Eu sei, estou ausente estes dias... Está difícil encontrar tempo para o blog. Eu sinto tanto, pois é tão bom estar aqui com vocês. Domingão, marido assistindo corrida na TV, enteado no quarto falando com a namorada no computador e eu fugi um pouquinho das obrigações pós-almoço (oh, My...) e sentei para conversar com vocês. Tenho novidades, mas só vou poder mostrar aos poucos, durante a semana.
O que eu trago hoje é sobre natureza, vida silvestre, que adoro, principalmente quando está muito próxima. No jardim aqui de casa, por ser muito grande e com muita vegetação, há várias espécies de animais silvestres que moram ou vem se alimentar e vão embora. Entre os residentes fixos a lista é grande e inclui até tatus! A maioria dos bichinhos tem hábitos noturnos e é difícil flagrá-los em atividade. Ultimamente meu marido tem saído à noite pelo jardim com uma lanterna e as surpresas tem sido muito gratificantes: são gambazinhos, coelhos, tatu, porco-espinho... Tivemos a ideia de instalar câmeras em vários pontos estratégicos do jardim para que possamos ver esses animazinhos em atividade sem que eles se assustem. Ainda não compramos o equipamento, mas assim que a ideia sair do papel será uma festa!
Bem, mas nem tudo são flores, porque nossos cachorros às vezes se deparam com esses bichinhos e alguns já foram vítimas deles. Porém, estamos tendo mais cuidado e assim que anoitece recolhemos todos os cachorros para que não tenham acesso ao jardim até a manhã do dia seguinte. Antes eles ficavam até tarde com acesso à área externa. A casa é muito grande, cada um tem sua caminha e todos ficam felizes dentro de casa. Não gostamos de cachorro longe de nós, presos em coleira, em canil ou o que seja.
Também já aconteceu de nossos pets encontrarem alguns bichinhos nem tão fáceis de capturar... Estou falando do Porco-espinho. É gente, aqui tem Porco-espinho! E já podem imaginar, né? Somem cachorro+Porco-espinho= cachorro espetado! Sorte que nas vezes em que aconteceu, foram poucos espinhos, mas dá um trabalho! Os superficiais a gente consegue tirar em casa, sem problemas, mas há outros que só veterinário dá jeito. E fica aqui a dica: se alguém tiver cachorro em casa e passar por essa experiência, leve ao veterinário para extrair os espinhos, porque dói muito tirá-los sem sedativo.
Então, falando em Porco-espinho, outro dia, em plena tarde, percebi que dois pets latiam sem parar embaixo do abacateiro. Larguei o que estava fazendo e fui ver. Era simplesmente um Porco-espinho que decidiu sair da toca em pleno dia para comer abacate. Sério! É que os abacates que caem ficam no chão e serve de alimento para muitos bichinhos, inclusive o Porco-espinho.
Então, recolhi os pets, peguei a câmera e voltei lá, pois precisava registrar aquele visitante.
As imagens não ficaram muito boas, pois ele logo percebe a presença da gente e se encolhe todo.
Aqui parece uma bolinha atrás da planta
Encolhidinho, morrendo de medo de mim. Porém, é um animalzinho que se defende muito bem e a melhor coisa que se faz é não irritá-lo. Percebem as pontas dos espinhos? Estes têm a ponta preta, meio alaranjada pela luz solar.
Aqui quase dá para ver a carinha dele...
Pena que a foto ficou ruim, mas se pode ver o focinho. Ele é muito bonitinho, gente
Resolvi deixa-lo em paz e saí dali fazendo esta última imagem
O Porco-espinho ou Coendou prehensilis está presente em todo território brasileiro, vive em média 10 anos e seus predadores naturais são os grandes felinos e os cães. Mas o maior predador desse animalzinho é o ser humano. São mortos durante as queimadas de florestas e durante caçadas.
Segundo os especialistas, as partes superiores do Porco-espinho são cobertas com fortes espinhos farpados de coloração branca ou amarelo pálido na base e na ponta, e preto ou marrom escuro no centro. Estes "espinhos", que na verdade são pelos duros modificados (vibrissas), alcançam até 10 cm e estão presentes na cabeça, pernas e parte anterior da cauda. A região ventral é mais clara que a dorsal e é coberta por espinhos pequenos e macios. Sua cauda longa e preênsil tem entre 30 a 57 cm, com a parte anterior espinhosa e a posterior nua. Esse animal tem em média 54 cm de comprimento e pesa cerca de 4 kg.
Ele se alimenta de sementes de frutos, cocos, cascas de árvores e provavelmente folhas. Aqui em casa, comem abacate. É um animal solitário, sai à noite ou na hora do crepúsculo em busca de alimento. De dia descansa no alto das copas das árvores ou abriga-se em troncos ocos. Tem movimentos lentos, mas está bem adaptado para a vida nas árvores, usando a cauda para prender-se aos galhos e mover-se entre as árvores.
A gestação que dura de 195 a 210 dias, nascem um ou dois filhotes com cerca de 390g. Ele é alimentado diariamente pelos pais por cerca de 70 dias.
