26 de janeiro de 2012

Passo a passo: vaso decorativo Losangos


Boa tarde!
Como havia prometido, trouxe o passo a passo do vaso decorativo Losangos (post de 17/01), para vocês!
Vamos lá!

Materiais
Vaso de cerâmica alto
Lixa 320
Fita crepe
Base acrílica para artesanato
Pincel de cerdas
Rolinho de pintura
Tinta acrílica nas cores de sua preferência (utilizei verde musgo, chocolate, marrom dourado, amarelo ocre e dourado solar)
Pinta-bolinhas (opcional)
Verniz acrílico

Mãos à obra!
1. Limpe e lixe toda a peça;

2. Aplique duas demãos de base acrílica;

3. Visualize mentalmente o desenho que pretende fazer. Eu escolhi losangos estilizados que envolvessem toda a peça, de modo que eu pudesse variar sua posição, sem perder a visibilidade dos losangos;

4. Reproduza o vaso no papel e defina a posição do desenho: isso vai ajudar muito no próximo passo! Quando fizer isso, já escolha todas as cores que irá utilizar; (não escolhi as cores aleatoriamente, e sim em função do ambiente: minha casa tem muitos tons verdes (jardim), tons de terra (pisos cerâmicos) e marrons (esquadrias de madeira). Quanto ao dourado solar, eu queria um contraste, mas não intenso, e o dourado se presta bem a isso, além de dar luminosidade).

5. Definido o desenho, aplique duas demãos de dourado solar nos locais em que você irá aplicar a fita crepe para definir o desenho escolhido. (A ideia é criar campos de delimitação para aplicar as outras cores, então essa tem que ser mais clara, mas não necessariamente dourado).  Essa parte é bem trabalhosa, pois você terá que visualizar mentalmente os locais que irão receber a fita; use o desenho no papel como guia!

6. Depois de totalmente seco, aplique a fita crepe seguindo o roteiro que você desenhou no papel. Assente bem, para proteger a pintura que está sob a fita;

7. Definidos os locais com a fita, agora aplique as outras cores, seguindo o seu roteiro inicial; dê quantas demãos forem necessárias para assegurar boa cobertura; aplique uma cor de cada vez. Na metade do tempo de secagem, retire delicadamente a fita, puxando-a no sentido contrário à área que foi pintada. Se perceber que precisará fazer alguns retoques, deixe essa parte para o final de todo o trabalho de pintura;

8. Depois que aplicar todas as cores, examine a peça para verificar necessidades de retoques e faça-os;

9. Finalize a decoração do vaso acrescentando detalhes, se quiser; (no meu caso, demarquei os cruzamentos com pequenos losangos e em torno deles pus bolinhas. Apliquei bolinhas também em vários locais do vaso, utilizando as mesmas cores, porém, jogando com os contrastes).

Pronto! Sua peça está finalizada!

DICA: Se for utilizar o dourado solar como a cor de contraste, aplique com esponja, dando batidinhas. Fica melhor do que com o pincel.

Bjs
Ju

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Juju!
      Também gostei do resultado. Fiquei receosa pelos tons muito fortes, mas o vaso é grande e ficou muito legal no local onde está.
      Bj

      Excluir
  2. Menina vc me surpreende a cada dia quando eu acho que o último vaso que vc fez ficou lindo, esse vc se superou ficou muitoooo lindo, deve ter ficado chiquérrimo ai na sua casa...parabéns amiga..bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Juliana!
      Começar o dia com um comentário desse é bom demais! :)
      Tbm gostei muito dele. Ficou bonito aqui em casa, sim, pois as cores combinaram com o ambiente.
      Gosto muito de decorar vasos, pena que não dá prá fazer découpage em todos...
      Ótimo dia prá vc!
      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Lucas
    Obrigada e seja bem-vindo! Vou passar no seu blog, sim.
    Abç

    ResponderExcluir

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!