21 de outubro de 2012

Como utilizar a découpage na arte decorativa - Parte 4 / How to use in decorative art decoupage - Section four

Découpage em azulejos
Mostrei aqui

Dando continuidade aos posts sobre o uso da découpage na arte decorativa, hoje falarei sobre os materiais básicos que se deve ter para iniciar e no final trago algumas dicas que poderão ser úteis.

Parte 4 - Materiais básicos

Quando se começa a fazer algum tipo de arte decorativa, é óbvio que o primeiro passo é adquirir os materiais essenciais. No caso da découpage você vai precisar ter:
- Objetos de vidro, metal, madeira ou MDF, cerâmica;
- Guardanapos e papéis variados (próprios para a técnica);
- Pincel de cerda macia para aplicar colas;
- Pincel de cerda macia para aplicar vernizes;
- Rolinho para pintura;
- Rolinho para base acrílica;
- Colas;
- Vernizes;
- Tintas acrílicas ou PVA;
- Espátula de teflon;
- Paninho macio (atoalhado, flanela, mas nada que solte fiapos; pode ser também uma fraldinha);
- Plástico transparente;
- Tesoura para recortes;
- Fita crepe;
- Lixas para madeira 220; (para preparar as peças)
- Lixa d'água 320, 400 e 500; (são lixas de acabamento)
- Base acrílica para artesanato;
- Primer universal;
- Goma laca;
- Álcool;
- Sabão ou detergente neutro;
- Solvente;
- Caderninho de anotações;
- Caderno de desenho.

Objetos
Para quem está começando na técnica, o ideal é trabalhar com reaproveitamento de materiais para ir pegando o jeito. Latinhas, frascos de vidro, vasos usados, enfim, objetos que você já tenha em casa.
Depois, quando se sentir mais segura, é hora de comprar peças cruas para fazer a arte.
No início é normal que ocorram erros, perda de material por ter que refazer, enfim. Isso faz parte de qualquer aprendizado.

Guardanapos e papéis
São encontrados em lojas de materiais para artesanato e muitas vendem na Internet, o que facilita muito para quem tem dificuldade de encontrar em suas cidades. A variedade é muito grande e fica até difícil na hora de escolher. Os guardanapos podem ser comprados individualmente ou em pacotinhos com 20 unidades da mesma estampa. Os papéis tem o tamanho de um papel para presente e a estampa pode ocupar a folha inteira ou ser fragmentada em segmentos de um mesmo tema, de modo que se pode compor diversos trabalhos com uma única folha.

Pincéis
Os nacionais são fabricados principalmente pela Condor e pela Tigre. Para aplicar colas e vernizes não vale muito a pena investir em pincéis importados. Prefira os de cerdas sintéticas macias e reserve um para cada tipo de produto. Para conservá-los por bastante tempo, veja as dicas aqui

Rolinhos
Os rolinhos de espuma são excelentes para aplicar a base acrílica e as tintas. Não deixam as indesejáveis marcas de pincel, que enfeiam o trabalho. O ideal é ter de tamanhos variados.

Colas
O ideal é ter uma para cada tipo de material a ser aplicado nas peças e também deve ser considerado se a peça ficará exposta ao tempo ou não. No início compre potes pequenos.

Vernizes
O ideal é ter um verniz fosco e um brilhante. Spray ou líquido, depende da preferência.

Tintas
As tintas são necessárias para pintar as peças, preparando-as para receber a découpage. As acrílicas são mais resistentes que as PVA. Ambas são base água e atóxicas. As marcas disponíveis são as mesmas das colas.

Espátula de teflon
É um acessório importante para eliminar ruguinhas que surgem no guardanapo após a colagem. Somente a Mural Color produz e vende. Tem em dois tamanhos e não é barata, mas o investimento vale a pena, até porque dura anos e anos.
Para saber mais sobre essa espátula, assista ao vídeo da Mural aqui
Demora um pouco para carregar, mas vale a pena conferir.

Paninho e plástico
A finalidade do paninho é ajudar a assentar o guardanapo ou o papel logo após a colagem, para quem não tem a espátula de teflon. Assim que é colocado o guardanapo, coloca-se o plástico transparente sobre a peça, pega-se o paninho e dá-se batidinhas leves sobre toda a superfície, para eliminar as possíveis ruguinhas que surjam após a colagem.

Fita crepe
A fita crepe tem duas finalidades:
- isolar áreas da peça durante o trabalho, por exemplo, durante a pintura.
- proteger as cerdas do pincel. Após lavado e seco, ajeite as cerdas e envolva-as com um pedaço de fita crepe, deixando-as alinhadas e protegidas.

Lixa 220 para madeira / MDF
Essa lixa é usada para deixar a peça livre das possíveis imperfeições, asperezas e defeitinhos de fábrica. Na hora de escolher uma peça, observe bem seu acabamento. Quanto melhor o acabamento, menos trabalho com lixas!

Lixas d'água 320, 400, 500
São lixas próprias para acabamento e polimento da peça após a pintura e antes dos vernizes. São bem fininhas e deixam o trabalho muito bonito.
Sobre as lixas, veja mais dicas e informações aqui

Base acrílica para artesanato
A base é necessária para preparar a peça antes de receber a pintura. Existe em várias cores, mas a mais usada é a branca. Também é base água e atóxica.