Recentemente foi descoberta uma nova espécie de Porco-espinho no Nordeste do Brasil, vocês viram na TV? É o Porco-espinho Coendou speratus, esse aí da foto:
Segundo a reportagem, a "nova espécie de porco-espinho foi descoberta no estado de Pernambuco, em uma área preservada de Mata Atlântica, e descrita em um estudo publicado na última semana no periódico científico "Zootaxa". O animal foi identificado por uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor de zoologia Antônio Rossano Mendes Pontes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Coberto com espinhos castanho-escuros com a ponta avermelhada, é conhecido pelos moradores da região como "coandu-mirim", segundo a agência de notícias Associated Press. Ele foi batizado de Coendou speratus pelos pesquisadores. O termo "speratus" remete à palavra em latim para "esperança", e foi escolhido devido "à esperança que temos pelo futuro da espécie", disse Pontes em entrevista à agência.Os pesquisadores calculam que haja quatro porco-espinhos desta espécie por km² na mata da área que abrigava a Usina Trapiche, onde o animal foi descoberto.
O professor de zoologia, no entanto, põe em dúvida a existência de outros porco-espinhos deste tipo fora da região, diz a agência. O animal divide o habitat remanescente com outra espécie de porco-espinho, maior e já conhecida.
O Coendou speratus se alimenta basicamente de sementes, segundo os cientistas. Ele possui um nariz pontudo e uma causa longa e flexível que ajuda na locomoção entre as árvores, mas o animal não consegue saltar entre elas. O porco-espinho é forçado a escalar para subir ou descer de árvores quando os galhos não estão próximos uns dos outros, dizem os pesquisadores.
O animal é ativo à noite e tem como predadores os felinos selvagens, como onças, e cachorros domésticos. Mas a principal ameaça à espécie é a presença de seres humanos, disseram os cientistas à Associated Press.
"As pessoas são responsáveis pelo desmatamento e pelas queimadas nas florestas, e algumas vezes caçam eles mesmos os porco-espinhos", disse Pontes em entrevista à agência. Ele vem pesquisando o pequeno trecho de Mata Atlântica preservado na região Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco e Alagoas, desde 2000.
"Levando em conta a destruição da área, em que 98% da cobertura original de Mata Atlântica no Nordeste já foi perdida, várias espécies podem ter sido extintas antes de serem conhecidas pelos humanos", pondera Pontes."
E querem ver um filhotinho de Porco-espinho? Eu encontrei essas imagens e amei!
Parece um cachorrinho...
A reportagem que transcrevi e a foto da nova espécie estão aqui: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/04/nova-especie-de-porco-espinho-e-descoberta-por-cientistas-brasileiros.htmlAs imagens do filhotinho encontrei aqui: http://www.hm9.com.br/blog/v2/2009/08/31/foto-do-dia-filhote-de-porco-espinho/
Amigas, obrigada pelo carinho e tenham um feliz final de domingo.
Beijinhos
Ju
Ju..adorei o seu pequeno amiguinho...
ResponderExcluirAi, como eu adoraria tê-lo assim, pertinho de mim...
Mas, vc tem razão...se um cãozinho o morde, pode ficar tudo infeccionado, tadinho...(aconteceu com o cãozinho da minha amiga, precisaram levar o Toby no vet para extrair os espinhos do narizinho).
Adorei ler sobre ele, conhecer mais um pouquinho desse mamífero.
Tenha uma ótima noite,
beijinhos,
Lígia e =^^=
Há ...Jú !!!
ResponderExcluirEu quero um porco espinhos pra mim...rsrsrsr ...
Menina que fofura eles são quando pequenos.
Adorei saber um pouco mais deste mamífero tão peculiar.
Uma ótima noite de domingo !
Beijinhos!
Sonia Faria
Querida Ju, já disse, mas repito, tu vives no paraíso! Esse é exatamente o local onde, se/quando voltar a nascer, eu quero viver.
ResponderExcluirLamento saber que o teu tempo escasseia. Às vezes, sinto o mesmo, mas lá vou conciliando os meus interesses.
Sonhaste comigo, amor? Que lindo!
O meu cabelo natural é castanho, mas agora, para disfarçar uns quantos brancos, tenho madeixas loiras. Curtinho é que não, nunca foi. Não me vejo de cabelo curto!
Já visitei o sul do Brasil. Estive em Florianópolis há uns anos atrás e gostei muito. Vi regiões com fortes marcas portuguesas, principalmente de comunidades açoreanas.
É verdade, querida, comprei uma base de corte que facilita imenso o trabalho. Acabaram-se as costuras tortas. Gostaria de comprar o tal cortador circular, mas tenho uma dúvida. Será que ele não danificará a base de corte, já que é tão afiado?
Minha linda, deixo-te um grande beijinho (muito, muito amigo) e desejo-te uma semana feliz!
Nina
Que fofinho que ele é amiga! Que jardim incrivel esse seu,tem de tudo..rss.bjos e uma ótima semana
ResponderExcluirQue coisinha linda, Ju.
ResponderExcluirSim, ele devia está assustado com os latidos.
Hoje em dia, virei "babaca" no sentido de que quero abraçar e proteger tudo quanto é animal.
Só não entra na minha lista, ou no meu coração, sapos, Ju.
oi amiga querida, até enfim apareceu saudade...
ResponderExcluirah! quando edu chegar da escola vou mostrar para ele , ai mesmo que vai perturbar para conhecer os cachorros...ele já enche o saco para conhecer a dona da fabrica de tilda e de tildo tambem por ele...
lindo demais adorei beijocas,fique em paz.
tenha uma semana abençoada.
Ju, fico rindo sozinha com o comentário que vc fez para os pasteis horríveis da Clarice.
ResponderExcluirClarice é dose. Detraquê, toda.
A gente fala e ela não consegue entender.
Pastel uma coisa tão facil e ela faz aquele horror.
Ju mis niños tuvieron de mascota un puerco espín pero era muy aburrido , dormid de día y jugaba de noche y cuando mis niños lo tomaban se erizaba. ningún brillo
ResponderExcluir