Trouxe para vocês hoje algo que considero muito especial e raro. Fiz um diário para contar esta história e acho que vocês irão gostar!
28 de maio de 2012 - A descoberta do ninho
Na manhã desse dia ao entrar na lavanderia percebi um ninho sendo construído na ponta da corda do varal, mas não sabia a que pássaro pertencia. Não tinha reparado antes, pois não utilizo mais estes varais da lavanderia. A partir daí, ficamos observando e descobrimos que pertencia a um Beija-flor!
A futura mamãe vinha diariamente, várias vezes, carregando no bico os materiais para o seu ninho: pedacinhos de plantas, paina e outros.
Isto é algo raro, pois os pássaros não costumam fazer ninhos muito próximos de pessoas...
Ficamos muito felizes e decidimos registrar o máximo possível.
Logo já estava assim...
O ninho já está bem adiantado e a mamãe Beija-flor é incansável e solitária: sozinha ela cuida de tudo, ao contrário da Lavadeirinha, um passarinho que tem a ajuda do "marido" para fazer o ninho e cuidar dos filhotes! Isso durou um bom tempo e em
06 de julho de 2012 - 38 dias depois...
A mamãe Beija-flor já está cuidando dos seus ovinhos! São dois, segundo uma pesquisa que fiz sobre os Beija-flores. Não é linda ela?
27 de julho de 2012 - Dois meses depois de encontrar o ninho...
Os filhotinhos nascem entre 17 a 20 dias depois que a mamãe põem os ovinhos. Ficamos vários dias observando apenas o vai e vem da mamãe, que saía para se alimentar e logo voltava para o ninho. Mas, nesse dia, conseguimos ver o biquinho de um deles.E ficou a pergunta: só nasceu um?! Que nada, logo conseguimos ver o outro!!
30 de julho de 2012 - Eles estão lindos!
Confiante, ele espicha o bico e deu para ver um pouquinho mais!
Mas não parou por aí. Nesse dia tivemos sorte. Olhem só o que deu para ver!
E no mesmo dia ainda vimos mais:
E mais! O irmãozinho menor, que quase não aparecia!
02 de agosto de 2012 - O ninho ficou vazio...
Gente, na manhã de ontem foi um alvoroço na lavanderia: mamãe Beija-flor entrava e saía com os filhotes! Eram os primeiros vôos. Saíam pela janela, voavam com a mãe em círculos, pousavam lá e cá. Retornavam, até que não voltaram mais e ficaram com a mamãe explorando o jardim.
Felicidade pura, não só por ela ter escolhido ter seus filhotes tão próximos de nós, mas por terem nascido saudáveis e completado o ciclo.
A cada momento em que a mamãe vinha alimentá-los ela emitia ruídos, como que para avisar sua chegada. Então, espiando silenciosamente pelo canto da porta e sem poder fotografar, podíamos vê-la oferecendo o alimento e eles, com os biquinhos alongados abertos e ávidos por recebê-lo.
Finalmente, vê-los sair voando felizes e livres encheu o coração e a alma com mais alegria.
O jardim ganhou dois novos lindos Beija-flores!
Agora é esperar a próxima mamãe!
Desejo a todas um excelente final de semana.
Beijos
Ju