12 de outubro de 2011

As origens do artesanato - Parte 1

Olá pessoal,
Começo hoje a postar algumas coisinhas sobre as origens do artesanato. Afinal, fazemos artesanato, gostamos muito de fazer, nos dá prazer e alegria e eu acredito que saber um pouquinho mais sobre essa atividade tão antiga e que conquista cada dia mais e mais adeptos, só nos estimula ainda mais. Vou postar vários textos curtos, uma vez por semana, e quem quiser contribuir, fique à vontade!
As fontes de pesquisa são várias e algumas citarei no próprio texto, mas no final haverá referência a todas, dando os devidos créditos. A imagem de hoje encontrei no Google e a fonte é: artesdalumell.arteblog.com.br
Espero que gostem!
Bjs
Ju


Parte 1

O que é artesanato


A palavra artesanato deriva de artesão + ato, designando toda a produção manual de objetos decorativos e utilitários, instrumentos, ferramentas e até alimentos, para citar apenas alguns exemplos. As matérias primas são as mais diversas, orgânicas ou não, e as ferramentas também são inúmeras e muitas delas específicas para cada tipo de produção artesanal.


A produção artesanal tem algumas características que a definem como tal: o artesão dirige a sua própria oficina (na maioria das vezes localizada em sua própria casa), possui as ferramentas de trabalho, define, decide e produz pessoalmente as peças, ou seja, o artesão é o condutor pleno do seu negócio.


Mas, sem dúvida, o que melhor define esta atividade é o “alto grau de satisfação e identificação com o produto”, o que definitivamente não existe nos parques industriais mecanizados e/ou automatizados, onde os bens de consumo são produzidos em série e em larga escala e os seus produtores, os operários, não têm nenhuma relação ou identificação com o que é produzido.  


Isso não quer dizer que não haja produção em série em algumas oficinas artesanais. Há, sim. É só lembrar aquelas feiras onde são vendidos dezenas de objetos artesanais idênticos. É artesanato? É, mas sem característica artística, isto é, não se trata de uma "produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana". (Dicionário Houaiss, verbete Arte), e sim de uma produção essencialmente comercial.


Mas, afinal quando surgiu o artesanato?
Continua no próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários dos cantinhos amigos... É tão bom ler!