26 de outubro de 2012

Geleia de jabuticaba do meu jeito! / Jelly jabuticaba my way!

Olá!
Hoje quero compartilhar algo diferente do habitual. Ganhei de uma amiga uma sacola cheia de jabuticabas. Depois de comer várias com casca, caroço e tudo, guardei na geladeira...
E não é que hoje, visitando o cantinho da Andreza me deparei com uma geleia de jabuticaba? Então lembrei das minhas na geladeira e me animei a fazer uma geleia com elas.
Quando ainda morava no Rio Grande do Sul costumava fazer geleia de uvas, mas isso já faz teeeeempo!
Busquei algumas receitas aqui e ali, mas acabei fazendo do meu jeito e deu certo!

Esse galhinho aí é da jabuticabeira aqui de casa, que esse ano fez greve!! Uma pena, pois jabuticaba é bom comer no pé!

Ficou do jeito que eu gosto: densa que dá para comer de colher!

Vamos à receitinha... 

Ingredientes
- 2 kg de jabuticaba
- 6 xícaras (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 pau de canela
- Alguns cravos

Modo de fazer
- Lave bem as jabuticabas, coloque numa panela juntamente com o pau de canela e os cravos, cubra com a água e deixe cozinhar até que elas se abram (é rápido)

Descarte a água e passe as jabuticabas pela peneira, para separar cascas e caroços do suco. Esprema o máximo que puder e vá raspando o fundo externo da peneira com a colher

Vai sobrar algo mais ou menos assim... 

Leve de volta ao fogo (fogo baixo a médio), acrescentando as 2 xícaras de açúcar e deixe cozinhar até formar uma calda grossa. Vá mexendo de vez em quando.

Cuide para não apurar demais, senão cristaliza!
O ideal é desligar o fogo logo que se possa ver o fundo da panela ao mexer. Lembre-se que ao esfriar fica mais espesso...
Deixe esfriar
Para guardar eu utilizei potes de geleia que sempre guardo para minhas artes. Coloquei numa panela com água junto com as tampas e deixei ferver por 1/2 hora. Depois de frios, coloquei a geleia dentro, tampei e levei a geladeira.
Essa receitinha rendeu 2 frascos de geleia, se bem que o segundo não encheu todo...

Não gostei muito de descartar as cascas. Queria achar uma receita que as preserve, pois elas são ricas em antocianinas, um pigmento com poderosa ação antioxidante e benéfico às artérias, tanto ou mais quanto as uvas e as amoras. A polpa é rica em ferro, fósforo, vitamina C, niacina (uma vitamina do complexo B) e pectina.
A jabuticaba é 100% brasileira e nasce no tronco e galhos da jabuticabeira... Olhem só:

Para saber mais sobre essa maravilhosa frutinha, vale a pena conferir esse link:

Enquanto isso...
Sabiazinhos crescem no ninho aqui em casa:
São dois, mas quando focalizei, o outro se escondeu.
Só consegui tirar próximo assim porque ganhei uma câmera nova do marido, gente!
É uma Fuji semi-profissional, com 14 pix e zoom 24
 WOW!! Estou amando!

Para finalizar, deixo uma amostra dos mimos que estou fazendo para o futuro netinho, só para vocês ficarem bem curiosas! :) 

E por hoje é isso.
Desejo a todos um  feliz finalzinho de sexta-feira.
Beijos
Ju

3 comentários:

  1. Que frutinha maravilhosa. Pena que aqui não exista.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju!
    Primeira vez aqui estou seguindo ,que encanto de blog,cheio de coisas lindas,amo o campo o sítio,meus pais moram em um sítio em Miracatu-SP,lá tbm tem jabuticaba,mas sempre nas época em que não vamos lá.
    É bom colher as coisas na horta não é?
    Deus abençoe vcs para sempre manterem este amor por este lugar,é saúde pura!!
    Beijos!
    Ângela Santos

    ResponderExcluir
  3. oi, Ju, minha mãe fazia uma jatibuticaba "seca" com a casca que ficava igual ameixa preta sem caroço. Infelizmente não sei a receita e minha mãe ja faleceu, mas me lembro que eram cozidas na panela de pressão. Será que na net não tem a receita? Bom se achar eu falo por aqui, por enquanto fico só na saudade... beijos

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!