16 de agosto de 2012

Caixote de frutas e enfeite de porta/Box of fruit and garnish port


Outro dia mostrei a vocês um caixote que encontrei no supermercado, cujo destino seria o lixo. Hoje mostro o que fiz com ele: transformei num objeto rústico de decoração... Escolhi este tom alaranjado, que gosto bastante pela luminosidade e alegria que dá à peça.
Com tecidinho florido fiz a decoração aplicando corações no fundo da caixa e as bordas...
Nas laterais, borboletas em feltro...

Detalhe da borboleta... Os efeitos fiz com tinta preta, aplicada com biquinho dosador.
Três corações...
Detalhe da borda...
Decorei um vidro com fitinha e um coraçãozinho em feltro. Virou vasinho de flor! A cor não poderia combinar mais e esta flor é maravilhosa! Se alguém souber o nome, me diga...
E continuando a série de enfeites para a porta, finalizei mais um. Este está na porta principal da casa...
Tem fundo em cor contrastante...
Com coração aplicado...
A alcinha é bicolor e um botão em formato de coração finaliza a peça.
Gostaram?
Bem, nesse meio tempo ganhei outro caixote no mercado e já vou preparar alguma coisa com ele!
Por hoje é isso, gente. Até...
Desejo a todas uma ótima tarde.
Beijos
Ju








12 de agosto de 2012

Mimo, enfeite de porta e outras coisinhas.../Gift, garnish port and other things...

Olá, meninas
Marido chegou de viagem na sexta-feira, estou muito mais feliz agora e hoje quero compartilhar algumas coisinhas...
Começo com o mimo que minha sogrinha querida fez para mim. Vejam só que fofo este cachecol:
Minha sogra, D. Adi, é uma das pessoas mais doces que conheço. Profissional atuante na área de Educação, aposentou-se há alguns anos e agora dedica-se à família. Fiquei muito feliz com este lindo mimo!
Quanto às artes, comecei a fazer uma série de enfeites para as portas aqui de casa. Escolhi o feltro, algumas imagens e me atrevi a bordar! É, sou corajosa, mesmo. Vejam e opinem!!
Este foi o primeiro... Essa porta dá acesso à área íntima da casa.
 O segundo. Este decora a porta interna da cozinha...
Esta semana termino os outros (espero!)... As imagens peguei na Internet, nos álbuns públicos do Picasa. Infelizmente não tenho o endereço da maioria...

Vocês conhecem paina? Parece um algodãozinho, gente. Aqui no jardim tem uma paineira. Vejam só:
Não parece algodão? Ano passado o jardim ficou repleto dela caída no chão, mas eu ainda não fazia nenhuma arte com recheio, então nem liguei. Este ano, deu pouco, mas recolhi alguma coisa. No jardim fica assim
E consegui encher uma sacolinha de supermercado...
Vou aproveitar para rechear alguma coisa!
Quem aproveita muito bem a paina é essa mocinha aí, a chamada "Lavadeirinha".
Ela é uma graça. Junto com o marido, constroem o ninho e desta vez escolheram este cactus gigante que temos aqui. Vejam só:
E por falar em jardim, vejam que belezinhas estão dando colorido a este inverno:
Azaléias brancas...
 Cor-de-rosa...
 Falsa Íris decorando o lago. São muitas. Pena que só dura 24 horas! Temos recantos aqui repleto delas e quando abrem todas juntas, é um espetáculo de encher os olhos.
 Este lindo Pingo de Ouro...
 Esta belezinha cheia de botões!
E esta flor de cactus maravilhosa, que fica ao lado do outro, onde está o ninho da Lavadeirinha
Para a semana, terei novidades. E entre o que vem por aí, vou dar uma amostra...
Este criado-mudo estilo provençal, que comprei ano passado (acreditem), comecei a decorar e não finalizei. Retomei o projeto e está quase pronto.
E numa das minhas idas ao supermercado, encontrei esse caixote que ia para o lixo... Há muitas possibilidades!
Então, aguardem!
Desejo a todas uma excelente semana, abençoada, feliz e repleta de inspiração para quem faz artes!
Beijos da
Ju

7 de agosto de 2012

Corações e borboletas: almofadas em patchwork/Hearts and Butterflies: patchwork pillow


Comecei a fazer essas almofadas dias antes da Lili nos deixar. Que coisa, isso. Tudo estava bem. Era o que pensávamos. Relutava em terminar, não tinha vontade de fazer nada e ao mesmo tempo precisava distrair meus pensamentos. Decidi finalizá-las e aos poucos fui fazendo. Retomava, parava, chorava e assim seguia.
Depois de terminar, também relutei em publicar, pois nem conseguia chegar perto do computador, a não ser para as obrigações de trabalho, das quais não podia fugir.
Enquanto faço este post Lili não me sai do pensamento. Aliás, nunca sairá. 
Toda semana renovo suas flores e "converso" com ela enquanto faço isso. Sei que ela não me escuta, mas me sinto bem fazendo isso. De acordo com as Escrituras Sagradas, Lili está adormecida até que Deus a chame de volta à vida. Acredito nos ensinamentos do Criador e a ressurreição é um deles. Isso me conforta.
Foram feitas com a técnica nine patch, uma das mais utilizadas no patchwork, que consiste em formar blocos a partir de 9 quadrados. Dá para fazer muitas combinações interessantes.
A de cor vinho, fiz de modo tradicional: nine patch somente no bloco frontal, com aplicações de corações e borboletas. Atrás, um bloco simples, cujos detalhes ficam nas bordas. Mas aqui também tem manta acrílica.
A de cor laranja eu fiz com dois blocos iguais, ambos recheados com manta acrílica, pois queria uma almofada beeemmm fofa e desse modo consegui o efeito que desejava: ficou uma delicia.
Nas duas fiz quilt reto, utilizando um dos pontos que a própria máquina de costura oferece. O quilt livre ainda é um mundo inexplorado por mim, mas um dia chego lá! Minha Brother tem o calçador próprio para isso, mas ainda não me atrevi a tentar...
Para quem ainda não conhece, o quilt nada mais é do que unir duas partes de tecido a uma manta acrílica (sanduíche) e o efeito é acolchoado. Quanto mais espessa for a manta, mais bonito é o efeito do quilt.
Ainda preciso aprender muito, mas estou gostando bastante desse universo do patchwork. 
Espero que vocês gostem.
Desejo a todas uma ótima quarta-feira.
Beijo
Ju







