30 de novembro de 2012

Decoração natalina Tilda / Tilda Christmas Decoration

Gente, me rendi à Tone Finnanger... Realmente essa designer norueguesa é irresistível. Há tempos venho acompanhando as criações dela em vários sites do Brasil e do mundo. A mais conhecida criação e que deu nome à marca é a bonequinha caracterizada pela linhas longilígenas, bochechas rosadas e ausência de boquinha. A famosa doll Tilda. Quem já não ouviu falar?
Enfim...
Decidi comprar alguns livros para ver mais de perto. Um deles é esse:
Há em diversos idiomas - menos em português - , e eu escolhi o espanhol, por ser mais acessível. Tem vários projetos de decoração natalina, muito graciosos, incluindo as Tildas bonequinhas. Tudo com molde em tamanho original, o que é ótimo. Um dos projetos que mais gostei é esse...
Lindas, não? Então me animei. Não tenho os tecidos próprios - aliás, é possível comprar aqui no Brasil em alguns poucos lugares, mas o preço é salgado! Então usei os que tenho em casa e já fiz três. Vejam:
Entre uma costura e outra fiz essas coisinhas tão bonitinhas para incrementar a decoração do Natal! Mais alguns já estão alinhavados e depois mostro!
Semana que vem tem mais!
Beijos e um ótimo fim de semana para todos.
Ju

Jogo americano para o Natal - Parte 3: colocando o viés

No post anterior eu compartilhei os materiais, algumas dicas e o link onde encontrei o PAP para colocação do viés. Segui as orientações à risca e consegui fazer.

Vou repetir o link aqui da Rènatá:


Vamos às imagens da minha aventura com o tal do viés!

Você vai colocar o viés a partir do avesso da peça, como na imagem. A borda do viés encontra com a borda da peça. A margem de costura é de mais ou menos 1cm 
 A costura vai quase até o final, deixando uma margem sem costurar na mesma largura da margem de costura, como mostra a imagem. Então, é hora de levantar o tecido do viés...
Prender com alfinete e voltar por cima, cuidando para que tudo fique bem alinhado...
Seguir a costura do mesmo jeito e proceder assim até o final, nos quatro lados...
Depois, virar a peça para o lado direito, trazendo o viés. É aqui que começa a parte mais chata, pois você tem que acertar o tecido direitinho, assegurando a mesma largura nos quatro lados da peça. Vai dobrando e alfinetando. A ideia é não apenas fazer o cantinho, mas ocultar a primeira costura, indicada pelas setas.
Quando se desvira o viés para o lado direito, já se percebe como será simples fazer tudo, embora seja chatinho. É só ir dobrando e prendendo. Eu não usei costura reta, pois não acho a minha muito boa e iria ficar tortinho! Preferi um pontinho de bordado, o mesmo que usei em todo o trabalho:
Apesar de ter ficado legal, acho que a segunda peça ficará melhor
Espero ter ajudado, mas lembro que os créditos não são meus, e sim da Rènatá! É, escreve assim mesmo!
Beijos e um ótimo fim de semana.
Ju


29 de novembro de 2012

Jogo americano de Natal - Parte 2: materiais e dicas

Obrigada a todas pelas visitinhas e comentários carinhosos, que só me estimulam e incentivam a continuar com esse cantinho! Fiquei muito feliz que tenham gostado do meu primeiro jogo americano!
Aliás, hoje nem toquei na segunda peça. Fiz outras coisas para não enjoar dele e que depois mostrarei. Mas como prometi, compartilho os materiais que utilizei e o link que ensina a colocar o viés.
Começando pelo link. Encontrei o PAP aqui:


Vale a pena conferir!

