17 de maio de 2015

É chegada a hora...

Pensei muito antes de escrever este post. Como tenho uma natureza impulsiva e que não raras vezes me coloca em apuros, corro o risco de arrepender-me, mas o fato é que escrevo agora pela última vez neste blog. Ficará o registro para mim do número 406. 406 postagens desde 12 de Setembro de 2011, quando criei esse cantinho.
Sentirei muita saudade de vocês, mas sempre que possível continuarei minhas visitas e deixarei um recadinho, pois não irei excluir o blog. Ficará na Web como um registro de parte da minha vida. Vivi bons e felizes momentos aqui. Compartilhei descobertas, aprendizados, momentos felizes e tristes, um pouco de mim e de como vivo.
Aprendi muitas, muitas coisas com vocês que me visitam, me acompanham e me deram a oportunidade de conviver e conhecer um pouquinho de cada uma. 
Porém, preciso aceitar que não é mais possível me dedicar como deveria e como gostaria. O blog nasceu com uma finalidade específica, aos poucos foi mudando - até no título - e hoje me dou conta de que, no final das contas, o foco foi perdido e, logo, a identidade.
Cansei de ficar angustiada por não conseguir postar, por deixar o blog abandonado dias e dias, fazendo com que as pessoas passem por aqui e não encontrem nada de novo ou interessante. É como bater à porta de alguém para fazer uma visita e nunca encontrar o morador, entendem?
Tenho visto em muitos outros blogs a mesma situação: falta de tempo! As pessoas estão cada vez mais ocupadas com a vida que nos exige cada vez mais. Isso é um fato.
Há quem consiga dar conta de tudo e ainda ter tempo sobrando. Eu não sou uma dessas pessoas.
Um blog é algo que precisa ser dinâmico, ativo, afinal, é criado para criar um círculo de convívio, mesmo que virtual, mas ainda assim um círculo de convívio que precisa ser respeitado e nutrido como se faz com as amizades na vida real.
Agradeço do fundo da minha alma por terem feito parte desse cantinho, por terem me ensinado tantas coisas, por terem me contado um pouquinho de si em cada comentário, por terem deixado seu carinho, sua solidariedade nos momentos em que precisei. Por me chamarem de amiga, por gostarem das artes que faço e, com isso, me incentivarem nesse aprendizado.
Foi através desse blog que tomei gosto pela costura e pelo bordado! Continuarei costurando, bordando, pintando, fazendo bonecas e outros projetos Tilda, sempre que possível.
E por falar em Tilda, ainda não me decidi totalmente em relação ao blog Mundo Encantado, mas provavelmente também deixarei de postar lá.
Me perdoem também as seguidoras mais recentes, por favor! Obrigada por estarem aqui!
Amigas queridas, fica o meu muito obrigada, um abraço apertado em cada uma.
Tudo de bom para todas e cada uma de vocês!
Que Deus as abençoe, sempre!
Beijinhos
Ju






11 de maio de 2015

In the Garden (bordadinhos)

Em Março compartilhei com vocês meu entusiasmo com o Stitchery club da Jenny , do qual participo desde Janeiro. Hoje quero mostrar dois bordadinhos que consegui finalizar. Eles fazem parte de um conjunto de 6 padrões para bordar, que ela chama de "In the Garden".
Depois de prontos, optei por emoldurá-los utilizando bastidores de madeira.
Na minha opinião ficaram razoáveis e não sei o que vocês vão achar!

Este é o padrão que mais gostei. No centro, um hexágono com tecido Tilda. Aliás, é o primeiro hexágono que fiz...
Uma fita xadrez de algodão dá o acabamento para o bastidor
Este padrão também é bem bonito e gostei muito de bordá-lo.
Nesse bastidor coloquei uma fita de cetim azul
Há um terceiro desse conjunto, que ainda não fotografei e pendurei abaixo do que aparece aí em cima.
Uma feliz semana para todos nós!
Beijinho
Ju


6 de maio de 2015

Trepadeira e relógio do Sol

Gosto muito das plantas trepadeiras, especialmente as que florescem. Elas crescem e se movimentam em busca das alturas, decorando muros, cercas e estruturas de madeira feitas especialmente para elas, colorindo o ambiente, Aqui temos várias, em diferentes pontos e para ganhar as alturas, vale "escalar" até árvores!
Lembra da pedra com "cabeleira" que mostrei em outro post? Olha ela ali, no cantinho direito da foto, toda florida!