6 de agosto de 2012

Pássaros na lareira e vaso azul: as artes do final de semana / Birds in the fireplace and blue vase: the arts of the weekend

Boa tarde,
Neste final de semana me dediquei a fazer passarinhos, pois queria retomar um projeto que tinha em mente há tempos...
Não sei se vocês lembram do ninho do Bico-de-Lacre que encontrei meses atrás e também daquela palha da palmeira que colhi no jardim. Pois é. Juntei o ninho, a palha, acrescentei alguns passarinhos que costurei e fiz algo inusitada para decorar a lareira.

Moldes, tecidinhos e mãos à obra...
Olha o ninho do Bico-de-Lacre sobre a ponta da palha...

Os pássaros vão surgindo...
no entremeio dos galhinhos...
Tem até em estilo patchwork...
E aqui está, inteira, decorando a lareira...

Este passarinho é um pouquinho chato para costurar. Quando a gente junta as duas partes, parece que não vai dar certo! Mas dá, sim. E ele é assim mesmo: não tem as asas. Quem quiser fazer, encontra o molde nesse link: http://artesanatofofo.blogspot.com.br/2008/11/mbile-de-passarinhos-de-pano.html
Vou colocar mais alguns, que ainda estou finalizando.
Para fechar o final de semana, dei vida a outro vaso. Queria que combinasse com a cor do piso do meu banheiro, que é azul country mesclado com branco.
O vaso estava assim:
E ficou desse jeitinho. Não podia faltar a palha da costa para dar o toque final...
Gosto muito deste tom de azul.
Espero que gostem das artes!
Desejo a todas uma excelente semana, abençoada e cheia de coisinhas boas.
Beijos
Ju


3 de agosto de 2012

Diário de dois Beija-flores / Daily two Hummingbirds

Trouxe para vocês hoje algo que considero muito especial e raro. Fiz um diário para contar esta história e acho que vocês irão gostar!

28 de maio de 2012 - A descoberta do ninho
Na manhã desse dia ao entrar na lavanderia percebi um ninho sendo construído na ponta da corda do varal, mas não sabia a que pássaro pertencia. Não tinha reparado antes, pois não utilizo mais estes varais da lavanderia. A partir daí, ficamos observando e descobrimos que pertencia a um Beija-flor!
A futura mamãe vinha diariamente, várias vezes, carregando no bico os materiais para o seu ninho: pedacinhos de plantas, paina e outros.
Isto é algo raro, pois os pássaros não costumam fazer ninhos muito próximos de pessoas...
Ficamos muito felizes e decidimos registrar o máximo possível.

Logo já estava assim...
O ninho já está bem adiantado e a mamãe Beija-flor é incansável e solitária: sozinha ela cuida de tudo, ao contrário da Lavadeirinha, um passarinho que tem a ajuda do "marido" para fazer o ninho e cuidar dos filhotes! Isso durou um bom tempo e em

06 de julho de 2012 - 38 dias depois...
A mamãe Beija-flor já está cuidando dos seus ovinhos! São dois, segundo uma pesquisa que fiz sobre os Beija-flores. Não é linda ela?

27 de julho de 2012 - Dois meses depois de encontrar o ninho...
Os filhotinhos nascem entre 17 a 20 dias depois que a mamãe põem os ovinhos. Ficamos vários dias observando apenas o vai e vem da mamãe, que saía para se alimentar e logo voltava para o ninho. Mas, nesse dia, conseguimos ver o biquinho de um deles.E ficou a pergunta: só nasceu um?! Que nada, logo conseguimos ver o outro!!
30 de julho de 2012 - Eles estão lindos!
Confiante, ele espicha o bico e deu para ver um pouquinho mais!
Mas não parou por aí. Nesse dia tivemos sorte. Olhem só o que deu para ver!
E no mesmo dia ainda vimos mais:
E mais! O irmãozinho menor, que quase não aparecia!
02 de agosto de 2012 - O ninho ficou vazio...
Gente, na manhã de ontem foi um alvoroço na lavanderia: mamãe Beija-flor entrava e saía com os filhotes! Eram os primeiros vôos. Saíam pela janela, voavam com a mãe em círculos, pousavam lá e cá. Retornavam, até que não voltaram mais e ficaram com a mamãe explorando o jardim.
Felicidade pura, não só por ela ter escolhido ter seus filhotes tão próximos de nós, mas por terem nascido saudáveis e completado o ciclo.
A cada momento em que a mamãe vinha alimentá-los ela emitia ruídos, como que para avisar sua chegada. Então, espiando silenciosamente pelo canto da porta e sem poder fotografar, podíamos vê-la oferecendo o alimento e eles, com os biquinhos alongados abertos e ávidos por recebê-lo.
Finalmente, vê-los sair voando felizes e livres encheu o coração e a alma com mais alegria.
O jardim ganhou dois novos lindos Beija-flores!
Agora é esperar a próxima mamãe!

Desejo a todas um excelente final de semana.
Beijos
Ju