Vamos aos materiais.
Para uma peça do jogo americano, você vai precisar de:
- 1 retângulo medindo 35x21
- 2 faixas medindo 35x6
- 2 faixas medindo 21x6
- 4 quadrados medindo 6x6
- 1 retângulo de tecido liso para o fundo, com a medida do topo do trabalho depois de costurado;
- 1 retângulo de Forrobel (um tipo de manta acrílica densa e estruturada, ótima para esse tipo de trabalho), na medida do topo depois de costurado.
- 1 faixa para o viés, usando um dos tecidos escolhidos, no comprimento suficiente para fazer todo o contorno do topo depois de costurado, tendo 6cm de largura. Eu cortei a faixa, dividi ao meio no sentido longitudinal, passei a ferro, depois fiz mais duas dobras em direção ao centro. Como na imagem abaixo:
Gente, não sou nenhuma expert no assunto! Não passo de uma aprendiz que ainda tem muito a aprender, mas me atrevo a compartilhar algumas dicas que me ajudaram muito:
- Margem de costura: usei 0,5 cm;
- Passe muito bem os tecidos antes e depois de cada etapa de costura;
- Alfinete ou alinhave muito bem antes de costurar e quiltar com a manta, pois ocorrem deslizamentos indesejáveis que fazem aparecer rugas. Há uma cola spray especial para prender os tecidos, mas eu ainda não usei. Se costurar em velocidade alta para prender a manta, também vai enrugar. Depois que me aconteceu isso, eu passei a usar velocidade baixa a moderada.
- Primeiro costure as faixas maiores no retângulo, do jeito que mostra a imagem: direito com direito, depois vire e passe bem a ferro, sempre levando a costura para o lado do tecido mais escuro.
Depois, fixe as faixas menores nas laterais:
Repare que os quadradinhos foram costurados nas pontas da faixa menor... Para costurar os quadradinhos, é direito com direito, depois vira e passa bem a ferro.
Pronta, a peça mede 45x31. Depois que fizer os outros, mostrarei a foto com o prato e os talheres para se ter  ideia melhor, mas acomoda tudo muito bem. 
Bem, aí estão as dicas! Façam jogos americanos para o Natal e eu quero ver depois!!

Beijos e uma ótima sexta-feira para todos!
Ju




28 de novembro de 2012

Jogo americano em patchwork para a ceia de Natal... / Patchwor in support for Christmas dinner...

Outro dia mencionei aqui que meu próximo projeto para o Natal seria um jogo americano...
Bem, comecei e terminei o primeiro de uma série de oito! É um desafio, por mais de uma razão: primeiro porque não gosto de produzir peças iguais - mas neste caso não tem jeito!; segundo, nunca fiz jogo americano, muito menos usando a técnica patchwork; terceiro, pretendia aplicar viés!! E aí piorou, pois o que mais encontro na Internet são comentários do quanto é difícil colocar viés... Até que encontrei um tutorial muito bom, que facilita um bocado, mas continua sendo chatinho o tal do viés! Para mim foi a parte mais difícil do trabalho...
Passa das dez, finalizei o primeiro da série e quero logo compartilhar, pois está sendo uma façanha!!  :)
No próximo post coloco a relação de materiais e as medidas que utilizei, tá bom?
Vamos lá...

Estes são os tecidos principais lavados, mas ainda não passados! Faltou na foto a manta que usei (Forrobel) e o tecido do fundo
As partes recortadas e o gabarito do projeto
Montagem das tiras laterais
Montagem da parte maior
Aplicando as faixas laterais ao corpo maior do topo
Todas as partes do topo unidas
Tecido do fundo. Escolhi um que combinasse com o fundo do tecido estampado claro...
Fundo, manta e topo
Tudo bem alfinetado, pois durante o quilting há deslizamentos indesejáveis!!
Usei este pontinho de bordado, que parece uma ondinha, para quiltar apenas nas costuras, prendendo os tecidos à manta e decorando a peça
Fiz o viés com o próprio tecido. Optei por um viés mais largo, para ficar proporcional ao desenho do topo
Saindo do forno- ops! da máquina!
Prometo que faço uma foto melhor quando todos estiverem prontos!!
A parte de trás ficou assim...
O cantinho do viés...
O cantinho na parte de trás...
Detalhe da costura do viés...
E os próximos à minha espera!! Ai, haja paciência com peças iguais!!
No próximo post sobre o jogo americano darei a dica do viés e outros detalhes...
Espero que gostem!