Flores que já alcançaram o alto da copa, colorindo o verde 

E ao pé dessa árvore, o relógio do Sol... 

Não dá para ver, mas há algarismos romanos de 1 a 12, gravados na parte interna do metal, 

E você, também gosta de plantas trepadeiras?
Beijinho
Ju



28 de abril de 2015

7 ideias geniais utilizando pneus velhos

No Brasil, mais de 100 milhões de pneus sem uso estão espalhados em aterros, rios, lagos e terrenos baldios. Um verdadeiro desastre ambiental, já que são depósitos de sujeira, acúmulo de água e proliferação de germes e bactérias.
Se cada habitante que possui um veículo se dispusesse a dar um destino mais adequado aos pneus velhos do seu carro, essa situação seria diferente e ideias não faltam!
Capturei apenas 7, entre muitas disponíveis na Web, e achei todas geniais e lindas!

Para quem tem crianças, uma excelente ideia

Um puff para a sala de estar

Um puff para o quarto

E acreditem: é um pneu de bicicleta que virou moldura para espelho!

E estes, então, com grama plantada e pezinhos de madeira?

Um belo puff feito com corda e tem até tutorial!
Gostei muito dessa ideia, para mim a mais simples de reproduzir

Confortáveis "poltronas" para um descanso. Amei a cor laranja!

Ideias criativas e inspiradoras, sem dúvida.
Você gostou?
Já fez alguma arte com pneus velhos?
Uma feliz terça-feira para todos nós.
Beijinhos
Ju





26 de abril de 2015

Arroz brasileirinho

Os brasileiros, na sua grande maioria, não dispensam o arroz nas refeições do dia a dia e há muitas maneiras de prepará-lo, desde o branquinho e soltinho básico que casa perfeitamente com quase todos os complementos típicos brasileiros, até os mais incrementados, herdados da gastronomia de  outros povos. Gosto muito, por exemplo, do risoto à moda italiana, preparado com um tipo de arroz bem específico, o arbório.
Preparar um arroz soltinho exige o cumprimento de regrinhas básicas, isso é um fato, e quando se quer variar sem muitas peripécias na cozinha e sem gastar muito, vale improvisar!
Um exemplo é o que eu chamo de "arroz brasileirinho"
O motivo do nome é óbvio...
Muito fácil e se você quiser preparar, deixo a receitinha!

Ingredientes
1 e 1/2 xícaras de arroz
3 xícaras de água
Sal ou tempero à gosto
1 colher de sopa de óleo de milho
1 lata de milho verde em conserva (se não for no vapor, descarte a água da lata)
1 embalagem de ervilhas congeladas

Modo de preparo
Prepare o arroz como de costume e reserve.
Prepare as ervilhas congeladas seguindo as instruções da embalagem, escorra bem e reserve
Coloque o arroz cozido numa travessa, adicione o milho verde e misture delicadamente com o auxílio de um garfo
Adicione as ervilhas cozidas e escorridas e misture delicadamente, até tudo ficar bem incorporado.
E está pronto!!
Simples assim!!
Se precisar aquecer antes de levar a mesa é só recorrer ao microondas, rapidinho!

E você, gosta de variar o arroz de cada dia?
Conte aqui!
Feliz domingo para todos nós
Beijinhos
Ju








21 de abril de 2015

Lavanderias de sonho

Tenho uma boa lavanderia em casa, não posso me queixar. É pequena, mas cabe tudo que preciso e ainda possui dois armários grandes que servem de depósito para vários itens, além de prateleiras e suporte para pendurar vassouras, rodos, essas coisas. 
Mesmo sendo uma boa lavanderia e que me atende nas necessidades do dia a dia, não posso dizer que seja uma "lavanderia dos sonhos", como essas que encontrei no Pinterest.

