30 de maio de 2013

Inspirações Tilda: Cupcake angels / Tilda Inspirations: Cupcake angels

Elas são gordinhas, tem carinha sapeca, uma graça! Meu marido e meu enteado olharam, se olharam, olharam para mim e disseram: "É, é meio diferente..." Eu caí na risada, homens não entendem dessas coisas mesmo! Mas eu amei essas fofuchas.
Será que vocês vão gostar? São inspirações do livro Tilda's Studio, um dos mais bonitos da Tone, na minha opinião.
Fiz duas, roxinha e rosinha. Os cabelinhos foram feitos com lã, usando dois fios.
 Duas gorduchinhas muito charmosas em seus vestidinhos de feltro com babadinhos
 Na roxinha errei a posição dos olhinhos e ficaram afastados demais... Mas acertei na rosinha!

E esse cupcake lindo foi presente da querida Sonia Faria 
 As duas e o bolinho agora estão decorando a sala. Reparem na toalhinha sob o cupcake! Linda, né?Obrigada, Sonia!
Beijinhos, bom feriado!
Ju

29 de maio de 2013

Roupinha para os pets / Clothing for pets

Olá, gente amiga
Passando rapidinho para compartilhar com vocês uma fofurice que encontrei na Internet.
Estava em busca de ideias e moldes para confeccionar as roupinhas para os meus pets e me apaixonei por este modelito (e também pelo cachorrinho, coisinha mais linda!). Gente, que fofa esta capinha!
Quem tem pets em casa e mora em regiões onde faz frio no inverno sabe que eles precisam ficar bem quentinhos, principalmente aqueles que tem pelo baixo. Os meus tem roupinhas, mas já estão velhas. E este ano, novidade: até os que não gostavam estão usando! Estão ficando mais velhos e também porque aqui já está bem friozinho e só estamos no final de maio...
Como eu sei que algumas de vocês tem pets em casa, quis compartilhar. Vocês verão que o modelito é super quente, até demais para alguns locais do Brasil, mas é só adaptar!
Os moldes e o PAP estão aqui: Makezine
A imagem que coloquei no post é do blog indicado.
Beijinhos e uma ótima tarde a todas.
Ju

23 de maio de 2013

Um pedacinho de Holambra / A bit of Holambra

Holambra é conhecida como "cidade das flores" e também como "um pedacinho da Holanda no Brasil".
Cidade das flores porque é responsável por grande parte da produção de flores no Brasil e um pedacinho da Holanda porque foi fundada na década de 1940 por holandeses que buscavam novas oportunidades de vida e de trabalho após a devastação provocada pela Segunda Guerra Mundial.
O nome Holambra é a junção das palavras Holanda - América - Brasil. Muito criativo!
A cidade é pequena, encantadora e a presença holandesa pode ser vista em todos os lugares e de diferentes maneiras: através das famílias dos antigos fundadores, descendentes, arquitetura, gastronomia, atividade econômica, souvenirs e eventos culturais.
Não nasci aqui, mas resido desde dezembro de 2009 e foi paixão à primeira vista. Gosto de lugares pequenos, pacatos, onde as pessoas se reconhecem nas ruas, onde a criminalidade é quase inexistente, sem falar em outras vantagens.
Holambra tem vários locais muito agradáveis de se ver e de se estar. Um deles mostro hoje para vocês, um lugar que gosto particularmente: o lago Vitória Régia, localizado muito próximo ao centro da cidade e que serve de moldura à praça que leva o mesmo nome. 
Mas o melhor mesmo é ver! 

À direita ficam belas casas que desfrutam de uma vista privilegiada, que é o próprio lago e seus habitantes. Tranquilo e bastante arborizado, é um ótimo local para caminhadas, passeios de bicicleta, piqueniques, leitura, namorico, bate-papo, cochilo após o almoço para quem trabalha no centro...
Neste ângulo, as casas ficam posicionadas à esquerda. Há vários bancos como este que aparece na foto. Um convite à contemplação, meditação e leitura
 À noite o local é iluminado por estas charmosas luminárias
Residências que ficam na outra margem do lago. Alguns dos habitantes ilustres: capivaras. São muitas famílias com seus filhotes. Vivem aqui tranquilamente.
 Saem para passear e pastar, sem que ninguém as perturbe.
E ficam também do outro lado, onde moram os gansos. Ao fundo se vê parte das instalações que são utilizadas durante a Expoflora, a grande feira de plantas e flores que acontece anualmente, há mais de 30 anos. Aquelas construções coloridas são típicas da arquitetura holandesa. A grande avenida que fica à esquerda da imagem chama-se Maurício de Nassau, holandês que fundou e governou a cidade de Olinda durante a ocupação holandesa no Brasil, no século XVI.
Na cerca, outro habitante deste local.
Aves e pássaros adoram circular por aqui em busca de alimentos.