Primer universal
É um produto utilizado quando se quer pintar peças de vidro ou metal. É necessário para que a tinta possa aderir, especialmente no caso do vidro, que não é poroso. Quando se aplica, fica branco, fosco e poroso, permitindo a aplicação das tintas.

Goma laca
A goma laca é utilizada para impermeabilizar recortes de papéis e tecido que serão utilizados em découpage.

Álcool
O álcool é utilizado para limpeza de pincéis que foram utilizados para aplicar goma laca.

Sabão ou detergente neutro
São necessários para lavagem dos pincéis logo após o uso. Quanto mais suaves, melhor.

Solvente
Utilizado para limpeza de pincéis e rolinhos que foram usados para aplicar produtos com base solvente. Utilize solventes próprios para artesanato.

Caderninho de anotações e caderno de desenho
Veja os itens 3 e 4 das dicas.

Outras dicas para quem vai começar:

1. Compre poucas quantidades no início. Aos poucos você irá aumentando seu estoque de materiais de acordo com suas necessidades, possibilidades e interesses. Dê preferência a produtos de boa qualidade. Mesmo que sejam mais caros vale a pena, pois você terá melhores resultados, mais durabilidade, resistência e beleza.

2. É importante ter um local para guardar os materiais ao abrigo da luz, da umidade e do calor. Pode ser até uma caixa grande. Se possível, tenha um cantinho para trabalhar, bem iluminado, mas dê preferência para a iluminação natural.

3. Outra coisa legal de se fazer é ter um caderninho de anotações, para registrar tudo o que for importante no processo de aprendizado: erros cometidos, soluções encontradas, ideias que foram surgindo, enfim. É um diário de trabalho e com o passar do tempo será divertido reler e ver como evoluímos na nossa prática!
Nesse caderninho anote também os sites em que pesquisou alguma coisa sobre a técnica, lojas virtuais que encontrou e gostou. Isso facilita muito na hora em que se precisa comprar mais materiais.

4. Também é bom ter um caderno de desenho para rascunhar seus projetos. Desenhe, registre os detalhes, enfim todo o necessário para que você tenha controle e registro de suas ideias e, principalmente o roteiro de trabalho. É muito comum surgirem ideias e inspirações nos momentos mais inesperados. Quando isso ocorrer, anote o mais rápido possível para não esquecer!

5. Eu não vendo o que produzo, faço para mim, os amigos e os parentes, mas a arte decorativa pode ser uma boa fonte de renda extra. Se você pretende vender suas peças, habitue-se a guardar notas fiscais e recibos de tudo o que comprar. Faça uma planilha para registrar todos os gastos com a produção de cada peça. Isso vai facilitar sua vida na hora de calcular preço de venda.
Aqui você encontra boas dicas sobre como calcular preço de venda de peças artesanais:
http://www.papaiurso.com.br/negocio-de-sucesso/calcular-precos-de-artesanato
http://cristinabottallo.art.br/blog2/?p=5872
http://www.revistaartesanato.com.br/solidarium/como-calcular-o-preco-de-venda-do-seu-produto/07
http://www.sonholilas.com.br/2008/09/18/dica-para-calcular-preco-de-venda/

6. Se você se inspirar no trabalho de alguém, nunca deixe de mencionar os créditos. No começo é normal "copiar", pois estamos aprendendo. Mas, com o tempo, ideias próprias surgirão e você vai encontrar sua marca pessoal, dando às suas peças uma identidade que expressa o seu toque e seu estilo!

7. Se puder, compre revistas especializadas. Elas ajudam muito no processo de aprendizagem. Eu não fiz curso nenhum, até porque onde moro não costumam ocorrer. Mas a Internet e as revistas são ferramentas valiosas. Há pessoas muito generosas que compartilham tudo o que sabem e nos ensinam muito via on line. Um site que visito com frequência é o da Iára Capraro http://www.criatividadesemlimites.com.br
Lá você pode aprender muito sobre découpage e outras técnicas interessantes.

8. Por falar em Internet, habitue-se a arquivar vídeos-aulas, passo-a-passo, e tudo o que encontrar e que considerar importante para seu aprendizado. Não confie apenas em sua memória: organize seus arquivos para tê-los sempre à mão quando precisar.

9. Também é interessante visitar blogs de découpage, interagir com as pessoas, compartilhar. Criar o próprio blog também é uma boa ideia!

Por hoje é isso. Até o próximo post!
Beijos da
Ju







7 comentários:

  1. Querida Ju, parabens pela aula de decoupage, clara e completa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas amiga..eu tbém gosto mutio do site da Iara Capraro..ela tem videos que explicam tudo direitinho. bjos amiga e uma ótima semana.
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Juh,
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos 1000!

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  4. Que legal Ju!
    Já tentei fazer umas artes assim...e até que ficaram boas!
    bjs e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Olá, que belas dicas passastes, estou sempre inventando coisas diferentes aqui em casa.
    Bjos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Olha tive que colocar este post nos meus favoritos pois esta tão bem explicadinho que tirou minhas dúvidas e coisa boa assim temos que guardar!
    Ju boa noite se sono
    Beijos grandes
    Ü

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju
    Obrigada pelas dicas adorei!!!!
    Obrigada pelo seu carinho e suas palavras,
    Amiga passa lá no meu cantinho para ver o meu Ateliê e diga o que vc achou.
    Beijos
    Boa Noite
    Elaine Salete

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!