Detalhes que chamaram a minha atenção: a beleza dos armários, a luminosidade e a plaquinha "Laundry", uma ideia bem bacana para decorar esse espaço da casa

Nesta, gostei do formato do tanque e dos armários embaixo dele. O simpático varalzinho é uma graça. Eu colocaria prendedores coloridos e não penduraria nada neles!

Aqui, uma luminosidade incrível. Gostei dos tons bege para contrastar com o branco, dos cestos e da janela 

Essa é muito fofa e romântica. A solução para acomodar a tábua de passar é outra ideia bacana, assim como as prateleiras. Para quem não dispõe de armários, uma ótima solução

Outra opção romântica, num belo contraste de azul e branco, mas não acho prático um vaso com flores na lavanderia e tão pouco um tapete. Gosto do piso livre nesse cômodo da casa

Aqui eu gostei dos armários, da ideia do relógio na parede e do contraste de cores

E por fim, essa. Reparem na iluminação embutidas das prateleiras! Adoro treliça e em se tratando de armários na lavanderia é uma ótima opção para lugares de clima úmido. Gostei muito do tom do verde e das bancadas em granito. Tenho uma bancada nesse material na minha lavanderia, mas em outra cor.
O cesto é lindo e bastante útil. Aliás, é um item que preciso providenciar

Gostei de todas. E você?
Um feliz fim de noite para todos nós!
Beijinhos
Ju





19 de abril de 2015

Chaleira elétrica

Quem cozinha sabe como é importante ter sempre água quente à mão, seja para o preparo de algum alimento, seja para enxaguar alguma louça depois de lavar ou para escaldar a pia e a esponja de louças.
No meu caso, utilizo água quente nas situações que mencionei. Tenho uma lava-louças - invenção maravilhosa, diga-se de passagem - , mas não utilizo todos os dias, então, gosto de escaldar com água fervente após lavar a louça, especialmente os talheres. 
Mas onde quero chegar como esse ti-ti-ti sobre água quente? Bem, comumente usa-se chaleira que vai ao fogo e existem algumas muito bonitas, verdadeiras peças de decoração. Porém, optei por uma chaleira elétrica, pois a água aquece muito rapidamente e não fica ocupando espaço em cima do fogão.
Vejam
Ela é uma gracinha e quando em funcionamento acende essa luz azulada que a deixa mais bonita ainda
Tem capacidade para 1,7 litros 
No meu caso ela tem uma vantagem a mais: após atingir o ponto de ebulição desliga sozinha e não corro o risco de esquecer a chaleira no fogo, como já aconteceu várias vezes com as chaleiras convencionais
Deixo sobre a bancada da pia, já plugada na tomada e é só abastecer e ligar quando necessário.
É muito fácil de higienizar após o uso.
Coisinhas práticas para o dia a dia que eu adoro!
E você? Gosta de ter água quente à mão quando está na cozinha?
Um feliz domingo para todos nós!
Beijinhos
Ju

17 de abril de 2015

Quatro meses depois...

Gosto de violetas, mas acho que elas não gostam muito de mim! Digo isso porque sempre comprei e poucas vezes consegui fazer com que elas me presenteassem com suas delicadas flores. Quando questionava com os vendedores, me diziam: "Violetas são muito sensíveis e muito chatas! Elas é que escolhem o lugar onde irão florescer."
Sobre as regas, já ouvi de tudo e já tentei de tudo.
Mas, teimosa que sou, mantenho dois vasinhos em casa que há muito tempo só dão folhas e mais folhas. Robustas, bonitas, é verdade. Mas flores? Ai, ai.
Em Dezembro fiz mais uma tentativa e comprei 3 novos vasinhos, tendo o cuidado de escolher plantinhas já com flor, mas também com botões por abrir.
Coloquei no peitoril da janela da minha cozinha, para acompanhar bem de pertinho as novas aquisições.
Passei a regar dia sim, dia não e desde Dezembro assim tenho feito.
As flores morreram, os botões abriram e, no final, somente folhas! Mais uma vez a história se repete. Mas continuei regando e cuidando das plantinhas que tanto gosto.
E eis que, um belo dia, observo e me deslumbro: quatro meses depois as minhas violetinhas decidiram me recompensar e quero compartilhar minha alegria com vocês!
As três juntinhas no peitoril
A da esquerda, repleta de mimosos botões já elevadinhos
A da direita, com botões ainda escondidinhos sob as folhas 
E a do centro, neste tom rosa radiante! 
 Finalmente elas me deixaram bem feliz!
E você, gosta de violetas? Como cuida delas para que floresçam o ano todo?
Conte aqui!
Beijinhos
Ju



