30 de janeiro de 2012

O que fazer quando a tinta não dá uma boa cobertura?


Olá!
A dica dessa semana é sobre as tintas acrílicas base água para artesanato. Você já deve ter passado pela experiência de comprar uma cor que ainda não havia experimentado e, ao aplicá-la, percebe que a cobertura não é a que você esperava.
Se a tinta for de boa qualidade, isso acontece porque ela é do tipo “transparente”. Saber a diferença entre tinta opaca e tinta transparente é ter uma informação preciosa, pois ela indica previamente se precisaremos usar menos ou mais demãos para obter a cobertura que desejamos nos nossos trabalhos. Isso significa poder decidir entre gastar mais ou menos dinheiro para produzir uma peça, sem perda de qualidade.
As tintas transparentes contêm menos pigmentos, permitem a passagem da luz e são muito fáceis de serem misturadas entre si. Por terem menos pigmentos e permitirem a passagem da luz, elas exigem mais demãos para se obter a cobertura ideal.
As tintas opacas, ao contrário, contêm mais pigmentos e não permitem a passagem da luz. Por esses motivos, com menos demãos nós conseguimos o efeito desejado. Para você ter idéia, algumas tintas são tão boas que cobrem perfeitamente com apenas uma demão!
Agora vem a pergunta: como saber se uma determinada tinta é opaca ou transparente? O ideal seria que os fabricantes indicassem nos rótulos essa característica, mas não é assim. Na verdade, no mercado nacional apenas um fabricante de tintas para artesanato pratica essa atitude. As tintas provenientes dos Estados Unidos, por exemplo, e que também são encontradas em poucas lojas do ramo, trazem essa informação.
Assim, se não utilizamos tintas que contém essa informação, é a prática que vai mostrando e aí, vamos gastando mais do que precisaríamos!
Mas, sempre tem uma saída.  Caso você tenha uma tinta que ainda não tenha utilizado, faça um teste prévio em uma placa de madeira ou MDF. Na primeira demão já vai perceber a capacidade de cobertura; se concluir que ela é transparente utilize uma base acrílica também colorida, e não branca, pois vai piorar o problema. A base branca só é boa para receber as cores claras.
Felizmente, no mercado nacional há bases acrílicas coloridas e as indicações são as seguintes:
Base verde: fundo para receber todos os tons azuis e verdes
Base vermelha: fundo para receber todos os tons marrons e vermelhos
Base preta: fundo para receber todas as cores metálicas
Se você não tem base colorida, outra dica é aplicar as demãos de base branca misturada com um pouco da tinta que vai ser utilizada depois.
Até a próxima!
Bj



Crédito da imagem: exame.abril.com.br (Google imagens)

29 de janeiro de 2012

Organizador para o café




Olá!
Aproveitei o sábado chuvoso para fazer esse organizador para o café, em cerâmica, com découpage interna e externa.
É ótimo para colocar os itens básicos que sempre vão à mesa! Além de decorar o ambiente, acaba com aquele "tira e põe" do armário todo dia!
Usei a cor avelã como primeiro fundo; depois, chocolate. Duas demãos internamente e efeito manchado na parte externa, para combinar com o mesmo efeito na estampa. As bolinhas brancas representam o leite; as em tom avelã, café com leite! A cor chocolate, nem precisa dizer! Reproduzi as florzinhas do bule e das xícaras na parte externa, aproveitando as reentrâncias da peça.
Espero que gostem.
Até a próxima e ótimo domingo.
Bj
Ju

26 de janeiro de 2012

Passo a passo: vaso decorativo Losangos


Boa tarde!
Como havia prometido, trouxe o passo a passo do vaso decorativo Losangos (post de 17/01), para vocês!
Vamos lá!