Beijos
Ju



















24 de novembro de 2012

Mais botinhas do Noel / More Little Boots Noel

Gente, já agradeci no blog de cada uma que passou nesse cantinho e deixou sua dica para o problema da postagem de fotos, mas também quero deixar aqui o agradecimento por terem ajudado! Muito obrigada!
 As dicas foram ótimas e aprendi mais um pouquinho sobre esse universo da blogosfera. Baixei um programa para formatar as fotos, indicado pela CamomilaRosa.

Na verdade, eu sempre postei as fotos como saem da máquina e são muito grandes. Só temos 1GB de espaço gratuito no Picasa e num GB só cabem 1024 MB. Se as imagens tiverem, em média, 3MB, o Picasa irá suportar apenas 341 imagens! É claro que não é 100% assim, pois os tamanhos variam e nem só as nossas imagens vão para lá, mas também as que capturamos na Internet, sempre bem menores. Enfim...

Confesso que estou tentada a comprar mais espaço, pois 15GB, por exemplo, custam menos de U$ 3/mês e é bem mais prático do que ter que perder tempo formatando fotos antes de postar. Convenhamos que o nosso tempo já é escasso para blogar (pelo menos o meu é!!), imagine tendo que preparar tudo antes! Sem falar que ainda tem o trabalho com o Photoscape, para emoldurar e colocar legenda... Mas por enquanto vou fazer o caminho mais longo...

Enquanto isso, quero mostrar mais duas botinhas do Noel, agora penduradas nas maçanetas. Terminei todas (são 7) e já estão nos seus devidos lugares aqui em casa! Como eu não gosto de fazer peças repetidas, procurei variar na cor da linha, no botãozinho aplicado, enfim...

Na porta principal da casa... (Pendurei na parte interna somente)
Costurei com linha de bordar dourada e bordei umas estrelinhas estilizadas - se é que dá para chamar de estrelinha  :)
Na porta interna da cozinha...
Usei linhas de bordar branca e vermelha, além de fazer uns pontinhos no calcanhar e na ponta da botinha...
O próximo projeto é um jogo americano para a mesa de Natal... Em breve mostrarei!
Beijo e um ótimo fim de semana para todas!


22 de novembro de 2012

Não consigo postar!





Gente, não estou conseguindo postar fotos no blog. Aparece uma mensagem dizendo que já usei toda minha cota! Alguém aí já passou por isso e sabe me dizer o que fazer?

Beijo
Ju



21 de novembro de 2012

Os peixes, o Martim-pescador e o Beija-flor / Pisces, angler Martin and the hummingbird


Nossas tilápias

Quem passa por aqui sabe que temos um laguinho com peixes aqui em casa. São tilápias de vários tipos, além de outras espécies que apareceram. Temos uma teoria sobre isso: só podem ter sido os pássaros os responsáveis, pois são peixes completamente diferentes: bem pequenos, tipo os de aquário, pretos com a cabeça vermelha. Lindos. Eles se escondem bastante, ainda não pude tirar fotos boas deles...
Há também uns bem escuros, muito bonitos.

Dizem que ter peixes em casa é muito bom, pois além da água que os mantém, seu movimento constante ajuda na renovação das energias do ambiente. Então, viva!

Mas agora tem aparecido uma figurinha muito linda, alada e.... terrorista! Tanto que o apelidamos de Bin Laden. Trata-se do Martim-Pescador, um pássaro belíssimo que se alimenta de quê? Peixes!

E como nosso laguinho tem águas claras e pouca vegetação no seu interior, ele encontrou o lugar ideal para suas refeições diárias... E já se foram vários peixes, até que conseguimos reduzir muito a festa dele. Meu marido colocou um super abrigo dentro do lago e os peixes menores se escondem todos lá! O Martim-pescador não deve ter gostado muito, é claro!

A água da chuva fica por cima de vez em quando. Os pequetitos se escondem aí em baixo!

Vejam como é lindo nosso "Bin Laden"
Quando chega logo se fica sabendo, pois ele se anuncia. Vem gritando forte. E para quê? Aterrorizar os bichinhos do lago, que ouvem os gritos e ficam aturdidos. É tudo o que ele quer! Os peixes ficavam de um lado para o outro e era aí que ele então mergulhava e pronto: levava mais um. Agora, com o abrigo grande, os peixes se escondem e ele não consegue levar mais nenhum!
Ele era tão cara-de-pau no início, que nem com meu marido aspirando o lago ele se acanhava: mergulhava diante dele e levava peixe. 
Por um lado foi bom colocar o abrigo, mas por outro, não veremos o Martim-pescador com tanta frequência.
Sabemos que são as Leis da Natureza, mas também não podemos facilitar tanto a vida dos predadores, até porque há outros lagos na cidade, oras!

