13 de outubro de 2012

Como utilizar a découpage na arte decorativa - Parte 2/How to use in decorative art decoupage - Section two

Découpage em potes de vidro
Olá,
Dando continuidade ao post sobre a utilização da técnica découpage na arte decorativa, hoje vou tratar das colas que se utilizam para aplicar guardanapo, papel ou tecido na superfície escolhida.

Parte 2 - As colas
Existem vários tipos de colas no mercado, para os mais variados fins e a découpage exige colas específicas,  formuladas para garantir a aderência e a resistência necessárias e principalmente um resultado final de qualidade. Atualmente existem várias marcas e preços. A escolha depende de três questões básicas:
- O que se pretende fazer: colar papel, guardanapo ou tecido?
- O objeto ficará exposto ao tempo ou não?
- Recursos disponíveis: quanto estou disposta a investir numa cola importada ou nas nacionais mais caras?

De qualquer modo, o ideal é ter a cola certa na hora em que se vai trabalhar, pois a utilização de materiais inadequados também gera desperdício de dinheiro, pois a durabilidade é menor.
Uma questão importante: se você pretende vender as peças que irá produzir, a preocupação com a qualidade dos materiais deve estar em primeiro lugar, pois não vai querer cliente insatisfeito, não é mesmo?

A consistência das colas disponíveis no mercado também varia: mais fluidas, mais densas, em formato gel e até spray. Ainda não experimentei cola spray, mas dizem que facilita o trabalho.
Algumas colas têm dupla função: colar e dar o acabamento brilhante. Eu não faço uso da segunda função. Prefiro o verniz.

Alguns dos principais fabricantes de colas para découpage:

Mural Color (é a marca que uso)
Acrilex (nunca usei)
True Colors (nunca usei)
Corfix (nunca usei)
Daiara (também gosto, é mais fluida)
Tok e Crie (cola spray, não é base água. Ainda não experimentei)
Gato Preto (nunca usei)

Existe ainda uma cola importada que ainda não usei, a Mod Podge. Segundo os especialistas é a melhor cola para découpage que se pode utilizar. Quando comecei a comprar colas, não encontrei em lugar nenhum e fiquei na vontade. A cola que mais se aproxima da Mod Podge é a produzida pela Mural Color,  encontrada em boas lojas de materiais para arte e artesanato, a exemplo da Casa do Restaurador e da Casa da Arte.
Mais informações sobre a Mod Podge podem ser encontradas aqui

Muitas pessoas utilizam a cola branca de rótulo azul e dizem que funciona bem. Não posso dizer, pois nunca experimentei com guardanapo. Uso a cola branca para colar tecido, feltro, cortiça e papel sobre madeira e prefiro deixar as colas mais caras apenas para os guardanapos.

Uma outra possibilidade é a termolina leitosa. A termolina é na verdade um impermeabilizante para papéis, tecidos e isopor. É muito boa para evitar que os tecidos que utilizamos para apliquè desfiem e também pode ser utilizada para colagens.

E a aplicação da cola? Como se faz?

Regra número 1: a cola deve ser aplicada com pincel de cerdas sintéticas macias e que tenha um tamanho adequado à área que se quer trabalhar; há quem utilize uma esponjinha e vai aplicando a cola por toda a superfície;
Regra número 2: deve-se usar o mínimo possível de cola, desde que toda a superfície fique coberta de forma homogênea, pois excesso de cola produz rugas e falta de cola produz bolhas de ar.
Regra número 3: é recomendável não colocar imediatamente o guardanapo ou o papel sobre a superfície. Aguarde alguns minutos até a cola secar um pouquinho e então assente o papel ou o guardanapo sobre a superfície.
Segredinho: colas com muita água na sua formulação dificultam o trabalho, pois os guardanapos são muito frágeis e o contato com a umidade excessiva faz com que se desmanchem. Por isso, dê preferência a colas de boa qualidade, a melhor que puder comprar.

Hoje é isso. No próximo post falarei sobre os vernizes.
Até!
Beijos da
Ju














Um comentário:

  1. Bom dia JU...domingo cedinho e eu por aqui, hehe!
    Gostei muito das explicações! Eu já usei da Mural Color e gosto...quando eu fazia decoupagem em pratos transparentes para o natal que por sinal logo vou fazer um post sobre isso e vou citar vc claro!
    Eu já ouvi muito falar da cola spray e sempre vejo nos vídeos do youtube, mas são caras e não é em todo lugar que encontramos, tb nunca usei!
    E vc já usou a laca chinesa!!! Pra que serve!!! É para dar acabamento será!
    Bom, adorei as decoupagens das fotos...ficou um show, e um vidro reciclado fica novinho!
    Beijos Ju e te desejo um ótimo domingo!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!