E o lago tem habitantes muito especiais, além das capivaras e dos gansos: cisnes negros.  Ao fundo se pode ver as famílias de gansos e patos, junto com as capivaras.
São lindos! Mas ultimamente não os tenho visto...


Então, gostaram do passeio?
E aqui em casa, a safra de abacates continua fazendo a alegria de muitos animaizinhos. Aqui um sabiá aproveita tudo que cai ao chão!
Todos os dias, enquanto houver abacate disponível, este canto do jardim fica repleto de pássaros. À noite, quem vem são os gambás e outros bichinhos. É tão bom ver isso!

Amigas, obrigada pelo carinho e desejo a todas um feliz restinho de quinta-feira.
Beijinhos
Ju

21 de maio de 2013

Flor-de-Maio, cupcakes e pets / May Flower, cupcakes and pets

Amo flores, amo cachorros e bichos em geral, amo doces e amo compartilhar! Então, trago tudo isso para vocês hoje!
Começo com as flores...
Não bastam as que estão espalhadas pelo jardim, no solo, no alambrado, nas árvores, ainda tem aquelas que ficam em vasos na estufa, carinhosamente tratadas pelo Seu Oscar, nosso querido jardineiro. Outro dia, indo até a estufa, vi que dois vasos de Flor-de-Maio estavam repletos de botões e decidi trazê-los para a varanda. Para quê florescerem sozinhos lá, longe dos nossos olhos?!

Cheias de botões cor-de-rosa
E salmão   
 Que ficam assim
E assim...
 Desse jeito...
 E mais lindo ainda...
Para saber mais sobre essas flores maravilhosas, clique aqui
Mudando de assunto, na sexta-feira chegaram meus materiais para fazer cupcakes! Então, claro que já fui à procura de receitas e tal. Estreei nesse mundo alegre e delicioso dos bolinhos ingleses! Poderia jurar que eram norte-americanos, mas não, são da terra da Elizabeth II. O nome original é Fairy Cakes, ou bolos de fadas. Mudou o nome nos EUA, devido às receitas originais serem medidas em xícaras (cup).
Apesar de nenhuma prática no processo, consegui fazer uns bolinhos bonitinhos...
Não podia faltar confeitos...
O mais bonito ficou assim...
Usei como cobertura aquele chantili de caixinha que se deixa no congelador por 40 minutinhos antes de levar à batedeira com 3 colheres de sopa de açúcar, adicionadas uma a uma. Delicioso, prático e fácil!
Encontrei uma receita ótima para a massa básica dos cupcakes, rende 24 bolinhos, é fofíssima e deliciosa. Aqui 
O que acharam da minha estreia?
E para finalizar, outra das minhas paixões: pets
Aqui, a mais velha e o mais novo, olhando na mesma direção (certamente um pássaro atraiu os olhares deles) e quase na mesma posição. Laila e Bob! Amo!
Agradeço às novas seguidoras por me fazerem companhia neste cantinho, as visitinhas e os recadinhos carinhosos de todas vocês. Muito, muito obrigada!
Desejo a todas uma ótima noite e uma feliz quarta-feira.
Beijinhos
Ju




19 de maio de 2013

Aprendendo patchwork com Ana Cosentino / Learning patchwork with Ana Cosentino

Ana Cosentino é uma das experts em patchwork no Brasil e seu ateliê fica na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Ela produz trabalhos lindos e assim como a Tia Lili, é uma artesã generosa que nos ensina muito.
Tenho arquivados vários vídeos dela e hoje compartilho com vocês três deles, que considero essenciais para quem está interessada em aprender a técnica patchwork. O pouquinho que sei aprendo dessa forma: através de vídeos!
Como os materiais básicos do patchwork são tecidos, cortadores e réguas, os vídeos que compartilho hoje tratam desses assuntos. Não consegui inserir o vídeo, então só coloquei o link.
Espero que gostem das aulas e se animem a aventurar-se nesse universo mágico do patchwork!
Meninas, fiquei muito feliz que tenham gostado da Tilda cor-de-rosa! Muito obrigada pelos recadinhos carinhosos no post. Retribuirei cada um!
Beijinhos, um feliz final de domingo e uma ótima semana!