Materiais
Vaso de cerâmica alto
Lixa 320
Fita crepe
Base acrílica para artesanato
Pincel de cerdas
Rolinho de pintura
Tinta acrílica nas cores de sua preferência (utilizei verde musgo, chocolate, marrom dourado, amarelo ocre e dourado solar)
Pinta-bolinhas (opcional)
Verniz acrílico

Mãos à obra!
1. Limpe e lixe toda a peça;

2. Aplique duas demãos de base acrílica;

3. Visualize mentalmente o desenho que pretende fazer. Eu escolhi losangos estilizados que envolvessem toda a peça, de modo que eu pudesse variar sua posição, sem perder a visibilidade dos losangos;

4. Reproduza o vaso no papel e defina a posição do desenho: isso vai ajudar muito no próximo passo! Quando fizer isso, já escolha todas as cores que irá utilizar; (não escolhi as cores aleatoriamente, e sim em função do ambiente: minha casa tem muitos tons verdes (jardim), tons de terra (pisos cerâmicos) e marrons (esquadrias de madeira). Quanto ao dourado solar, eu queria um contraste, mas não intenso, e o dourado se presta bem a isso, além de dar luminosidade).

5. Definido o desenho, aplique duas demãos de dourado solar nos locais em que você irá aplicar a fita crepe para definir o desenho escolhido. (A ideia é criar campos de delimitação para aplicar as outras cores, então essa tem que ser mais clara, mas não necessariamente dourado).  Essa parte é bem trabalhosa, pois você terá que visualizar mentalmente os locais que irão receber a fita; use o desenho no papel como guia!

6. Depois de totalmente seco, aplique a fita crepe seguindo o roteiro que você desenhou no papel. Assente bem, para proteger a pintura que está sob a fita;

7. Definidos os locais com a fita, agora aplique as outras cores, seguindo o seu roteiro inicial; dê quantas demãos forem necessárias para assegurar boa cobertura; aplique uma cor de cada vez. Na metade do tempo de secagem, retire delicadamente a fita, puxando-a no sentido contrário à área que foi pintada. Se perceber que precisará fazer alguns retoques, deixe essa parte para o final de todo o trabalho de pintura;

8. Depois que aplicar todas as cores, examine a peça para verificar necessidades de retoques e faça-os;

9. Finalize a decoração do vaso acrescentando detalhes, se quiser; (no meu caso, demarquei os cruzamentos com pequenos losangos e em torno deles pus bolinhas. Apliquei bolinhas também em vários locais do vaso, utilizando as mesmas cores, porém, jogando com os contrastes).

Pronto! Sua peça está finalizada!

DICA: Se for utilizar o dourado solar como a cor de contraste, aplique com esponja, dando batidinhas. Fica melhor do que com o pincel.

Bjs
Ju

23 de janeiro de 2012

Como diminuir as marcas das dobras do guardanapo para découpage

As dobras chatinhas...

Com o peso do vidro. Vê como diminuem?
Boa tarde!
A dica dessa semana é sobre guardanapos para découpage. Quem utiliza essa técnica, sabe bem que o maior desafio é aplicar o guardanapo sem deixar ruguinhas ou bolhas de ar.
Bem, quando compramos guardanapos para découpage, eles estão dobrados e as dobras costumam ser bem evidentes. Essas dobras ajudam a dificultar nosso trabalho, então eu faço o seguinte: abro os guardanapos, ajeito todas as dobras e os coloco entre duas placas de vidros pesadas. Com o passar do tempo, as dobras não desaparecem 100%, mas diminuem muuuuito, facilitando o seu trabalho na hora de aplicar na peça.
Dá um certo trabalhinho ajeitar, mas depois compensa.
No lugar dos vidros, 2 livros pesados também servem.
Se você já faz isso, ótimo. Se não, experimente!
Se você tem muitos guardanapos, organize-os por categorias e faça o mesmo procedimento. Isso facilita na hora de encontrá-lo quando precisar.
Ótima semana!
Bj
Ju

22 de janeiro de 2012

Álbum 3: Metal e Vidro

Vasinhos feitos com frascos de vidro
Frascos para sachês de chá

Frascos para botões

Pote de vidro transformado em vaso

Chaleirinha decorativa






Olá,
Publicando o Álbum 3, com as imagens dos trabalhos feitos em objetos de metal e vidro. A principal característica desses trabalhos é o reaproveitamento de embalagens ou de objetos fora de uso, dando-lhes novos visuais e utilidades. Coisas que costumam ir para o lixo, mas milhões de pessoas, em todo o mundo, preferem reutilizá-las, poupando o meio ambiente e exercendo a criatividade. Eu sou uma delas!
Bj
Ju

21 de janeiro de 2012

Álbum 2: Cerâmicas
























Olá!
Agora é a vez do Álbum 2, com meus trabalhos de arte decorativa utilizando peças de cerâmica. Nem todos têm découpage. Para quem ainda não viu, fica fácil e rápido vê-los agora. Para quem já conhece, um "review"! :-) Mais detalhes de cada peça são encontrados nas respectivas postagens.
Se quiser algum passo a passo, é só dizer!! :-)
Bjs
Ju

20 de janeiro de 2012

Passo a passo caixas para chá e sucos


Olá,
Algumas pessoas me pediram o passo a passo das caixinhas para sachês de chá e suco. Aqui vai!! O procedimento é quase o mesmo para ambas.

