No post anterior mencionei um desafio a que me propus no final de semana e mostrei os tecidinhos que utilizaria. O tal desafio era confeccionar uma bolsa em patchwork. Encontro várias muito lindas pela Net e fico namorando e com muita vontade de fazer. Resolvi tentar seguindo as instruções que você encontra Aqui
Queria mesmo só entender a montagem da estrutura básica e fiz minhas adaptações. Na condição de iniciante, tais adaptações não levaram em conta alguns detalhes essenciais e por isso cometi alguns deslizes que não comprometeram a estrutura, apenas a decoração externa. Mas vou mostrar nas fotos e vocês entenderão melhor.
Eis a minha primeira bolsa em patchwork, bem simples e despretensiosa, que chamei de "Bolsa Love"! É descontraída, até parece uma sacolinha. Ótima para o dia a dia. No bolso da frente cabem o celular e uma agenda pequena, que ficam bem à mão na hora em que se precisa.
O fechamento é para ser com botão de imã, mas não encontrei aqui na cidade e então improvisei com dois botões e cordão encerado!
Detalhe do botãozinho interno que cobre a costura do botão externo. O forro todo em poá.
Fotografei as principais etapas.
Aqui estão os dois blocos que formam a bolsa. As tiras foram aplicadas invertidas. A foto saiu errada, mas depois de costuradas as duas partes, o tecido de bolinhas encontra com o estampado. Este bolso é uma das minhas adaptações. No PAP original são 3 bolsinhos que ficam bem em baixo. Optei por um só bolso pois queria utilizar bem a estampa desse tecidinho que achei muito fofo. Os corações aplicados também foram adaptações. Mas... os dois da parte de baixo sumiram, pois a marinheira de primeira viagem aqui não se deu conta que isso iria acontecer quando a bolsa fosse costurada (risos)!
Por falar em apliquèe, amigas, meu ponto caseado é horrível! Ainda não consegui acertar...
Este é o avesso das duas partes. Cada bloco é costurado sobre a manta acrílica.
Unindo as partes com alfinete, direito com direito, preparando para a costura.
Depois de costurada, dobrei a ponta, marquei 8 cm e risquei com lápis. É esse procedimento que dá a forma às laterais da bolsa.
Depois de costurar, recorta-se o excesso e ela fica assim...
Marcando a posição das alças
Preparando as alças, com 1 tira de cada tecido sobre a manta acrílica, direito com direito
Aqui as alças, costuradas, desviradas e passadas a ferro. Aliás, um dos segredos do bom patchwork é o passar a ferro. A cada etapa concluída, passa-se o ferro para ficar tubo bem assentado e no devido lugar.
As alças com o bordado à máquina, idêntico ao das bordas da bolsa.
Prendendo as alças com alfinetes nos locais definidos antes.
Agora é a vez do forro, que tem as mesmas medidas dos blocos. Costura-se e faz-se o mesmo procedimento de recorte das pontas. É preciso deixar 10 cm do fundo aberto, para poder desvirar a bolsa depois.
A bolsa é encaixada dentro do lado direito do forro. Posicione tudo muito bem, alinhando costura com costura e alfinete. Aqui não aparece, mas rebati a costura do forro pelo lado direito para reforçar. Em seguida, toda a borda é costurada.
Desvirando a bolsa pelo fundo do forro que ficou aberto
Fazendo o acabamento em toda a volta da bolsa, com o mesmo bordadinho
Costurando o fundo que ficou aberto. Aqui vai uma dica que aprendi: costure o fundo todo e depois descosture só a parte que ficará aberta para desvirar. Isso facilita, pois ficam as marcas da costura e você não erra no alinhamento!
E aqui está a Bolsa Love, quase pronta! Viram como os corações aplicados na parte debaixo sumiram?
Pois é... (risos) Este botão branco decidi remover, pois achei que ficou muito grande.
Por enquanto não coloquei nada no lugar. Ainda estou pensando. Alguém me dá uma sugestão?
Bem, espero que tenham gostado.
Desejo a todas uma ótima semana!
Beijos
Ju