13 de abril de 2015

Como dobrar lençol com elástico

Não sei vocês, mas se tem uma coisa que me dá nos nervos quando se trata de organizar a roupa de cama é dobrar lençol com elástico, especialmente se eles são tamanho king!
Bem, a tortura acabou depois que encontrei essa dica ótima para os lençóis e as fronhas ficarem bem arrumadinhos no armário!
Assim
Bom, né?
Então, vamos às imagens que emprestei daqui: Imperfecthomemaking
Elas falam por si, mas se quiserem ver todos os textos explicativos (em Inglês), basta clicar no link acima.

1º passo
2º passo 
3º passo
4º passo
5º passo
6º passo
7º passo 
Aqui estão os lençóis de baixo (com elástico) e o de cima, dobrados no mesmo tamanho
E por último, as fronhas: há quatro opções, como vocês podem ver na imagem 
Eu prefiro arrumar seguindo a opção na última imagem à direita, embaixo: as fronhas ficam embutidas entre os dois lençóis.
Gostaram?
E você? Também sente dificuldade na hora de dobrar os lençóis com elástico? Então experimente essa dica!

Uma ótima semana para todos que passam por aqui.
Beijinhos
Ju




27 de março de 2015

Aqui tem jasmim e pedras com "cabelo" (?!)

Em frente à nossa cozinha há um pé de jasmim, muito perfumado. Possui folhas de um verde intenso, que ganham um lindo contraste quando as florezinhas perfumadas surgem...
 Com direito a visitas...
Há muitas pedras no jardim, de todos os tamanhos e formatos. Ainda farei um post sobre elas.
Mas hoje quero que conheçam as pedras com "cabelo". É assim que eu as chamo (risos)...
Essa tem a "cabeleira" em forma de coroa
 Essa, uma "cabeleira" tímida
 E essa, uma "cabeleira" abundante!
Detalhes do jardim que não me canso de apreciar, registrar e gosto de dividir com vocês porque sei que também amam a natureza!
Desejo que o nosso fim de semana seja abençoado e muito, muito feliz!
Beijinhos
Ju

26 de março de 2015

Mimando a cozinha... (de novo?!)

Aqui em casa fazemos as refeições na cozinha, salvo quando há mais pessoas e, nesse caso, vamos à sala de jantar. A mesa da cozinha tem espaço para três pessoas e até há pouco tempo utilizávamos banquinhos de madeira nos quais fiz uma arte que mostrei aqui.
Tanto tempo depois disso é claro que enjoei... 
Cismei que precisava renovar e queria cadeiras ao invés de banquinhos... Sem programar, outro dia fomos ao Leroy Merlin e passeando pelo setor de itens para varandas e jardins me deparei com um conjunto em ferro que chamou minha atenção pela delicadeza dos detalhes torneados. Então pensei: "por que não?" 
O conjunto era formado por mesa e quatro cadeiras. Me certifiquei se os itens poderiam ser vendidos individualmente. Sim, poderiam! Feliz da vida, trouxe minhas duas cadeiras! E porque duas, se eram 3 banquinhos?? Por duas razões: primeiro, meu enteado mudou para sua própria casa e agora somos apenas eu e o marido; segundo, porque o espaço sob a mesa só comporta duas cadeiras.
A mesa tem tampo de vidro e pés de granito, combinando com o ferro das cadeiras e gostei da composição:
 Essa treliça no assento é muito bonita
São pesadas e muito confortáveis.
E a minha cozinha ganhou novos ares!