Ju
SOBRE PREPARAR, PASSAR E CORTAR TECIDOS
SOBRE OS CORTADORES
SOBRE AS RÉGUAS PARA PATCHWORK


17 de maio de 2013

Eu não sei bordar / I do not know embroidery

Eu não sei bordar... Fico admirada comigo mesma por ter conseguido aprender várias coisas em se tratando de artes manuais desde que decidi me aventurar nesse universo, mas bordado, ai, difícil!
Acho lindo, admiro várias pessoas que postam seus bordadinhos maravilhosos nos blogs, fico namorando, louca de vontade de saber bordar!
Mas, qual nada!
Ontem encontrei uma vídeo aula sobre pontos de bordado e fiquei fascinada. Arquivei o vídeo para quando tiver um tempinho, talvez quem sabe?
Guardei o vídeo no meu baú, mas pensam que iria deixar vocês de lado? Nã, nã, ni, na, não!
E aqui está, para as aprendizes de plantão, curiosas e que queiram aprender com a Valéria Soares, artesã e professora de bordado.
O vídeo tem mais de 20 minutos, o câmera não é lá muito sensível com as imagens, mas dá para aprender vários pontos e o truque de uma rosa enrolada, feita com fita, que é encantadora!
Boa aula!!

Beijinhos
Ju

16 de maio de 2013

Rose, uma Tilda cor-de-rosa / Rose, a Tilda pink

"Cor-de-rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas pela cor rosa, geralmente, são também atribuídas às mulheres.
Existem muitas tonalidades de rosa quando se mistura a cor branca ao magenta ou vermelho. Aos tons de rosa claro são atribuídas conotações ligadas ao amor e ao romantismo. Os tons de rosa escuro estão associados à sensualidade e à sedução feminina.
O rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro.
A cor-de-rosa representa a fantasia, o encantamento e o mundo mágico vivido pelas princesas nos contos infantis. É a cor preferida das meninas e adolescentes, expressando meiguice, doçura e inocência.
No sentido figurado, significa feliz, próspero ou alegre".
Você gosta de cor-de-rosa? Eu sou apaixonada por esta cor, especialmente nas tonalidades mais clarinhas.
Gosto tanto que não hesitei em produzir a Rose, uma Tilda cor-de-rosa, presentinho para a noiva do meu enteado, uma futura advogada que parece uma menininha, de tão delicada que é a Thaísa em porte e modo de ser e de se vestir. E ela ama cor-de-rosa!
Vejam, é mais uma versão da Anjo do jardim (sem asas) - eu não disse que iria fazer mais de uma dessas?
Sentadinha no beiral da janela, ao lado do seu regadorzinho cheio de rosinhas
 
Olhem só que simpatia, com uma rosinha vermelha no cabelito, feito com linha de bordar
 
 Seu vestido tem botões em tons rosados em toda a volta 
 E nos pezinhos, sandálias feitas com duplo feltro costurados com ponto caseado
Aqui ela está no quarto do meu enteado, esperando a Thaísa chegar (aliás, já chegou, ontem à noite)
É uma cor doce, romântica, feminina. Linda!
Amei a Rose, que vai morar na Bahia...
Digam, digam se gostaram!
Beijinhos
Ju




Imagens cor-de-rosa: Google




15 de maio de 2013

Uma ideia para aquecer / An idea to heat

Minhas professoras de patchwork são virtuais. O Brasil tem excelentes profissionais nesta área e além de competentes e criativas são pessoas generosas que compartilham na Internet seu conhecimento, nos ensinando técnicas, dicas, truques e segredinhos preciosos.
Uma das profissionais que mais admiro é a Eliana Zerbinati, que gosta de ser chamada por Tia Lili
Acompanho todos os vídeos que ela posta no You Tube e hoje quero compartilhar com vocês uma vídeo-aula em que ela ensina a fazer uma manta em patchwork usando flanela e empregando a técnica ragquilt. Eu gosto muito de flanela por ser macia, leve e muito quentinha, bem apropriada para os dias frios que vem por aí, pelo menos para quem mora no Sul e no Sudeste do Brasil.
As flanelas que ela utiliza são importadas, mas claro que é possível usar as nacionais, não é mesmo? Eu já estou programando arriscar fazer esta manta deliciosa para assistir TV nas noites frias e tomando chocolate quente!
Quem gosta de patchwork vai curtir este vídeo e outros da Tia Lili que são encontrados no You Tube. 

