18 de março de 2014

Organizando a comidinha dos pets

Até há pouco tempo eu tinha somente dois tipos de comidinha para nossos pets. Bem fácil.
Porém, há algumas semanas tudo mudou! E deixou de ser bem fácil...
Temos cinco cachorros em casa. A mais velha tem 10 anos e o mais novo, 3 anos.
Oferecemos a eles ração premium (atualmente usamos duas marcas: Gran Plus e Royal Canin), mas não é só isso: comem legumes, ração em pasta, ovos cozidos, arroz e proteína de soja texturizada. Vario a dieta misturando à ração estes itens, alternadamente.
Vamos combinar que comer aquela ração pura todo dia é judiação!
Além disso, os agradinhos: pedacinho de bolo, pedacinho de pão, ossinho de couro de boi e por aí vai. Mas nada de chocolates, nem temperos e muito menos comida caseira. Faz um mal danado a eles.
Tenho lido algumas pesquisas sobre ração para cães e confesso que estou assustada. Mesmo as mais caras e tidas como as melhores, não são plenamente confiáveis. Encontrei o site da Associação Brasileira pela Causa Animal, onde há transcrição de estudos feitos sobre o assunto e todo mundo que tem pets em casa deveria ler e começar a pensar em substituir a ração industrializada pelas dietas caseiras balanceadas. O link é este:

Por enquanto, aqui em casa estamos diminuindo a quantidade de ração industrializada e introduzindo outros itens. Eles estão adorando. O problema é que são cinco pets, com necessidades diferentes, e preciso me estruturar para poder substituir definitivamente a ração.
Para quem tem um pet ou dois é bem mais fácil começar a fazer. Sabendo comprar os ingredientes é possível gastar menos do que se gasta com rações premium.
E para saber mais sobre as dietas caseiras balanceadas, o link é este:

O site é ótimo e dá dicas importantes para cuidarmos melhor dos quatro patas, incluindo uma lista de alimentos e medicamentos que não podemos oferecer a eles de jeito nenhum. 

Voltando ao inicio, eu disse que antes só precisava lidar com dois tipos de comidinha. O que aconteceu é que agora são 4 tipos e precisei dar uma repaginada na organização desse quesito aqui em casa.
As galinhas também comem ração, mas a delas fica guardada próxima ao galinheiro, na casinha onde ficam todos os utensílios utilizados pelo seu Oscar, o jardineiro.
As rações dos peixes e dos pets ficam na minha lavanderia, que é grande e também tem a função de depósito (em breve mostrarei a repaginada que dei nela!!)
Vejam como arrumei tudo embaixo da bancada:
Isso é a felicidade do Fernando, o dono da loja onde compro tudo para meus animais!
No vasilhame cinza da esquerda, fica a ração do Fly e da Pretinha;
No vasilhame vermelho de cima, fica a ração da Laila. Ela está passando por uma investigação médica e só pode comer a ração Hepatic, da Royal Canin. Como o nome já indica, é uma ração específica para cães com problemas hepáticos;
Na vasilha vermelha de baixo fica a ração da Lourinha. Ela já está com 10 anos e come ração senior, para pets idosos;
No vasilhame transparente está a ração do Bob, o caçula. Como ele tem um porte pequeno, come ração com grãos menores;
Finalmente, no vasilhame cinza da direita, fica a ração dos peixes.
Sentiram o drama?
Ah, e os pratinhos deles ficam um dentro do outro, ali em cima, viram? Depois que comem, lavo, seco e guardo. Cada um tem seu prato, mas Bob só gosta de comer naquele branquinho de cima. Os demais são de alumínio.
Coloquei etiquetas para facilitar minha vida e, também, para quando eu não estou em casa quem for servir não se atrapalha.
Ficou muito bom e organizado. 
Quero saber a opinião de vocês!

Agradeço as visitas e os comentários e desejo a todos uma ótima terça-feira.
Beijo
Ju








4 comentários:

  1. Hola querida Ju , en mi casa todos los días quedan pocos ,, un poquito de arroz , un poquito de esto y de lo otro ,, y ahí se congelan sin saber que es lo que es ,, es bueno tener todo etiquetado ya que así uno se simplifica la vida ,,, uno debe darse el tiempo de ordenar y organizar para después trabajar menos

    ResponderExcluir
  2. Aqui as gatas, só comem ração para gatos(Whiskas).
    E a cadela, só come ração para cão.
    As vezes, a cadela, belisca a ração das gatas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! Que dica boa, vou ver os links.
    Aqui minha filhinha Mel, kkk, digo que não é cachorrinha, come peito de frango cozido com cenoura, inhame, sem sal. E ela adora grão de bico, ervilha, talo do alface e assim vai, kkk. É um mimo só. Pela manhã come biscoitinho de leite biscrok e para dormir também. Depois pede pão integral para o pai , rs, às 14h em ponto pede um biscoitinho da purina que é em formato de banana, maçã... Ela tem um reloginho na barriga e pede mesmo nas horas certinhas, pode?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não sabia desse problema com rações, achei que eram super confiáveis, vou lá olhar o sites que indicou, que coisa né?! É triste saber que cada vez menos podemos confiar nos produtos industrializados, toda hora uma notícia de alguma adulteração...
    Ficou muito legal tua organização das rações.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!