E você? O que tem feito para mimar sua cozinha?

Desejo uma feliz quinta-feira para todos que passam por aqui.
Beijinhos
Ju

25 de março de 2015

Coisinhas práticas para o dia a dia na cozinha!

Não tem jeito: após uma refeição sempre há sobras!
Então, o jeito é armazenar da melhor forma possível. Há quem opte por guardar no freezer, e dependendo do tipo de sobra essa opção pode ser a melhor, mas naqueles casos em que a geladeira basta, pois iremos reutilizar no mesmo dia o que sobrou do almoço, por exemplo, eis uma opção bem prática e de vários tamanhos
 Vão ocupar muito espaço no armário? Que nada! 
Acomodam-se lindamente uma dentro da outra...
Com todas as tampas arrumadinhas!

Esses vasilhames não são adequados para freezer, pois as tampas não fecham hermeticamente, então, é só para guardar sobras que serão utilizadas no mesmo dia.
Bonitinhas e higiênicas.
Coisinhas práticas para o dia a dia na cozinha!

E você? Como gosta de guardar as sobras do almoço ou do jantar?

Uma ótima quarta-feira para todos que passam por aqui.
Beijinhos
Ju


24 de março de 2015

The Stitchery Club (by Jenny Reynolds)

Como já é sabido, sou uma aprendiz de tudo um pouco e no universo das artes manuais comecei com découpage, depois enveredei para pinturinhas simples e modestas, em seguida me apaixonei por costura, descobri  o patchwork, o mundo encantado Tilda e, claro, uma coisa leva à outra e eis que quando dei por mim os bordadinhos me conquistaram! Com pontinhos simples e fáceis vão surgindo coisinhas... Nessa lista não estão o tricô e o crochê, mas como não se pode dizer "desta água não beberei", quem sabe um dia?
Todos esses fazeres são milenares e, felizmente, nem mesmo a inundação tecnológica no mundo contemporâneo consegue torná-los obsoletos. Ao contrário: a cada dia ganham mais e mais adeptas!
São fazeres que proporcionam bem-estar, estimulam o senso lúdico, a criatividade e trazem felicidade, sem dúvida! Praticados em grupo estimulam a reunião de pessoas e a troca de vivências e experiências.
Mundo afora encontra-se grupos os mais variados, o que inclui aqueles em que as pessoas quase nunca se encontram, pois são virtuais. Um deles é o Stitchery Club, criado pela doce Jenny Reynolds , a Jenny do elefante. Você já a conhece?
O clube da Jenny é um saboroso convite ao bordado associado à costura, resultando em lindos e delicados projetos que podem ser utilizados de diferentes maneiras.
Associei-me ao clube no começo deste ano e já estava no quarto mês. Após inscrever-se, cada membro recebe mensalmente via e-mail, todo dia 17, 6 padrões diferentes, todos sempre lindos, acompanhados de detalhadas instruções e sugestões de utilização: quadrinhos, blocos de patchwork, panôs...
Não é gratuito, precisa ser dito, mas também não é caro e é possível desligar-se a qualquer momento, sem qualquer problema.
Bem, vamos aos projetos que já recebi desde que me associei:
Comecei no quarto mês (no caso, Janeiro) e recebi estes padrões

Em Fevereiro recebemos estes

E agora em Março este projeto com as letras do alfabeto
Além desse panô lindo, há vários bônus deliciosos!

No mês de Abril receberemos um projeto maior, cuja execução exigirá 6 meses e já estou ansiosa para ver!
Estou apaixonada e vou guardando todos numa pasta, fazendo os que mais gosto aos poucos, conforme o tempo de que disponho me permite. No próximo post mostrarei o que já consegui fazer.

E você? Também é membro de algum grupo semelhante?  Conte aqui!

Beijinhos
Ju