Beijinhos
Ju



14 de maio de 2013

Inspirações Tilda: Violeta/ Tilda Inspirations: Violet

Definitivamente, costurar me faz bem. Assim como fazer découpage, pintar um vaso, criar um quadrinho, ensaiar um bordado por mais simples e ingênuo que seja... Fico me perguntando como pude deixar passar tantos anos sem dar asas a essa vocação. Afinal de contas cresci vendo minha mãe costurar e tricotar; minha irmã costurar e crochetear... Mas não: eu quis seguir carreira acadêmica, fiz faculdade, mestrado, dei aulas, escrevi artigos. Sinceramente admito: teria sido muito mais feliz e realizada se tivesse dedicado todos esses anos às artes manuais! Talvez pudesse até viver disso, teria um ateliê profissional.
Quando estou envolvida com minhas linhas, agulhas, tecidos, tintas, papéis, abstraio completamente. O pensamento ganha leveza, as ideias fluem e nem que seja por algumas horas, os problemas são espantados e as preocupações do dia a dia simplesmente somem. Acho que é por isso que as pessoas dizem que se dedicar às artes manuais se torna um vício e uma terapia. Acredito.
Vocês experimentam as mesmas sensações? O que significa para vocês, amigas, dedicar um tempinho da vida à essas coisinhas tão fofas?
Sem falar na satisfação que dá quando concluo alguma peça! Eu fico olhando, procurando os defeitos para não repetir erros depois, me espanto comigo mesma: como você conseguiu fazer isso?? E a profusão de novas ideias que vão surgindo e acumulando no baú, para quando for possível por em prática? E a vontade de criar, criar, criar e o desejo de que o dia tenha mais do que 24 horas?
Sinceramente? Invejo quem possa dedicar a maior parte do seu tempo às artes, à criação, à imaginação...
Mas, voltando à Terra e à realidade, vou fazendo o que posso e hoje trago mais uma inspiração Tilda para compartilhar.
Inspirada na personagem Anjo do Jardim, da revista "Tilda ideias para o verão", produzi a Violeta. Minha bonequinha não tem asinhas de anjo como a original. Anjos são seres sagrados, não é mesmo? Já coloquei asinhas em algumas Tildas, mas não mais... São apenas bonequinhas de pano...
Querem ver como ficou? 
Dei a ela o nome Violeta, uma das flores que mais gosto e também por causa das cores dos tecidos: ton sur ton lilás. O de poá é na verdade com fundo roxo (parece azul marinho, mas não é!), mas harmoniza muito bem.
Quero fazer várias dessas, apenas variando os tecidos e detalhes, pois achei uma das mais bonitas personagens da Tone Finnanger.
Uma rosinha de tecido comprada no armarinho ficou mais bonita que a flor de papel sugerida na revista...
Diferente da original, Violeta carrega um buquê de rosas...
Como prendi esse buquê? Fiz uma alcinha com linha de bordar por trás da mãozinha dela, bem discreto, e encaixei os cabinhos das flores. Simples assim.
Esse floral com poá é lindo, vamos combinar!
E tem seu baldezinho lilás repleto de rosas...
Encontrei aqui em Holambra, numa das floriculturas, por R$ 2,50
Arranjei o cabelinho em forma de coque, usando linha de bordado...

E a sandalinha ficou muito fofa com esse botão em forma de flor coberto com uma pérola rosada

Eu gostei. E vocês?
Aproveito este encontro para agradecer os recadinhos carinhosos, os desejos de melhora (estou melhorando, graças!) e a companhia das novas seguidoras.
Estou colocando as visitas em dia, só peço mais um pouquinho de paciência, viu?
Desejo a todas um feliz final de terça-feira
Beijinhos
Ju

13 de maio de 2013

Mãe de pets também é mãe, oras! / Mother of pets is also a mother!

Lutando bravamente para me livrar de uma forte gripe que me acometeu desde sexta-feira, desde ontem estou fazendo minhas visitas para tentar me por em dia com vocês queridas que por aqui passam e deixam seus recadinhos carinhosos. Muito obrigada!
Vocês sabem que não tenho filhos. Mas este fato não me priva de ganhar mimos no Dia das Mães, oras. E ganhei porque nossos cinco pets são nossos cinco "filhos" de patas, acreditem! Amo cachorros desde que me entendo por gente, e minha mãe ficava maluca toda vez que eu aparecia em casa com algum abandonado que encontrava. Sempre fui assim e se fosse rica teria uma instituição para acolher animais abandonados nas ruas, uma realidade que me dói fundo e me faz crer cada vez menos no ser humano.
Os pets que ainda estão conosco foram abandonados um dia, mas Deus os colocou no nosso caminho e agora estão a salvo e felizes! Lili, a minha peludinha, nos deixou ano passado repentinamente e Tsunami não recolhemos das ruas: ganhei de uma amiga, mas também já se foi, em 2011...
Bem, meu marido e meu enteado me surpreenderam no Dia das Mães com essas gracinhas feitas por eles:
Uma camiseta estampada com uma das fotos mais lindas da Lili, minha peludinha, minha sombra aonde quer que eu fosse, cuja ausência me dói profundamente...
Uma caneca linda, com a mesma estampa da camiseta...