Lista de materiais
- Caixa de MDF para chá
- Caixa de MDF para suco
- Lixa para madeira grão 220
- Lixa d'água grão 320 ou 400
- Pincel de pelo para a tinta (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Pincel de cerdas para a base acrílica (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Pincel velho para a cola
- Rolinho de pintura (escolha um tamanho proporcional ao da peça)
- Base acrílica para artesanato
- Tinta acrílica para artesanato (escolha cores que harmonizem com a estampa a ser utilizada na découpage; eu utilizei verde pistache e verde musgo para a caixa de sucos e as cores palha e pêssego para a caixa de chá) (eu uso Decorfix ou Acrilex, mas ultimamente estou preferindo a Decorfix)
- Verniz acrílico spray ou cera incolor (o verniz pode ser fosco ou brilhante, depende da preferência)
- Cola para découpage de superfícies (eu uso a da Mural Color)
- Fita crepe (prefira as de boa qualidade, que têm bastante aderência)
- Papel ou guardanapo para découpage (em ambas as caixas, utilizei papel. O da caixa de chá é da Litoarte, código PD-447; o da caixa de suco também é da Litoarte, código PD-079)
- Tesoura para recortar o papel (eu uso a da Tok e Crie)
- Espátula para découpage (se você não tiver a espátula própria para découpage, utilize um paninho macio para assentar a figura na peça)
- Recipiente com água para os pincéis
- Esponja
- Paciência e capricho! Risos!

Mãos à obra!
1. Se as peças escolhidas tiverem ferragens, retire-as e reserve. Não sendo possível, após lixar as peças isole as partes metálicas com fita crepe, cuidando para não invadir a área a ser pintada.

2. Lixe toda a peça com a lixa grão 220. TODA A PEÇA, incluindo detalhes internos e externos, o melhor que puder. Essa parte exige paciência.

3. Retire todo o pó e aplique a base acrílica com o pincel e em seguida, passe o rolinho para tirar todas as marcas; aguarde secagem e aplique mais uma demão.

4. Lixe novamente a peça, agora com a lixa grão 320.

5. Retire o pó.

6. Como são utilizadas duas cores em ambas as peças, defina as áreas e as cores que irá utilizar; com a fita crepe isole as respectivas áreas. Aplique a fita de modo que fique bem aderida, para que a tinta não passe por baixo, comprometendo a outra área.

7. Separe as tintas. Agite bem os frascos.

8. Com o pincel macio, levemente úmido, aplique uma demão da tinta escolhida. Passe o rolinho. Aguarde secagem. Dê quantas demãos forem necessárias, até a total cobertura. Aguarde secagem entre as demãos, e sempre aplique o rolinho, para não ficar marcas do pincel. Faça esse procedimento nas duas peças, até a finalização da pintura de ambas, com as duas cores escolhidas. Entre uma secagem e outra, limpe os pincéis.

9. Após a finalização e secagem total, verifique se há alguma imperfeição e corrija. Se achar que deve, aplique muito suavemente uma lixa grão 400, para retirar qualquer aspereza. Faça isso sempre que achar necessário. O lixamento da peça é fundamental para a qualidade do trabalho

10. Selecione as figuras nos papéis e recorte-as com paciência e cuidado, para que não fiquem sobras indesejáveis nas bordas.

11. Analise as peças e defina os locais onde irá colar as figuras.

12. NO CASO DA CAIXA DE CHÁ, ANTES DE COLAR AS FIGURAS, APLIQUEI A TÉCNICA DO ESPONJADO NA TAMPA E NA PARTE POSTERIOR. É ASSIM: UMEDEÇA A ESPONJA NA TINTA MAIS CLARA E DÊ BATIDINHAS NOS LOCAIS QUE VOCÊ QUEIRA QUE FIQUEM  LEVEMENTE  "MANCHADINHOS". AGUARDE A SECAGEM E SÓ ENTÃO COLE AS FIGURAS.

