguma influência e a cor escolhida reflete algo do nosso íntimo. Isso também acontece na hora de comprar o guardanapo ou o papel! No meu caso, às vezes deixo de comprar um determinado guardanapo porque apesar de a imagem nele impressa ser bonita, as cores utilizadas não me atraem!!

Segundo a Wikipedia, 
"A cor tem vida em si mesma e sempre atraiu e causou no ser humano de todas as épocas, preferência por determinadas harmonias de acordo especialmente com fatores de civilização, evolução do gosto e especialmente pelas influências e diretrizes que a arte determina. Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados. Alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor)

Bem, resolvi procurar na Internet algo sobre a influência das cores e encontrei a seguinte informação: 

"É um fato que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, outras serenas e tranquilas, entre outros.
Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas. É possível, pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações." (http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm)

Essa última frase é particularmente interessante, pois percebe-se que ao escolher uma cor estamos informando algo e desejando despertar algum tipo de sensação. Pensem nisso ao escolherem suas cores!!

A seguir, uma lista interessante de cores e o seu significado.
Até a próxima.
Bjs
Ju

As cores e seus significados
Preto está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.

Branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa  inocência e pureza.
Cinza pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
Bege é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.

Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.


Verde significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.

Verde escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril.

Verde claro significa contentamento e proteção.

Amarelo transmite calor, luz e descontração. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, ativa que transmite otimismo. Está associada ao Verão.

Laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É, pois uma cor ativa que, significa movimento e espontaneidade.

Azul é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
Azul escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.

Azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescura.

Castanho é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.

Roxo transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.

Lilás, significa espiritualidade e intuição.

Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.

Rosa claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

Salmão está associado à felicidade e à harmonia.
  
Prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.


Crédito da imagem: kboing.com.br (Google imagens)








2 comentários:

  1. Oi..muito interessante esse post sobre as cores..eu tbém sou assim ,as vezes vejo o guardanapo ou papel pra decoupage pra comprar o desenho me agrada mas a cor acho que não está combinando ai não levo..rsss..bjos e uma ótima sexta-feira.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,
    Q bom que vc gostou! Cor é uma coisa fantástica, né? Vivo pesquisando sobre elas. Ontem descobri um blog muito legal, do artista plástico Arantes. Coloquei na minha lista. Dá uma olhadinha.
    Bjs

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!