E outra caneca, com uma estampa em homenagem às minhas costurinhas!
Fofo, né gente?
Eu amei!
Desejo a todas uma feliz semana.
Beijinhos
Ju

8 de maio de 2013

Découpage com adesivo em porcelana / Decoupage adhesive porcelain

Encontrei na Internet um vídeo sobre découpage com adesivos em porcelanas. Fácil, simples e o resultado é surpreendente. Quem gosta de découpage vai amar essa dica e por isso quero compartilhar!
Vale a pena assistir (são menos de 5 minutinhos de vídeo) e conhecer as dicas da artesã Viviane Mazzi. É uma ótima forma de personalizar peças de porcelana branca e compor conjuntos exclusivos para nossa casa e também para presentear.
Espero que gostem!
Beijinhos
Ju

7 de maio de 2013

Para o Dia das Mães / For Mother's Day

No próximo domingo comemora-se o Dia das Mães. Claro que todos sabemos que dia de mãe é todo dia, mas também sabemos que essas datas comemorativas são criadas para que pelo menos num dia em particular as atenções se voltem ao máximo para o foco da comemoração.
Minha mãe mora em Porto Alegre, no extremo-sul do Brasil e eu a vejo muito menos do que deveria e gostaria. Assim como minha sogra, minha segunda mãe, que mora no extremo-sul da Bahia. As duas senhorinhas já ultrapassaram a casa dos 80 anos de vida e felizmente, com a graça de Deus, ambas estão bem de saúde.
Então, acabo de postar nos Correios lembrancinhas que fiz para essas duas queridas, responsáveis por nossa presença no mundo e que tudo fizeram e fazem para que sejamos pessoas de bem e para o bem.
Escolhi fazer duas carteiras de tecido que há tempos estão nos meus planos de costura. Até agora, só fiz bolsas. Encontrei o passo a passo num site chinês, indicado pela Regina, da Criar com tecidos
Aliás, o site da Regina é maravilhoso para que ama costurar. Encontra-se de tudo e sempre coisas lindas, criativas, na grande maioria com passo a passo. Recomendo. Para o PAP das carteiras que fiz e também para conhecer o site, é só clicar no link acima.
Fazer a primeira foi mais difícil, pois o PAP não é tão detalhado assim... Mas a segunda, gente, nem acredito: fiz vapt, vupt!
Vamos às fotos?  
Usei tecidos florais e lisos 100% algodão, manta acrílica, rendas e botõezinhos simples de pressão. Ainda quero comprar daqueles modernos, que tem aplicador e tudo, sabem?
 Essa floral em tons de azul e branco é para minha mãe, a D. Conceição. Ela é torcedora do Grêmio, por isso escolhi estas cores...
Coloquei renda também na parte interna, sob a aba
No interior, espaço para o dinheirinho e nichos para cartões. Usei um poá com fundo azul marinho para constrastar. O tecido do forro é um liso com efeito linho

 Essa é para minha sogrinha, a D. Adelina, que gosta de ser chamada por Adi
Ela gosta de lilás, então escolhi esse floral em ton sur ton lilás
Também tem renda na parte interna
O tecido do forro é da mesma linha da outra carteira, porém lilás
Divisórias para cartões e espaço para o dindim!
Como eu não tinha um poá com fundo lilás, usei o mesmo tecido estampado principal para os nichos dos cartões
A renda e os botões em formato coração que decoram as carteiras não fazem parte do projeto original, mas eu decidi colocar para dar um acabamento mais delicado e bem feminino
Para acompanhar as lembrancinhas fiz essa foto com o maridão e os pets. Falta um aí, o Fly, que se escondeu atrás de mim!
Estou ansiosa para saber se as nossas senhorinhas vão gostar dos mimos!
Amigas queridas, muito obrigada pelos recadinhos carinhosos deixados aqui e quero dar as boas vindas às novas seguidoras, Olívia, Thais e Shyrmena. Muito obrigada por me fazer companhia aqui neste cantinho!

Beijinhos carinhosos
Ju