13. Com o pincel, aplique de maneira uniforme a cola nos locais onde serão aplicadas as figuras. Cole uma de cada vez. Ponha pouca cola no pincel. Assim que aplicar, deposite o pincel no recipiente com água.

14. Aplique a figura sobre a cola. Com a espátula, alise-a para aderir bem à peça, do centro para as bordas. Se não tiver espátula, pegue um pedaço de plástico transparente, coloque sobre a figura e, com um paninho macio, alise-a bem para não ficarem rugas ou bolhas, também do centro para as bordas. Faça esse procedimento com todas as figuras, nas duas caixinhas.

15. Agora, você vai aplicar cola sobre as figuras, isso mesmo. Pouca quantidade, delicadamente.

16. Aguarde secagem total por 72 horas. Esse tempo é o ideal, mas pode variar dependendo do nível de umidade do local: mais úmido, mais tempo de espera.

17. Depois de totalmente seco, recoloque as ferragens (caso as tenha retirado), limpe eventuais vestígios de poeira e aplique o verniz ou a cera incolor, seguindo as instruções da embalagem.

Pronto! Suas caixinhas estão finalizadas!

DICAS: 
- Ao escolher as peças, observe todas as possíveis imperfeições. Quanto melhor a peça, menos trabalho;
- Reúna todo o material antes de iniciar seu trabalho. Tenha tudo à mão e próximo de você. Escolha um local  iluminado, livre de poeira e de umidade; o ideal é trabalhar com a luz do dia;
- Quando mergulhar os pincéis no recipiente com água, molhe apenas as cerdas;
- Tenha uma toalha velha, mas limpa, à mão, para secar o pincel quando retirar do recipiente e reutilizá-lo com o mesmo produto;
- Existem cores de tinta opacas e transparentes. As opacas dão melhor cobertura quando aplicadas e exigem menos demãos. No Brasil, só a Mural informa esse detalhe no rótulo, mas tem poucas opções de cores. Assim, só a prática é que vai nos mostrando. As cores que eu utilizei, felizmente, não são transparentes.
- Finalizado o trabalho, limpe bem seus pincéis e rolinhos;
- Guarde todo o material em local protegido da luz e da umidade;
- Se sobraram figuras, guarde-as, pois poderão ser úteis em outros trabalhos;
- Use sua inspiração, criatividade e moderação para distribuir as figuras nas peças;
- Para rever as peças, visite o Álbum 1 em "Meus Álbuns", aqui no blog. Qualquer dúvida, é só perguntar.

Bom trabalho! Depois, me contem!
Ótimo final de semana!
Bjs
Ju

"Divulgando Blogs Amigos": campanha no mybelleessence! Participe!

Olá, meninas!
Mais um espaço para divulgação dos nossos blogs. Amei a ideia da Simone e já estou participando!
Vejam o selinho, que graça!
Bjs
Ju


http://mybelleessence.blogspot.com/p/divulgacoes.html#comment-form

Lc Mildred rives x Cattleya Jaguariuna


Bom dia!
Mais uma orquídea para vocês admirarem! Essa foto eu fiz em janeiro do ano passado. Esses nomes um pouco estranhos indicam a denominação científica da planta e também significa que se trata de uma híbrida. Pesquisei, mas se estiver errado, peço que alguém que entenda de orquídeas me corrija!
Ela não é linda, gente?
Bjs
Ju

19 de janeiro de 2012

Álbum 1: MDF e madeira






Casa de passarinhos





Luminária Tulipas

O vaso ao fundo também é criação minha! Ele vai aparecer melhor no álbum 2!

Porta-rolo de papel












Olá!
Nem todas as pessoas que visitam nossos blogs têm tempo de espiar todos os itens. Pensando nisso, decidi criar um marcador chamado "Álbuns da Ju", onde estarão as imagens das peças que postei desde a ativação do meu cantinho, em setembro do ano passado. Hoje começo com o Álbum 1: MDF e madeira.
Quem gostar da ideia e ainda não fez seus álbuns no blog, aproveite a dica!
Bjs
Ju