Outra criaturinha alada que nos fascina e nos visita com frequência é essa belezinha ai, que finalmente conseguimos fotografar se alimentando do néctar que colocamos toda semana...
É maravilhoso!!

Este aí aproveitou o descuido de um outro Beija-flor que se apropriou da árvore e vigia o bebedouro. Ele é bem pequeno e verde metálico. Quando algum outro pássaro se aproxima trata de espantar logo, como se dissesse: "Essas flores são só minhas!"

Quero aproveitar para falar de um sorteio de gostosuras que a querida Andreza está promovendo e não dá para perder!

Visitem o blog e vejam os detalhes:

http://www.tudojuntoeseparado.com/2012/11/participem-do-1-sorteio-do-blog.html

Gente, espero que tenham gostado e desejo a todos um ótimo dia.
Beijos
Ju




19 de novembro de 2012

Como é bom voltar para casa! /It's good to go home!

Olá!
É bom demais estar em casa novamente... Sair às vezes é ótimo, mas melhor do que isso é o retorno ao nosso canto...
Esta figurinha é o Bob, que levamos junto pois não teve jeito...
Aqui já estávamos na estrada e ele acomodado no banco de trás do carro. Empurrou a almofada e a coberta para ficar só no assento!
E logo adormeceu...
Comportou-se muito bem para uma viagem tão longa. É claro que alternava entre o banco da frente e o de trás! Sem falar nas paradas de 2 em 2 horas para o famoso xixi...
Mas ganhou muitos passeios na Praia da Costa, onde mora meu enteado...
E como bom "cidadão", cruzava pela faixa de segurança na volta para o apartamento!

Foi uma viagem cansativa até o Espírito Santo. Meu marido tem uma filha que mora em Colatina e um filho que mora em Vila Velha. São 12 horas de carro de Holambra até Vila Velha, onde todos se encontraram, para facilitar a vida!.
Foi ótimo estar com eles, matar a saudade, colocar a conversa em dia e entregar os mimos do Bernardo à futura mamãe, minha enteada Priscila. Ela é uma moça linda, alegre e cheia de energia. Casou-se em 2010 e agora espera o primeiro filho, que nascerá no final de dezembro ou início de janeiro.
Esses são os mimos que fiz para ela... Me apaixonei por esse tecido com tema infantil que encontrei na  panoxadrez, aliás o liso é um algodão cru excelente, também é da mesma loja
Uma manta e uma bolsa-maternidade
A manta tem oito ursinhos aplicados num dos lados, feitos com feltro
O outro lado só tem os quadrados ao mesmo estilo
São dois bolsos laterais para colocar mamadeiras e dois bolsos grandes, um na frente e outro atrás...
O bolso de trás tem botõezinhos coloridos...
Fiz losangos e bordei nas costuras...
O fundo externo é assim...
Também escolhi esse kit em MDF para o quartinho do bebê, que é branco com detalhes em azul e caramelo. Escolhi essas cores para colorir o kit, que ficou assim...

E felizmente a mamãe gostou!

Vila Velha tem muitos atrativos, mas gosto de um em particular. É o Convento de Nossa Senhora da Penha, uma bela construção com mais de 450 anos, encrustada num penhasco a 154 m de altura. Das suas janelas se avista a baía de Vitória e se tem uma bela vista panorâmica de Vila Velha.

Adoro admirá-lo à noite, todo iluminado, da varandinha do apartamento do Renato, meu enteado...

Na volta para casa, um belo presente...
Mais do que obra da Natureza, o arco-íris é um símbolo sagrado. Celebrou a aliança entre Deus e Noé ao fim do dilúvio. 
Missão cumprida, agora é voltar às atividades!
Beijos e uma ótima semana para todos!
Ju