19 de novembro de 2011

WCC - World Craft Council / Conselho Mundial do Artesanato

Olá pessoal!
Artesanato é coisa tão séria que existe um Conselho Mundial de Artesanato, o WCC ou World Crafts Council, com sede em Nova York/EUA, tendo sido criado por Aileen Osborn Webb, Margaret Patch e Kamaladevi Chattopadhyay. Entrei no site deles e fiquei impressionada com o trabalho que desenvolvem. O WCC é filiado à UNESCO e está presente na África, Ásia/ Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte.
Vejam só o que foi dito pelo fundador, no primeiro congresso:


“quando confrontadas umas com as outras como artistas, as pessoas poderiam se reunir em um espírito amigável e com profundo conhecimento, não importa sua raça ou sua política. Este é o primeiro passo para trazer a paz ao mundo. São as coisas do espírito, as artes do país, que sempre conduziram a humanidade para frente, e é a esse espírito que os artesãos do mundo devem prestar-se "-. Aileen Osborn Webb.

Segundo informações do próprio site, o WCC foi fundado em 1964, sendo uma organização não-governamental sem fins lucrativos e sua finalidade é reforçar o estatuto do artesanato como uma parte vital da vida cultural e econômica, promover a comunhão entre os artesãos do mundo, oferecer-lhes encorajamento, ajuda, conselhos e promover o desenvolvimento econômico por meio de atividades geradoras de renda. Em suma, a missão do WCC procura valorizar artesanato e artesãos, conectando o presente com o passado através da preservação das tradições herdadas, ao mesmo tempo olhando para o futuro através do uso de tecnologia moderna para experimentar, inovar e alcançar novos mercados.

Membros do CMI, participa de projetos com características de cada uma das cinco regiões (África, Ásia Pacífico, Europa, América Latina e América do Norte) e colabora na sua integração e na realização de programas de grande escala. Membros do WCC participam de uma ampla gama de atividades domésticas e internacionais, tais como seminários, workshops, exposições, concursos, programas de intercâmbio e conferências especializadas que se concentram em muitos aspectos do artesanato.

O WCC insiste na necessidade de promover a dignidade, o respeito e a auto-estima dos artesãos, para torná-los celebridades, percebendo que essas pessoas carregam em suas mãos o tesouro vivo da nossa herança cultural. O WCC acredita firmemente que uma nação permanece viva quando sua cultura permanece viva.

O site do WCC fornece informações sobre a organização e sua estrutura, composição e as atividades dos seus membros. Ele é atualizado regularmente para incluir novos itens, tópicos, relatórios e um calendário de eventos no setor de artesanato internacional.


Muito legal isso, não é? 
A imagem é do site.

Vale a pena conhecer o site: http://www.worldcraftscouncil.org
É em inglês, mas o Google tradutor ajuda, né gente?
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!